Liturgia Diária – 12ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (29/06/2023)
Liturgia Diária de Quinta-feira, 29 de junho de 2023.
Leia aqui diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Comentada do Evangelho. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Gn 16,6b-12.15-16)
Leitura do Livro do Gênesis.
Naqueles dias, 6bSarai maltratou tanto Agar que ela fugiu. 7Um anjo do Senhor, encontrando-a junto à fonte do deserto, no caminho de Sur, disse-lhe: 8“Agar, escrava de Sarai, de onde vens e para onde vais?” Ela respondeu: “Estou fugindo de Sarai, minha senhora”. 9E o anjo do Senhor lhe disse: “Volta para a tua senhora e sê submissa a ela”. 10E acrescentou: “Multiplicarei a tua descendência de tal forma, que não se poderá contar”. 11Disse, ainda, o anjo do Senhor: “Olha, estás grávida, e darás à luz um filho e o chamarás Ismael, porque o Senhor te ouviu na tua aflição. 12Ele será indomável como um jumento selvagem, sua mão se levantará contra todos, e a mão de todos contra ele. E ele viverá separado de todos os seus irmãos”.
15Agar deu à luz o filho de Abrão; e ele pôs o nome de Ismael ao filho que Agar lhe deu. 16Abrão tinha oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 105 (106)
– Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.
– Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia! Quem contará os grandes feitos do Senhor? Quem cantará todo o louvor que ele merece?
– Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo tempo! Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais ao vosso povo!
– Visitai-me com a vossa salvação, para que eu veja o bem-estar do vosso povo, e exulte na alegria dos eleitos, e me glorie com os que são vossa herança.
Evangelho do Dia
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7, 21-29
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Quem me ama realmente guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23);
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21″Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’ entrará no reino dos céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?’ 23Então eu lhes direi publicamente: jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!” 28Quando Jesus acabou de dizer essas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.
– Palavra da Salvação
– Glória a Vós, Senhor
Reflexão da Liturgia Diária
Os santos Pedro e Paulo são frequentemente referidos como dois dos grandes “Pilares da Igreja”. Cada um deles desempenhou um papel incrivelmente essencial no estabelecimento da Igreja primitiva. E embora cada um de seus papéis fosse essencial e fundamental, seus papéis eram tão diferentes quanto eram diferentes como pessoas.
Pedro era um homem de família, um pescador local, sem instrução e bastante comum. Pelo que sabemos sobre ele antes de ser chamado por Jesus, não havia nada que o qualificasse de maneira única para se tornar um dos pilares da nova Igreja a ser estabelecida pelo Filho de Deus. Jesus simplesmente o chamou, e ele respondeu. Jesus entrou no barco de Pedro, ordenou-lhe que lançasse as redes e produziu uma grande quantidade de peixes. Quando Pedro viu este milagre, ele caiu aos pés de Jesus e reconheceu que ele era “um homem pecador” que não era digno de estar na presença de Jesus (Veja Lucas 5:8). Mas Jesus informou a Pedro que dali em diante ele estaria pescando homens. Pedro imediatamente deixou tudo para trás e seguiu Jesus.
Paulo descreve a si mesmo como “um judeu, nascido em Tarso, na Cilícia, mas criado nesta cidade aos pés de Gamali-el, educado de acordo com a estrita maneira da lei de nossos pais, sendo zeloso de Deus como todos vocês são hoje” (Atos 22:3). Paulo foi bem educado na mais estrita interpretação da lei judaica, entendia de filosofia e era bastante zeloso quando jovem. Lembre-se, também, que antes de se converter ao cristianismo, ele “perseguia violentamente a igreja de Deus e procurava destruí-la” (Gálatas 1:13). De muitas maneiras, Paulo teria sido visto como a pessoa mais improvável de ser escolhida para ser um pilar da Igreja, porque ele se opôs tão vigorosamente a princípio. Ele até apoiou a morte de Santo Estêvão, o primeiro mártir cristão.
Embora cada um desses homens fosse considerado por muitos como improváveis fundadores da Igreja Cristã, foi exatamente isso que eles se tornaram. Paulo, após sua conversão, viajou por toda parte para pregar o Evangelho, fundando várias novas Igrejas em toda a Ásia Menor e Europa. Por fim, ele foi preso em Jerusalém, levado a Roma para julgamento e decapitado. Mais da metade dos livros do Novo Testamento são atribuídos a Paulo e metade dos Atos dos Apóstolos detalham as viagens missionárias de Paulo. Paulo é especialmente conhecido por sua atividade missionária aos gentios, aqueles que não eram judeus.
O papel de Pedro foi verdadeiramente único. Seu nome foi mudado de “Simão” para “Pedro” por Jesus. Lembre-se de Jesus dizendo: “E eu te digo, tu és Pedro (Petros), e sobre esta pedra (petra) edificarei a minha igreja… (Mateus 16:18). “Pedro” em grego é Petros, significando uma única pedra móvel. No entanto, a palavra grega petra significa uma rocha como uma formação sólida que é fixa, imóvel e duradoura. Portanto, Jesus escolheu fazer de Pedro, esta única pedra, um fundamento sólido de rocha imóvel sobre o qual a Igreja deveria ser construída.
Você também foi chamado por nosso Senhor para uma missão única dentro da Igreja que não foi confiada a outro. À sua maneira, Deus quer usar você para alcançar certas pessoas com o Evangelho, como fez com São Paulo. E como São Pedro, Deus quer continuar a estabelecer Sua Igreja sobre você e sua fé.
Reflita, hoje, sobre esses dois pilares sagrados e únicos de nossa Igreja. Ao fazer isso, pondere como Deus pode querer usá-lo para continuar sua missão neste mundo. Embora os santos Pedro e Paulo estejam entre os maiores e mais importantes cristãos em nosso mundo, sua missão deve continuar, e você está entre os instrumentos que Deus deseja usar. Comprometa-se com esta missão para que a pregação do Evangelho e o fundamento de nossa Igreja permaneçam fortes em nossos dias e épocas, assim como eram no passado.
Oração do Dia
São Pedro, você foi escolhido de maneira única para ser um fundamento de fé sobre o qual a Igreja foi estabelecida. São Paulo, você foi pregar esta fé por toda parte, estabelecendo muitas novas comunidades de fé. Por favor, use-me, querido Senhor, para continuar a missão de Sua Igreja para que a fé seja firmemente plantada nas mentes e corações de todo o Seu povo em todo o mundo. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Além da Liturgia Diária, o padre ou celebrante faz, por livre interpretação, a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura.
O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal que descreve a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários