Liturgia Diária – 15º Domingo do Tempo Comum (16/07/2023)

Salmo do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Domingo, 16 de julho de 2023.

Leia diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Receba a reflexão do Evangelho do Dia em nosso site e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Is 55,10-11)

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

Isto diz o Senhor: 10“Assim como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vêm irrigar e fecundar a terra, e fazê-la germinar e dar semente, para o plantio e para a alimentação, 11assim a palavra que sair de minha boca: não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 64 (65)

— A semente caiu em terra boa e deu fruto.

— Visitais a nossa terra com as chuvas, e transborda de fartura. Rios de Deus que vêm do céu derramam águas, e preparais o nosso trigo.

— É assim que preparais a nossa terra: vós a regais e aplainais, os seus sulcos com a chuva amoleceis e abençoais as sementeiras.

— O ano todo coroais com vossos dons, os vossos passos são fecundos; transborda a fartura onde passais, brotam pastos no deserto.

— As colinas se enfeitam de alegria, e os campos, de rebanhos; nossos vales se revestem de trigais: tudo canta de alegria!

2ª Leitura

Segunda Leitura (Rm 8,18-23)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: 18Eu entendo que os sofrimentos do tempo presente nem merecem ser comparados com a glória que deve ser revelada em nós. 19De fato, toda a criação está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus. 20Pois a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua livre vontade, mas por sua dependência daquele que a sujeitou; 21também ela espera ser libertada da escravidão da corrupção e, assim, participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus.

22Com efeito, sabemos que toda a criação, até ao tempo presente, está gemendo como que em dores de parto. 23E não somente ela, mas nós também, que temos os primeiros frutos do Espírito, estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho do Dia

Anúncio do Evangelho (Mt 13,1-23)

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Semente é de Deus a Palavra, o Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou! (cf. Lc 8,11)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

1Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. 2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso, Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia.

3E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear. 4Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram.

5Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz. 7Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas.

8Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9Quem tem ouvidos, ouça!”

10Os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que falas ao povo em parábolas?”

11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. 12Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem.

13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam nem compreendem. 14Desse modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.

16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram.

18Ouvi, portanto, a parábola do semeador: 19Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento; quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.

22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.23A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Como alguém pode olhar sem ver ou ouvir sem ouvir ou entender? Isso só é possível quando os olhos e os ouvidos estão funcionando bem, mas a mente está distraída, desatenta ao que se vê ou se ouve. Por exemplo, digamos que você estivesse ouvindo a leitura de um livro e de repente percebeu que, embora ouvisse o que foi lido, sua mente estava em outro lugar e você não tinha ideia do que estava sendo falado. Esta é uma experiência comum para todos de vez em quando.

Esta parte do Evangelho citada acima vem imediatamente depois que Jesus falou a Parábola do Semeador para a multidão de um barco. Naquela parábola, a semente caiu no caminho, em terreno pedregoso, entre espinhos e em solo rico. Somente a semente no solo rico cresceu e produziu bons frutos. Portanto, o ensino de Jesus citado acima, bem como Sua parábola contada antes dele, ensinam que houve muitos que ouviram a Palavra de Deus e testemunharam os milagres de Jesus, mas falharam em permitir que Seus ensinamentos e milagres produzissem fé em seus corações.

Esta passagem do Evangelho é especialmente importante para aqueles que são católicos há muitos anos, mas estagnaram na fé. Quando alguém vai à Missa todas as semanas, ouve o Evangelho e participa da Eucaristia, mas não cresce continuamente em santidade e compreensão dos Mistérios do Céu, lentamente perderá até a pouca fé que tem. Tornar-se-ão católicos mornos que seguem os movimentos, mas não conseguem produzir o bom fruto que vem da fé autêntica.

Quando você olha para trás em sua vida como um católico praticante, o que você vê de ano para ano? Houve um tempo em que você era forte na fé, mas lentamente fechou os ouvidos ao Evangelho e se afastou de um profundo e orante compromisso interior com nosso Senhor? Ou quando você olha para trás, você vê que o Senhor tem lhe dado continuamente mais e mais, levando você a uma vida de verdadeiras riquezas espirituais? O Evangelho não entrou apenas em seus ouvidos, mas também em sua mente e em seu entendimento? Você vê e percebe a ação de Deus em sua vida e no mundo ao seu redor? Você está ativamente envolvido com a vida da graça e descobre que se aproxima de Deus a cada dia? Ou, infelizmente, você perdeu o interesse e o zelo e agora se vê vagarosamente se afastando da prática frutífera de sua fé?

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Reflita, hoje, sobre essas questões importantes e esforce-se para respondê-las honestamente. Se você não se vê crescendo na fé a cada ano e se tornando verdadeiramente rico na graça de Deus, saiba que algo precisa mudar. A estagnação e a indiferença na fé não são boas. Eles levam à perda lenta de tudo. Ao refletir sobre sua própria jornada de fé, comprometa-se novamente a abraçar zelosamente o Evangelho, para que sua alma seja um solo verdadeiramente rico que produz continuamente uma abundância de bons frutos.

Oração do Dia

Senhor, Tu desejas que todas as pessoas ouçam a Tua Palavra e vejam a Tua ação em suas vidas. Por favor, continue a derramar Sua graça em minha vida para que eu cresça continuamente rico em Sua misericórdia. Oro para que meus olhos e ouvidos estejam abertos para Ti mais plenamente a cada dia. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *