Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (20/05)

Salmo do Dia

Liturgia Diária da 5ª Semana da Páscoa, sexta-feira, 20 de maio de 2022.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Primeira Leitura, Salmo do Dia e Evangelho. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Atos 15,22-31)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

15 22 Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos com toda a comunidade escolher homens dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé: Judas, que tinha o sobrenome de Barsabás, e Silas, homens notáveis entre os irmãos.

23 Por seu intermédio enviaram a seguinte carta: “Os apóstolos e os anciãos aos irmãos de origem pagã, em Antioquia, na Síria e Cilícia, saúde!

24 Temos ouvido que alguns dentre nós vos têm perturbado com palavras, transtornando os vossos espíritos, sem lhes termos dado semelhante incumbência.

25 Assim nós nos reunimos e decidimos escolher delegados e enviá-los a vós, com os nossos amados Barnabé e Paulo,

26 homens que têm exposto suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

27 Enviamos, portanto, Judas e Silas que de viva voz vos exporão as mesmas coisas.

28 Com efeito, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor outro peso além do seguinte indispensável:

29 que vos abstenhais das carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da impureza. Dessas coisas fareis bem de vos guardar conscienciosamente. Adeus!”

30 Tendo-se despedido, a delegação dirigiu-se a Antioquia. Ali reuniram a assembleia e entregaram a carta.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Terça-feira (23/04/2024)

31 À sua leitura, todos se alegraram com o estímulo que ela trazia.

Palavra do Senhor.

Salmo

Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.

– Meu coração está pronto, meu Deus, está pronto o meu coração! Vou cantar e tocar para vós: desperta, minha alma, desperta! Despertem a harpa e a lira, e irei acordar a aurora!

– Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, dar-vos graças por entre as nações! Vosso amor é mais alto que os céus, mais que as nuvens a vossa verdade! Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, vossa glória refulja na terra!

Evangelho do Dia

Evangelho (João 15,12-17)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou (Jo 15,15)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

15 12 Disse Jesus: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.

13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.

14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando.

15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.

16 Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (25/04/2024)

17 O que vos mando é que vos ameis uns aos outros”.

Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

As crianças adoram jogar. Quando um jogo é organizado entre duas equipes, as crianças geralmente fazem fila e esperam ser escolhidas. Cada criança espera ser escolhida primeiro. É afirmar ser desejado pela equipe. Quando uma criança é escolhida por último, isso pode ser difícil e doloroso.

Isso revela o desejo dentro de cada um de nós de pertencer e ser desejado. A boa notícia é que Deus escolhe cada um de nós. Ele nos quer como membros de Sua família e quer que pertençamos a Ele. Isso é essencial para entender e, quando é entendido, é muito afirmativo.

É uma boa prática espiritual refletir regularmente sobre o fato de que Deus nos escolheu antes mesmo de nascermos. Ele nos conhecia desde toda a eternidade e colocou Seus olhos sobre nós, desejando nos trazer para o Seu redil. Precisamos entender isso, aceitar e acreditar. Nós pertencemos.

Deus não apenas nos escolhe para pertencer a Ele, Ele também nos escolhe para Sua missão. Ele quer nos usar para ir e dar frutos para o Seu Reino. Ele quer nos usar para um propósito sagrado e um chamado divino. Ser um membro de Sua “equipe” significa que nossas vidas têm propósito e significado. Não importa quão “desqualificados” possamos às vezes nos sentir para fazer a diferença, devemos lembrar que Deus não nos vê dessa maneira. Em vez disso, Ele vê o potencial infinito dentro de cada um de nós e escolhe usar esse potencial para a edificação do Seu Reino.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

Reflita, neste dia, em duas frases curtas: “Eu te escolhi” e “Vá e dê frutos”. Aceitar seu chamado de Deus mudará sua vida e também mudará a vida daqueles a quem você é chamado a servir.

Oração do Dia

Meu Senhor acolhedor, eu sei que Tu me escolheste. Eu aceito Seu chamado em minha vida. Aceito o fato de que Tu me designaste para cumprir Sua missão de uma maneira única e gloriosa. Ajude-me a dizer continuamente “Sim” ao Seu chamado. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *