Mundo dos Católicos

Liturgia Diária – 16ª Semana do Tempo Comum, Sábado (23/07/2022)

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 16ª Semana do Tempo Comum, Sábado, 23 de julho de 2022.

Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso portal. Saiba aqui qual o Evangelho de Hoje e leia a reflexão da Liturgia aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Jeremias 7,1-11)

Leitura do livro do profeta Jeremias.

7 1 A palavra do Senhor foi nestes termos dirigida a Jeremias:

2 Vai à porta do templo do Senhor; lá pronunciarás este discurso: escutai a palavra do Senhor, vós todos, povos de Judá, que entrais por estas portas para vos prosternar diante dele.

3 Eis o que diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: reformai vosso procedimento e a maneira de agir, e eu vos deixarei morar neste lugar.

4 Não vos fieis em palavras enganadoras, semelhantes a estas: Templo do Senhor, templo do Senhor, aqui está o templo do Senhor.

5 Se reformardes vossos costumes e modos de proceder, se verdadeiramente praticardes a justiça;

6 se não oprimirdes o estrangeiro, o órfão, a viúva; se não espalhardes neste lugar o sangue inocente e não correrdes, para vossa desgraça, atrás dos deuses alheios,

7 então permitirei que permaneçais neste lugar, nesta terra que dei a vossos pais por todos os séculos.

8 Vós, contudo, vos fiais em fórmulas enganadoras que de nada vos servirão.

9 Roubais, matais, cometeis adultérios, prestais juramentos falsos; ofereceis incenso a Baal e procurais deuses que vos são desconhecidos;

10 E depois, vindes apresentar-vos diante de mim, nesta casa em que foi invocado meu nome, e exclamais: Estamos salvos! – para, em seguida, recomeçar a cometer todas essas abominações.

11 É, por acaso, a vossos olhos uma caverna de bandidos esta casa em que meu nome foi invocado? Também eu o vejo – oráculo do Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária (21 de março de 2020)

Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial 83/84

Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

– Minha alma desfalece de saudades

e anseia pelos átrios do Senhor!

Meu coração e minha carne rejubilam

e exultam de alegria no Deus vivo!

– Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa,

e a andorinha ali prepara o seu ninho,

para nele seus filhotes colocar:

vossos altares, ó Senhor Deus do universo!

Vossos altares, ó meu rei e meu Senhor!

– Felizes os que habitam vossa casa;

para sempre haverão de vos louvar!

Felizes os que em vós têm sua força,

caminharão com um ardor sempre crescente.

– Na verdade, um só dia em vosso templo

vale mais do que milhares fora dele!

Prefiro estar no limiar de vossa casa

a hospedar-me na mansão dos pecadores!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mateus 13,24-30)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Acolhei docilmente a palavra semeada em vós, meus irmãos; ela pode salvar vossas vidas! (Tg 1,21)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

13 24 Jesus propôs outra parábola: “O Reino dos céus é semelhante a um homem que tinha semeado boa semente em seu campo.

25 Na hora, porém, em que os homens repousavam, veio o seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e partiu.

26 O trigo cresceu e deu fruto, mas apareceu também o joio.

27 Os servidores do pai de família vieram e disseram-lhe: “Senhor, não semeaste bom trigo em teu campo? Donde vem, pois, o joio?”

Leia mais:  Liturgia Diária – Quinta-feira depois da Epifania do Natal (06/01)

28 Disse-lhes ele: “Foi um inimigo que fez isto!” Replicaram-lhe: “Queres que vamos e o arranquemos?”

29 “Não”, disse ele; “arrancando o joio, arriscais a tirar também o trigo.

30 Deixai-os crescer juntos até a colheita. No tempo da colheita, direi aos ceifadores: arrancai primeiro o joio e atai-o em feixes para o queimar. Recolhei depois o trigo no meu celeiro”.

Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

O mal ao nosso redor deve ser aparente para aqueles com os olhos da fé. Precisamos apenas comparar tudo o que nosso Senhor nos revelou através das Escrituras e da Igreja com os vários valores e opiniões do mundo. Quando fizermos isso, ficaremos impressionados com o forte contraste entre eles.

Usando a imagem desta parábola, seria como o agricultor que sai para verificar sua colheita de trigo. Ao fazê-lo, ele vê o joio misturado com o trigo. Embora ele veja os dois crescendo juntos, ele também está ciente do fato de que não pode eliminar as ervas daninhas sem arrancar o trigo. Então, em vez de se preocupar com o crescimento do joio, ele põe os olhos na época da colheita, quando o trigo será colhido para sempre e o joio será colhido e queimado.

Assim deve ser com nossas vidas. Seremos facilmente tentados a nos desesperar se nos fixarmos no mal em nosso mundo. Não devemos ignorá-lo, mas não devemos ficar excessivamente preocupados com isso. Isso só é possível se nós, como o agricultor, mantivermos nossos olhos no “tempo da colheita”. A grande colheita que antecipamos é o momento da justiça divina, quando Deus corrige cada erro e separa o bem do mal. A justiça prevalecerá no final, mesmo que não seja facilmente aparente aqui e agora.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana Comum, Sexta-feira (21/01) – Santa Inês

Reflita, hoje, sobre todas as maneiras pelas quais você se vê afetado pelos males do nosso mundo. Talvez o fluxo constante de más notícias na mídia o derrube. Ou talvez você encontre vários males em sua vida diária de outras pessoas. Seja qual for o caso, não fique chocado ou escandalizado pelos ataques do maligno. Mantenha seus olhos fixos em nosso Senhor e tenha plena confiança em Sua divina justiça que virá.

Oração do Dia

Senhor de toda justiça, confio na tua promessa de fidelidade em todas as coisas. À medida que vejo e experimento vários males neste mundo, ajude-me a nunca cair em sua armadilha ou isca. Liberta-me da dúvida e do desespero e dá-me a esperança perfeita em Tua promessa de justiça e misericórdia. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Por volta do século XVI, a liturgia diária não tinha uma padronização ou norma, mas, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo toda a sua importância à Sagrada Escritura.

A liturgia é definida pela primeira leitura, segunda leitura, além do evangelho e salmo do dia. A Liturgia do Dia faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica e é única para cada dia do ano. Sendo assim, todas as igrejas católicas realizam a mesma leitura naquele dia determinado.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.