Liturgia Diária – 1ª Semana do Advento, Terça-feira (29/11/2022)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 1ª Semana do Advento, Terça-feira, 29 de novembro de 2022.

Leia aqui diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Comentada do Evangelho. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Isaías 11, 1-10

Leitura do livro do profeta Isaías:

Naquele dia, 1nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor. 2Sobre ele repousará o Espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; 3no temor do Senhor encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer, 4mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios. 5Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade. 6O lobo e o cordeiro viverão juntos, e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos, e até mesmo uma criança poderá tangê-los. 7A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o leão comerá palha como o boi; 8a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente. 9Não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar. 10Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada.

Leia mais:  Liturgia Diária – 11ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (17/06/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 71 (72)

Nos seus dias, a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

– Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.

– Nos seus dias, a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!

– Libertará o indigente que suplica e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.

– Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10, 21-24

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Eis que virá o nosso Deus com poder e majestade. E ele há de iluminar os olhos dos seus servos;

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo e não puderam ouvir”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 11º Domingo do Tempo Comum (16/06/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

O que os discípulos viram que tornou seus olhos “abençoados”? Claramente, eles foram abençoados por ver nosso Senhor. Jesus era Aquele prometido pelos profetas e reis da antiguidade, e agora Ele estava lá, em carne e osso, presente para que os discípulos O vissem. Embora não tenhamos o privilégio de “ver” nosso Senhor da mesma forma que os discípulos fizeram há cerca de 2.000 anos, temos o privilégio de vê-lo de inúmeras outras maneiras em nossa vida diária, se apenas tivermos “olhos que veem”. e ouvidos para ouvir.

Desde a época do aparecimento de Jesus na Terra, em carne, muita coisa mudou. Os apóstolos foram finalmente cheios do Espírito Santo e enviados em uma missão para mudar o mundo. A Igreja foi estabelecida, os Sacramentos foram instituídos, a autoridade de ensino de Cristo foi exercida e inúmeros santos deram testemunho da Verdade com suas vidas. Os últimos 2.000 anos foram anos em que Cristo se manifestou continuamente ao mundo de inúmeras maneiras.

Hoje, Cristo ainda está presente e continua diante de nós. Se tivermos os olhos e os ouvidos da fé, não sentiremos falta Dele dia após dia. Veremos e compreenderemos as inúmeras maneiras como Ele fala conosco, nos conduz e nos orienta hoje. O primeiro passo para este dom de visão e audição é o seu desejo. Você deseja a Verdade? Você deseja ver a Cristo? Ou você está satisfeito com as muitas confusões da vida que procuram distraí-lo do que é mais real e mais transformador?

Leia mais:  Liturgia Diária – 10ª Semana do Tempo Comum, Sábado (15/06/2024)

Reflita, hoje, sobre o seu desejo. Os profetas e reis da antiguidade “desejavam” ver o Messias. Temos o privilégio de tê-lo vivo em nossa presença hoje, falando conosco e nos chamando continuamente. Cultive dentro de si o desejo de nosso Senhor. Permita que se torne uma chama ardente que anseia por consumir tudo o que é verdadeiro e bom. Deseje Deus. Deseje Sua Verdade. Deseje Sua mão orientadora em sua vida e permita que Ele o abençoe além do que você pode imaginar.

Oração do Dia

Meu divino Senhor, sei que hoje estás vivo, falando comigo, chamando-me e revelando-me a Tua gloriosa presença. Ajuda-me a desejar-Te e, dentro desse desejo, voltar-me para Ti de todo o coração. Eu te amo, meu Senhor. Ajuda-me a amar-te mais. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, o padre ou celebrante faz, por livre interpretação, a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal que descreve a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *