Liturgia Diária – 11º Domingo do Tempo Comum (16/06/2024)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Domingo, 16 de junho de 2024.

Receba diariamente a Liturgia Diária Comentada dos Católicos em nosso portal. Acompanhe as Leituras de Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Ez 17,22-24)

Leitura da Profecia de Ezequiel

22 Assim diz o Senhor Deus: “Eu mesmo tirarei um galho da copa do cedro, do mais alto de seus ramos arrancarei um broto e o plantarei sobre um monte alto e elevado. 23 Vou plantá-lo sobre o alto monte de Israel. Ele produzirá folhagem, dará frutos e se tornará um cedro majestoso. Debaixo dele pousarão todos os pássaros, à sombra de sua ramagem as aves farão ninhos. 24 E todas as árvores do campo saberão que eu sou o Senhor, que abaixo a árvore alta e elevo a árvore baixa; faço secar a árvore verde e brotar a árvore seca. Eu, o Senhor, digo e faço”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 91 (92)

— Como é bom agradecermos ao Senhor.

— Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! Anunciar pela manhã vossa bondade, e o vosso amor fiel, a noite inteira.

— O justo crescerá como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano; na casa do Senhor estão plantados, nos átrios de meu Deus florescerão.

— Mesmo no tempo da velhice darão frutos, cheios de seiva e de folhas verdejantes; e dirão: “É justo mesmo o Senhor Deus: meu Rochedo, não existe nele o mal!”

2ª Leitura

Segunda Leitura (2Cor 5,6-10)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios

Irmãos: 6 Estamos sempre cheios de confiança e bem lembrados de que, enquanto moramos no corpo, somos peregrinos longe do Senhor; 7 pois caminhamos na fé e não na visão clara. 8 Mas estamos cheios de confiança e preferimos deixar a moradia do nosso corpo, para ir morar junto do Senhor. 9 Por isso, também nos empenhamos em ser agradáveis a ele, quer estejamos no corpo, quer já tenhamos deixado essa morada. 10 Aliás, todos nós temos de comparecer às claras perante o tribunal de Cristo, para cada um receber a devida recompensa — prêmio ou castigo — do que tiver feito ao longo de sua vida corporal.

Leia mais:  Liturgia Diária – São Francisco de Assis, religioso – Memória, Sexta-feira (04/10/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 4,26-34)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Semente é de Deus a Palavra, o Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou. (Cf. Lc 8,11)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26 Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27 Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28 A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29 Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.

30 E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31 O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32 Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.

33 Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34 E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Os mistérios mais profundos da nossa fé só podem ser compreendidos por alguém que tenha uma fé profunda. A compreensão requer muito mais do que apenas um intelecto aguçado; requer também atenção interior e familiaridade com a voz de Deus. Por essa razão, ao falar às multidões, Jesus usou parábolas e figuras de linguagem em vez de falar diretamente sobre os mistérios do Céu.

Leia mais:  Liturgia Diária – 26ª Semana do Tempo Comum, Sábado (05/10/2024)

Por analogia, se você fosse a um banquete muito especial e tivesse papilas gustativas bem formadas, talvez gostasse de receber o melhor corte de carne cozido na perfeição com uma boa taça de vinho. Mas para uma criança pequena, tal refeição pode não ser tão atraente. O mesmo acontece com a música. Se você fosse um músico que estudou e tocou música ao longo da vida, talvez apreciasse mais certos tipos de música. Outros podem simplesmente ser atraídos por um determinado tipo de música pela batida ou porque tem uma letra cativante.

De forma semelhante, uma pessoa que tem apenas um pouco de fé pode não ser imediatamente atraída para as verdades místicas mais profundas de Deus quando elas são explicadas de forma direta e clara. Em vez disso, podem descobrir que uma mensagem simplificada do Evangelho que utiliza imagens ou histórias familiares é mais capaz de captar a sua atenção e comunicar a mensagem.

É bom que entendamos isso porque é bom que nos voltemos para o meio de comunicação com Deus mais adequado à nossa profundidade de fé e compreensão. Para a maioria das pessoas, será muito útil verem-se como uma daquelas pessoas na multidão a quem Jesus contou Suas parábolas. Devemos nos ver especialmente como parte da multidão ao iniciarmos nossa jornada de fé. Contudo, quando uma pessoa passa muito tempo em oração e meditação ao longo dos anos e a sua fé começa a aprofundar-se, ela pode descobrir que as parábolas e histórias não são tão inspiradoras como antes. Eles precisam de mais. Eles anseiam que Deus fale com eles de forma mais clara e profunda.

Na prática, à medida que a sua fé cresce, é bom procurar as formas mais profundas pelas quais Deus fala com você. Como Ele vem até você e explica Sua vontade e as verdades da fé de forma mais direta, como Jesus fez aos Apóstolos? Talvez a leitura da vida dos santos, do Catecismo da Igreja Católica ou de algum outro livro espiritual o envolva mais profundamente. Além disso, algumas passagens das Escrituras podem alimentá-lo mais à medida que você cresce na fé, como as passagens em que Jesus fala mais diretamente aos Seus discípulos.

Leia mais:  Liturgia Diária – Santos André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, Mateus Moreira e companheiros, mártires – Memória, Quinta-feira (03/10/2024)

Reflita hoje sobre como você é mais plenamente alimentado pela santa Palavra de Deus neste momento da sua vida. A melhor maneira de identificar isso é considerar o que tem lhe dado mais consolo e inspiração ultimamente. Como a Palavra de Deus ressoou poderosamente dentro de você durante o ano passado? Identificar a maneira como Deus tem falado com você recentemente é a melhor maneira de decidir como continuar recebendo Dele tudo o que Ele quer lhe ensinar e revelar neste momento de sua jornada de fé. Continue a buscar a voz de Deus e esteja aberto para permitir que Ele o atraia cada vez mais profundamente para as belas profundezas dos mistérios do Seu Reino.

Oração do Dia

Gloriosa Palavra de Deus, Você escolhe falar ao Seu povo de diversas maneiras. Para alguns, você fala através de parábolas e figuras de linguagem. Com os outros, você fala de forma mais direta e íntima, revelando as profundezas do seu coração. Por favor, fale comigo de maneiras que irão aprofundar minha fé para que eu possa continuar minha jornada nos muitos mistérios que Você deseja revelar. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A palavra “liturgia” já era comum nos tempos antigos, mas foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser usada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos a seguir.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é dividida em 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, podem haver duas ou mais Leituras também.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.