Liturgia Diária – 14ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (12/07/2024)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária de Sexta-feira, 12 de julho de 2024.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Confira as Leituras com a Reflexão do Evangelho de Hoje e Oração do dia. Acompanhe a Liturgia do dia no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Os 14,2-10)

Leitura da Profecia de Oséias

Assim fala o Senhor Deus: 2 “Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3 Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. 4 A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia’. 5 Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6 Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7 Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano. 8 Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9 Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10 Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 50 (51)

— Minha boca anunciará vosso louvor!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!

— Mas vós amais os corações que são sinceros, na intimidade me ensinais sabedoria. Aspergi-me e serei puro do pecado, e mais branco do que a neve ficarei.

— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

Leia mais:  Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (10/10/2024)

— Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 10,16-23)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Quando o paráclito vier, o Espírito da verdade, ele vos conduzirá a toda a verdade, lembrar-vos-á de tudo o que eu tenho falado.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16 “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17 Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18 Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19 Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20 Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21 O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22 Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23 Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Esta é uma lição fácil de entender, mas muito difícil de viver. Este ensinamento de Jesus surge no contexto em que Ele disse aos Seus Apóstolos que, à medida que saíssem para pregar o Evangelho do Reino, seriam entregues aos tribunais, açoitados nas sinagogas e conduzidos perante governadores e reis. Eles serão perseguidos em uma cidade após outra por compartilharem o Evangelho. Embora tal “conversa estimulante” possa não parecer tão encorajadora à primeira vista, a passagem do Evangelho citada acima deveria fornecer muito encorajamento. Isto é, encorajamento, se puderem seguir com fé o conselho de Jesus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (11/10/2024)

Quando somos condenados, julgados, incompreendidos e coisas do gênero, é muito comum começarmos imediatamente a montar nossa defesa em nossas mentes. Justificamos as nossas ações, estabelecemos um tribunal nas nossas mentes através do qual agimos como juiz e júri do outro, declarando-os culpados e aplicando-lhes punições. O pecado tradicionalmente referido como “amor próprio” é um pecado que decorre do orgulho e não é amor de forma alguma. Tenta-nos a defender-nos, usando a nossa própria sabedoria e conselhos humanos.

Se considerarmos cuidadosamente o ensinamento de Jesus acima, a maioria das pessoas perceberá que é um ensinamento muito difícil de abraçar. Essencialmente, quando você for condenado ou maltratado por outra pessoa, permaneça em silêncio em seu coração. Não pense imediatamente na ferida que eles infligiram. Não fique obcecado com a aparente injustiça. Não se preocupe nem fique ansioso com a perseguição percebida. Em vez disso, volte os seus olhos para Jesus, considere apenas a Sua Voz e a Sua Verdade. E em vez de olhar para a ferida que lhe foi infligida, olhe para a pessoa que a causou. E olhe para eles com amor. Eles não são o inimigo, são o campo de batalha da Verdade, e é sua missão ajudá-los a ouvir a verdade de Deus. Então, como você faz isso? A resposta de Jesus é direta. “Você receberá naquele momento o que deve dizer.” Além disso, Jesus deixa claro que deve ser o “Espírito de seu Pai” quem falará através de você em tal caso.

Viver tal ensinamento requer especialmente duas coisas: humildade e confiança. A humildade permitirá que a tentação do amor próprio (orgulho) seja posta de lado. Isto é essencial se você quiser ouvir a Voz de Deus falando com você e, em última análise, permitir que Ele fale através de você. Segundo, é essencial que você confie que o que Jesus diz é verdade. Você deve confiar que, se for humilde e aberto à Sua Voz, Ele lhe dará Suas palavras quando Ele quiser que elas sejam ditas. Isto é difícil, porque muitas vezes queremos dizer muito mais do que Deus decide dizer. Deus muitas vezes nos chama ao silêncio diante da injustiça. Um silêncio que também está impregnado de amor pelo perseguidor. Isto requer muita confiança na graça de Deus, o que resulta numa abundância de caridade da sua parte.

Leia mais:  Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (09/10/2024)

Reflita hoje sobre este ensinamento de nosso Senhor. Considere como você reage quando alguém o condena ou julga. Como você reage a tais perseguições? Comece com o silêncio, volte o olhar para o outro por amor a ele, e depois ouça e espere no Senhor. Espere até que Ele lhe dê as palavras para dizer. Fazer isso não é bom apenas para o perseguidor, mas também é excepcionalmente bom para sua própria alma e para a santidade de vida.

Oração do Dia

Meu paciente Senhor, Tu, que és o Salvador do mundo e o Deus de todos, deixaste-te ser falsamente acusado, julgado e condenado. Durante tudo isso, Tu permanecestes em silêncio e falou apenas quando o Pai falou através de Ti. Ajude-me a me libertar de todo orgulho, querido Senhor, para que eu fale apenas Suas santas palavras, pense apenas nos pensamentos inspirados por Ti e aja apenas de acordo com Seu santo mandamento de amor. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.