Liturgia Diária – 14ª Semana do Tempo Comum, Sábado (13/07/2024)

Reflexão do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 13 de julho de 2024.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Oração do dia e as Liturgias Diárias com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Is 6,1-8)

Leitura do Livro do Profeta Isaías

1 No ano da morte do rei Ozias, vi o Senhor sentado num trono de grande altura; o seu manto estendia-se pelo templo. 2 Havia Serafins de pé a seu lado; cada um tinha seis asas, duas cobriam-lhes o rosto, duas, os pés e, com duas, eles podiam voar. 3 Eles exclamavam uns para os outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está repleta de sua glória”. 4 Ao clamor dessas vozes, começaram a tremer as portas em seus gonzos e o templo encheu-se de fumaça. 5 Disse eu então: “Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos”. 6 Nisto, um dos serafins voou para mim, tendo na mão uma brasa, que retirara do altar com uma tenaz, 7 e tocou minha boca, dizendo: “Assim que isto tocou teus lábios, desapareceu tua culpa, e teu pecado está perdoado”. 8 Ouvi a voz do Senhor que dizia: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” Eu respondi: “Aqui estou! Envia-me”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 92 (93)

— Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e de esplendor!

— Vós firmastes o universo inabalável, vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis!

— Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 10,24-33)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Felizes sereis vós se fordes ultrajados, por causa de Jesus pois, repousa sobre vós, o Espírito de Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 30ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (01/11/2024)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24 “O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25 Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! 26 Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27 O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28 Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29 Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30 Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31 Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32 Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33 Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

O que é que nosso Senhor fala com você nas “trevas” e o que você “ouve sussurrado” por Ele? Esta é uma questão importante a considerar, uma vez que tudo o que é falado dessa forma deve ser falado “à luz” e proclamado “nos telhados”.

Lembre-se de que quando as pessoas se aproximavam de Jesus pela primeira vez, curiosas sobre Ele, Ele muitas vezes falava de forma velada, em figuras de linguagem e em parábolas. Este método de ensino é o primeiro passo na revelação contínua e aprofundada de Jesus para nós. Suas parábolas e diversas figuras de linguagem têm como objetivo atrair o ouvinte para que fique atento à mensagem mais profunda.

Leia mais:  Liturgia Diária – Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, Sábado (02/11/2024)

Lembre-se, também, de que Jesus disse aos Seus discípulos: “Eu lhes disse isso em figuras de linguagem. Está chegando a hora em que não falarei mais com vocês por figuras, mas lhes falarei claramente sobre o Pai” (João 16:25). De que maneira nosso Senhor fala com você?

À medida que crescemos na fé e nos tornamos cada vez mais familiarizados com o nosso Senhor, Ele começará a “levantar o véu”, por assim dizer, e começará a sussurrar-nos as Suas verdades mais profundas nas profundezas das nossas almas. Ele se comunicará conosco de maneiras que vão muito além da mensagem velada de Suas parábolas e figuras de linguagem e se comunicará conosco de maneiras que estão além das palavras.

A passagem evangélica acima, quando tomada por si só, parece indicar claramente que há muito que Deus quer nos dizer de forma clara. Mas Ele quer nos falar isso nas “escuridões” da nossa vida interior e com sussurros suaves que só podem ser ouvidos quando lhe damos toda a atenção. São João da Cruz, por exemplo, fala muito das “trevas da fé” pelas quais são recebidas as comunicações mais profundas de Nosso Senhor. Estas comunicações estão além de palavras, conceitos e imagens e só podem ser comunicadas de forma direta e espiritual através da oração infundida. A oração infundida não é algo que você possa realizar sozinho; é um dom pelo qual Deus continuamente o atrai mais profundamente, você responde e é chamado ainda mais profundamente, e continua a responder.

A passagem do Evangelho acima também indica claramente que Deus quer que compartilhemos esta fé puríssima com os outros. Para partilhá-lo na luz e proclamá-lo nos telhados. Isto é feito primeiro pelo testemunho das nossas vidas, permitindo que a graça transformadora de Deus brilhe através de nós de uma forma que só Ele pode fazer. Também é feito estando atento aos momentos em que Deus deseja usar você para compartilhar Suas verdades mais profundas e muitas vezes veladas com outras pessoas. Deus deve primeiro dizê-las a você e, então, seguindo a inspiração de Sua graça, Ele, às vezes, usará você para compartilhá-Lo com outros.

Leia mais:  Liturgia Diária – 30ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (31/10/2024)

Reflita hoje sobre esta dupla ação ordenada por nosso Senhor. Primeiro ouça-o. Ouça-O nas “trevas da fé”. Deixe que Ele o atraia para as convicções mais profundas e certas sobre Seu amor e misericórdia e sobre Seu próprio Ser. Então, ao saborear essas comunicações ocultas e sagradas de nosso Senhor, procure maneiras pelas quais Ele deseja falar aos outros através de você. Você não precisa iniciar esta proclamação, você só precisa responder quando Ele o direcionar. Ao construir um nível profundo de oração desta forma, você não apenas conhecerá nosso Senhor de maneiras que estão além das palavras, mas também saberá como e quando Ele deseja falar aos outros através de você.

Oração do Dia

Meu bom Jesus, você deseja falar comigo e com todos os seus filhos de maneiras profundas, profundas e além das palavras. Por favor, atraia-me mais profundamente nessas comunicações do Seu amor para que eu possa ver além do véu e conhecer Você como Você é. Por favor, use-me também, querido Senhor, para falar com os outros como quiser. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.