Liturgia Diária – 15ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (13/07/2022)
Liturgia Diária da 15ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira, 13 de julho de 2022.
Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Salmo do dia e as Liturgias Diárias com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Leitura (Isaías 10,5-7.13-16)
Leitura do livro do profeta Isaías.
10 5 “Ai da Assíria, vara de minha cólera e bastão que maneja o meu furor.
6 Eu o enviei contra uma nação ímpia, e o lancei contra o povo, o objeto de minha cólera, para que o entregasse à pilhagem e lhe levasse os despojos, e o calcasse aos pés como a lama das ruas.
7 Mas ele não entendeu dessa maneira, e este não foi o seu pensamento. Ele só pensa em destruir, em exterminar nações em massa.
13 Foi pela força de minha mão que eu agi, e pela minha destreza, porque sou hábil. Dilatei as fronteiras, saqueei os tesouros e lancei por terra aqueles que estavam no trono.
14 Minha mão tomou como um ninho a riqueza dos povos. Assim como se recolhem os ovos abandonados, eu reuni a terra inteira. Ninguém moveu a asa, nem abriu o bico, nem piou.
15 Acaso o machado se vangloria à custa do lenhador? Ou a serra se levanta contra o serrador? Como se a vara fizesse agitar aquele que a maneja, como se o bastão fizesse mover o braço!
16 Por isso o Senhor Deus dos exércitos fará enfraquecer seus robustos guerreiros, e debaixo de sua glória acender-se-á um fogo como o de um incêndio”.
Palavra do Senhor.
Salmo
Salmo Responsorial 93/94
O Senhor não rejeita o seu povo.
– Eis que oprimem, Senhor, vosso povo
e humilham a vossa herança;
estrangeiro e viúva trucidam,
e assassinam o pobre e o órfão!
– Eles dizem: “O Senhor não nos vê
e o Deus de Jacó não percebe!”
Entendei, ó estultos do povo;
insensatos, quando é que vereis?
– O que fez o ouvido não ouve?
Quem os olhos formou não verá?
Quem educa as nações não castiga?
Quem os homens ensina não sabe?
– O Senhor não rejeita o seu povo
e não pode esquecer sua herança:
voltarão a juízo as sentenças;
quem é reto andará na justiça.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mateus 11, 25-27)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
11 25 Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: “Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos.
26 Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado.
27 Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo”.
Palavra da Salvação.
Reflexão da Liturgia Diária
A vida é complicada. Ou é? Esta é uma boa pergunta. Às vezes as coisas podem parecer muito complicadas. Situações em que nos encontramos, relacionamentos com familiares e amigos, nosso futuro, nosso passado, etc., podem parecer onerosos e complicados às vezes. Mas a verdade é que não precisa ser. A verdade é que as respostas de Deus para as perguntas mais “complexas” da vida são muitas vezes simples o suficiente para uma criança entender.
Na passagem acima, Jesus afirma que o Pai revela Suas respostas e sabedoria para aqueles que são como crianças. Curiosamente, Ele também declara que o Pai “escondeu estas coisas aos sábios e entendidos”. Então, isso levanta a questão… é melhor ser “sábio e instruído” ou “infantil?” Obviamente, a resposta é que é melhor ser infantil.
Isso pode parecer confuso no início. Pode parecer estranho dizer que não é bom ser “sábio e instruído”. Mas o que isso significa é que não é bom ser uma pessoa que pensa que tem tudo planejado. Não é bom ser arrogante e sabe-tudo. Não é bom estar tão cheio de orgulho que achamos que temos todas as respostas.
O ideal é ter certas características de uma criança. Em particular, é bom ser aberto, curioso e disposto a aprender. É bom olhar para a vida da maneira mais simples e se ater ao básico. Claro, é bom crescer em sabedoria e conhecimento das coisas de Deus. Mas a verdadeira sabedoria e conhecimento sempre mantêm uma certa inocência e simplicidade. Eles mantêm uma bondade básica e aceitação do certo e do errado. A vida não precisa ser complicada, ela precisa se tornar excepcionalmente simples.
Reflita, hoje, sobre como você está pronto e disposto a se voltar para Deus para obter respostas simples e claras para as perguntas mais difíceis da vida. Reflita sobre o quanto você está disposto a se voltar para Deus com confiança e esperança, sabendo que Deus tem todas as respostas para sua vida.
Oração do Dia
Senhor de toda a sabedoria, mais uma vez me volto a Ti com confiança. Ajude-me a perceber que toda a sabedoria vem de Ti e não de mim. Ajude-me a sempre recorrer a Ti como uma criança faria e ajude minha vida a permanecer simples como Tu desejas. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.
A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.
Sobre o Autor
0 Comentários