Liturgia Diária – 16ª Semana do Tempo Comum, Sábado (27/07/2024)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária de Sábado, 27 de julho de 2024.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leia e acompanhe aqui as Leituras e a Liturgia Comentada do dia de hoje.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Jr 7,1-11)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias

1 Palavra comunicada a Jeremias, da parte do Senhor: 2 “Põe-te à porta da casa do Senhor e lá anuncia esta palavra, dizendo: Ouvi a palavra do Senhor, todos vós de Judá, que entrais por estas portas para adorar o Senhor. 3 Isto diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Melhorai vossa conduta e vossas obras, que eu vos farei habitar neste lugar. 4 Não ponhais vossa confiança em palavras mentirosas, dizendo: ‘É o templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor!’ 5 Mas, se melhorardes vossa conduta e vossas obras, se fizerdes valer a justiça, uns com os outros, 6 não cometerdes fraudes contra o estrangeiro, o órfão e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, e não andardes atrás de deuses estrangeiros, para vosso próprio mal, 7 então eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde sempre e para sempre. 8 Eis que confiais em palavras mentirosas, que para nada servem. 9 Como!? Roubar, matar, cometer adultério e perjúrio, queimar incenso a Baal, e andar atrás de deuses que nem sequer conheceis; 10 e depois, vindes à minha presença, nesta casa em que meu nome é invocado, e dizeis: ‘Nenhum mal nos foi infligido’, tendo embora cometido todas essas abominações. 11 Acaso, esta casa, em que meu nome é invocado, tornou-se a vossos olhos uma caverna de ladrões? Eis que também eu vi”, diz o Senhor.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 83 (84)

— Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

— Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo!

— Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, e a andorinha ali prepara o seu ninho, para nele seus filhotes colocar: vossos altares, ó Senhor Deus do universo! vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor!

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana do Advento, Segunda-feira (02/12/2024)

— Felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de vos louvar! 6a Felizes os que em vós têm sua força, caminharão com um ardor sempre crescente.

— Na verdade, um só dia em vosso templo vale mais do que milhares fora dele! Prefiro estar no limiar de vossa casa, a hospedar-me na mansão dos pecadores!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 13,24-30)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Acolhei docilmente a Palavra semeada em vós, meus irmãos; ela pode salvar vossas vidas!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 24 Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25 Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26 Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. 27 Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28 O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29 O dono respondeu: ‘Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30 Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!'”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Esta parábola começa de uma maneira muito boa. Afirma que boa semente foi lançada. Em outras palavras, o Evangelho puro foi pregado em solo bom. Isto deve ser entendido como qualquer situação onde o pregador é verdadeiramente eficaz e onde o Evangelho chega a muitos ouvidos e é plantado em muitos corações. Vale a pena regozijar-se com isso. Mas esta parábola rapidamente mostra que os responsáveis ​​pela guarda do bom solo em que a Palavra de Deus foi plantada falharam no seu dever de protegê-la. Como resultado, o “inimigo veio e semeou joio em todo o trigo”. Em outras palavras, o maligno também semeou as suas mentiras nos corações daqueles que ouviram a Palavra de Deus, e essas mentiras criaram raízes e começaram a crescer.

Leia mais:  Liturgia Diária – São Francisco Xavier, presbítero - Memória, Terça-feira (03/12/2024)

Esta é uma descrição clara do mundo em que vivemos hoje. Primeiro, é uma descrição dos corações de muitos cristãos que ouviram a Palavra de Deus e responderam, apenas para também lutarem com dúvidas, confusões e mentiras semeadas pelo maligno. Mas é também uma descrição clara do mundo como um todo e até da Igreja na terra. Existem muitas divisões dentro das sociedades e até mesmo dentro da Igreja. Existem muitas vozes concorrentes. E entre aqueles cujos corações são solo bom, pode ser difícil distinguir entre o que vem de Deus e o que é um engano sutil do maligno.

A erva daninha mencionada nesta parábola chama-se berbigão. O berbigão era uma erva daninha que, à medida que crescia, se parecia muito com o trigo. Era muito difícil distinguir do trigo até que o grão começou a aparecer. Mas quando o grão começou a aparecer, era claramente distinguível. E se o berbigão fosse acidentalmente moído com o trigo, causaria náusea quando comido.

A parábola é bastante clara. As mentiras que o maligno semeia no coração dos fiéis, daqueles com corações férteis, são muito sutis, principalmente no início. É fácil que essas mentiras sutis nos confundam. O maligno raramente consegue enganar os fiéis através de erros graves e evidentes. Portanto, ele engana com pequenos erros. Como resultado, o erro muitas vezes só é compreendido muito mais tarde, quando o fruto nasce. O resultado é divisão, confusão, conflito e coisas do género – conflito dentro das nossas próprias almas, dentro do nosso mundo e até dentro da nossa Igreja.

Qual é a solução? Vigilância. Nós, como seguidores de Cristo, devemos estar excepcionalmente vigilantes em relação àquilo que permitimos que nossos corações recebam. Só porque algo parece bom no início não significa que seja bom. É por isso que temos a Escritura, o Magistério da Igreja e os ensinamentos dos santos. Devemos examinar constantemente tudo o que permitimos entrar nos nossos corações, nas nossas famílias, no nosso mundo e nas nossas igrejas, à luz dos ensinamentos puros e consistentes da nossa fé. E quando vemos divisões, isso é um sinal claro de algum erro sutil que se insinuou. No final, na época da colheita, quando todos enfrentarmos Cristo, nosso Senhor, em nossos julgamentos, Ele separará os bons dos maus. Mas da nossa parte, a vigilância é essencial para que apenas a semente pura da Palavra de Deus seja por nós recebida e semeada por nós.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana do Advento, Quarta-feira (04/12/2024)

Reflita hoje sobre sua própria alma como terreno fértil. Que “semente” foi plantada ali? O que você permite penetrar em seu coração e criar raízes? Você está vigilante, permanecendo atento às formas como o maligno tenta enganá-lo através de mentiras e erros sutis? Reflita honestamente sobre essas questões e, se encontrar conflito e confusão em sua vida, observe mais profundamente a origem desses problemas. Se há mentiras que você permitiu em sua própria vida, então entregue-as ao nosso Senhor para que Ele possa removê-las no momento adequado.

Oração do Dia

Santíssima Palavra de Deus, Tu és a Palavra viva que semeia no solo fértil dos nossos Corações. Você se planta no coração daqueles que acreditam para que Sua vida possa dar bons frutos nos fiéis. Por favor, semeie a semente da Tua Palavra em meu coração, querido Senhor, e proteja-me dos enganos do maligno. Ao fazer isso, oro para que você produza uma abundância de bons frutos através de mim. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia teve a sua atualização mais recente, através do Concílio Vaticano II, que trouxe mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A Liturgia do Dia é única para cada dia do ano, desse modo, naquele determinado dia, todas as igrejas católicas do mundo fazem a mesma leitura. A liturgia diária é dividida pela primeira leitura (segunda leitura em algumas ocasiões), além do evangelho do dia e salmo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.