Liturgia Diária – 15ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (13/07/2022)

Liturgia Diária da 15ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira, 13 de julho de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Salmo do dia e as Liturgias Diárias com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Isaías 10,5-7.13-16)

Leitura do livro do profeta Isaías.

10 5 “Ai da Assíria, vara de minha cólera e bastão que maneja o meu furor.

6 Eu o enviei contra uma nação ímpia, e o lancei contra o povo, o objeto de minha cólera, para que o entregasse à pilhagem e lhe levasse os despojos, e o calcasse aos pés como a lama das ruas.

7 Mas ele não entendeu dessa maneira, e este não foi o seu pensamento. Ele só pensa em destruir, em exterminar nações em massa.

13 Foi pela força de minha mão que eu agi, e pela minha destreza, porque sou hábil. Dilatei as fronteiras, saqueei os tesouros e lancei por terra aqueles que estavam no trono.

14 Minha mão tomou como um ninho a riqueza dos povos. Assim como se recolhem os ovos abandonados, eu reuni a terra inteira. Ninguém moveu a asa, nem abriu o bico, nem piou.

15 Acaso o machado se vangloria à custa do lenhador? Ou a serra se levanta contra o serrador? Como se a vara fizesse agitar aquele que a maneja, como se o bastão fizesse mover o braço!

16 Por isso o Senhor Deus dos exércitos fará enfraquecer seus robustos guerreiros, e debaixo de sua glória acender-se-á um fogo como o de um incêndio”.

Leia mais:  Liturgia Diária – Sexta-feira Santa – Paixão do Senhor (29/03/2024)

Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial 93/94

O Senhor não rejeita o seu povo.

– Eis que oprimem, Senhor, vosso povo

e humilham a vossa herança;

estrangeiro e viúva trucidam,

e assassinam o pobre e o órfão!

– Eles dizem: “O Senhor não nos vê

e o Deus de Jacó não percebe!”

Entendei, ó estultos do povo;

insensatos, quando é que vereis?

– O que fez o ouvido não ouve?

Quem os olhos formou não verá?

Quem educa as nações não castiga?

Quem os homens ensina não sabe?

– O Senhor não rejeita o seu povo

e não pode esquecer sua herança:

voltarão a juízo as sentenças;

quem é reto andará na justiça.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mateus 11, 25-27)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

11 25 Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: “Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos.

26 Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado.

27 Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo”.

Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

A vida é complicada. Ou é? Esta é uma boa pergunta. Às vezes as coisas podem parecer muito complicadas. Situações em que nos encontramos, relacionamentos com familiares e amigos, nosso futuro, nosso passado, etc., podem parecer onerosos e complicados às vezes. Mas a verdade é que não precisa ser. A verdade é que as respostas de Deus para as perguntas mais “complexas” da vida são muitas vezes simples o suficiente para uma criança entender.

Leia mais:  Liturgia Diária – Quinta-feira Santa - Ceia do Senhor (28/03/2024)

Na passagem acima, Jesus afirma que o Pai revela Suas respostas e sabedoria para aqueles que são como crianças. Curiosamente, Ele também declara que o Pai “escondeu estas coisas aos sábios e entendidos”. Então, isso levanta a questão… é melhor ser “sábio e instruído” ou “infantil?” Obviamente, a resposta é que é melhor ser infantil.

Isso pode parecer confuso no início. Pode parecer estranho dizer que não é bom ser “sábio e instruído”. Mas o que isso significa é que não é bom ser uma pessoa que pensa que tem tudo planejado. Não é bom ser arrogante e sabe-tudo. Não é bom estar tão cheio de orgulho que achamos que temos todas as respostas.

O ideal é ter certas características de uma criança. Em particular, é bom ser aberto, curioso e disposto a aprender. É bom olhar para a vida da maneira mais simples e se ater ao básico. Claro, é bom crescer em sabedoria e conhecimento das coisas de Deus. Mas a verdadeira sabedoria e conhecimento sempre mantêm uma certa inocência e simplicidade. Eles mantêm uma bondade básica e aceitação do certo e do errado. A vida não precisa ser complicada, ela precisa se tornar excepcionalmente simples.

Reflita, hoje, sobre como você está pronto e disposto a se voltar para Deus para obter respostas simples e claras para as perguntas mais difíceis da vida. Reflita sobre o quanto você está disposto a se voltar para Deus com confiança e esperança, sabendo que Deus tem todas as respostas para sua vida.

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Quarta-feira (27/03/2024)

Oração do Dia

Senhor de toda a sabedoria, mais uma vez me volto a Ti com confiança. Ajude-me a perceber que toda a sabedoria vem de Ti e não de mim. Ajude-me a sempre recorrer a Ti como uma criança faria e ajude minha vida a permanecer simples como Tu desejas. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.