Liturgia Diária – 15ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (13/07/2022)

Reflexão do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária da 15ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira, 13 de julho de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Salmo do dia e as Liturgias Diárias com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Isaías 10,5-7.13-16)

Leitura do livro do profeta Isaías.

10 5 “Ai da Assíria, vara de minha cólera e bastão que maneja o meu furor.

6 Eu o enviei contra uma nação ímpia, e o lancei contra o povo, o objeto de minha cólera, para que o entregasse à pilhagem e lhe levasse os despojos, e o calcasse aos pés como a lama das ruas.

7 Mas ele não entendeu dessa maneira, e este não foi o seu pensamento. Ele só pensa em destruir, em exterminar nações em massa.

13 Foi pela força de minha mão que eu agi, e pela minha destreza, porque sou hábil. Dilatei as fronteiras, saqueei os tesouros e lancei por terra aqueles que estavam no trono.

14 Minha mão tomou como um ninho a riqueza dos povos. Assim como se recolhem os ovos abandonados, eu reuni a terra inteira. Ninguém moveu a asa, nem abriu o bico, nem piou.

15 Acaso o machado se vangloria à custa do lenhador? Ou a serra se levanta contra o serrador? Como se a vara fizesse agitar aquele que a maneja, como se o bastão fizesse mover o braço!

16 Por isso o Senhor Deus dos exércitos fará enfraquecer seus robustos guerreiros, e debaixo de sua glória acender-se-á um fogo como o de um incêndio”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3º Domingo da Páscoa (14/04/2024)

Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial 93/94

O Senhor não rejeita o seu povo.

– Eis que oprimem, Senhor, vosso povo

e humilham a vossa herança;

estrangeiro e viúva trucidam,

e assassinam o pobre e o órfão!

– Eles dizem: “O Senhor não nos vê

e o Deus de Jacó não percebe!”

Entendei, ó estultos do povo;

insensatos, quando é que vereis?

– O que fez o ouvido não ouve?

Quem os olhos formou não verá?

Quem educa as nações não castiga?

Quem os homens ensina não sabe?

– O Senhor não rejeita o seu povo

e não pode esquecer sua herança:

voltarão a juízo as sentenças;

quem é reto andará na justiça.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mateus 11, 25-27)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

11 25 Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: “Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos.

26 Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado.

27 Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo”.

Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

A vida é complicada. Ou é? Esta é uma boa pergunta. Às vezes as coisas podem parecer muito complicadas. Situações em que nos encontramos, relacionamentos com familiares e amigos, nosso futuro, nosso passado, etc., podem parecer onerosos e complicados às vezes. Mas a verdade é que não precisa ser. A verdade é que as respostas de Deus para as perguntas mais “complexas” da vida são muitas vezes simples o suficiente para uma criança entender.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana da Páscoa – Sábado (13/04/2024)

Na passagem acima, Jesus afirma que o Pai revela Suas respostas e sabedoria para aqueles que são como crianças. Curiosamente, Ele também declara que o Pai “escondeu estas coisas aos sábios e entendidos”. Então, isso levanta a questão… é melhor ser “sábio e instruído” ou “infantil?” Obviamente, a resposta é que é melhor ser infantil.

Isso pode parecer confuso no início. Pode parecer estranho dizer que não é bom ser “sábio e instruído”. Mas o que isso significa é que não é bom ser uma pessoa que pensa que tem tudo planejado. Não é bom ser arrogante e sabe-tudo. Não é bom estar tão cheio de orgulho que achamos que temos todas as respostas.

O ideal é ter certas características de uma criança. Em particular, é bom ser aberto, curioso e disposto a aprender. É bom olhar para a vida da maneira mais simples e se ater ao básico. Claro, é bom crescer em sabedoria e conhecimento das coisas de Deus. Mas a verdadeira sabedoria e conhecimento sempre mantêm uma certa inocência e simplicidade. Eles mantêm uma bondade básica e aceitação do certo e do errado. A vida não precisa ser complicada, ela precisa se tornar excepcionalmente simples.

Reflita, hoje, sobre como você está pronto e disposto a se voltar para Deus para obter respostas simples e claras para as perguntas mais difíceis da vida. Reflita sobre o quanto você está disposto a se voltar para Deus com confiança e esperança, sabendo que Deus tem todas as respostas para sua vida.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (15/04/2024)

Oração do Dia

Senhor de toda a sabedoria, mais uma vez me volto a Ti com confiança. Ajude-me a perceber que toda a sabedoria vem de Ti e não de mim. Ajude-me a sempre recorrer a Ti como uma criança faria e ajude minha vida a permanecer simples como Tu desejas. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *