Liturgia Diária – 17ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (30/07/2024)
Liturgia Diária de Terça-feira, 30 de julho de 2024.
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1ª Leitura
Primeira Leitura (Jr 14,17-22)
Leitura do Livro do Profeta Jeremias
17 “Derramem lágrimas meus olhos, noite e dia, sem parar, porque um grande desastre feriu a cidade, a jovem filha de meu povo, um golpe terrível e violento. 18 Se eu sair ao campo, vejo cadáveres abatidos à espada; se entrar na cidade, deparo com gente consumida de fome; até os profetas e sacerdotes andam à toa pelo país”. 19 Acaso terás rejeitado Judá inteiramente, ou te desgostaste deveras de Sião? Por que, então, nos feriste tanto, que não há meio para nos curarmos? Esperávamos a paz, e não veio a felicidade; contávamos com o tempo de cura, e não nos restou senão consternação. 20 Reconhecemos, Senhor, a nossa impiedade, os pecados de nossos pais, porque todos pecamos contra ti. 21 Mas, por teu nome, não nos faças sofrer a vergonha suprema de levarmos a desonra ao trono de tua glória; lembra-te, não quebres a tua aliança conosco. 22 Acaso existem entre os ídolos dos povos os que podem fazer chover? Acaso podem os céus mandar-nos as águas? Não és tu o Senhor, nosso Deus, que estamos esperando? Tu realizas todas essas coisas”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 78 (79)
— Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos!
— Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo.
— Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados!
— Até vós chegue o gemido dos cativos:libertai com vosso braço poderoso os que foram condenados a morrer! Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, celebraremos vosso nome para sempre, de geração em geração vos louvaremos.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mt 13,36-43)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— A semente é de Deus a palavra, o Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 36 Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37 Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38 O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39 O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. 40 Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41 o Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42 e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 43 Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Esta passagem conclui a explicação de Jesus sobre a parábola do joio no campo. Lembre-se de que nesta parábola foram plantadas boas sementes num campo. O Semeador é o Filho do Homem, Jesus, e a semente que Ele semeia são os filhos do Reino, que inclui todos aqueles que estão em estado de graça. O campo é o mundo inteiro. Assim, Jesus está dizendo que enviou Seus seguidores, cada um de nós, ao mundo para construir o Seu Reino. Mas o maligno também semeia os seus “filhos”, que se refere a todos aqueles que vivem vidas más e contrárias à vontade de Deus. A passagem acima refere-se à recompensa que os filhos do Reino recebem, enquanto a passagem anterior a esta aponta que no final dos tempos, os filhos do maligno serão condenados e enviados “para a fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes.”
O resultado final de sermos filhos do Reino é bastante esperançoso. “Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai.” Esta promessa de nosso Senhor deve ser ponderada, crida e tornar-se a força motriz da nossa esperança na vida.
A esperança é uma virtude essencial da qual muitas vezes não falamos o suficiente. O dom da esperança não é simplesmente uma ilusão, como quando alguém espera ganhar na loteria. A virtude teologal da esperança é um dom de Deus que se baseia na verdade. A verdade em que se baseia é a promessa de vida eterna no Céu se aceitarmos tudo o que Deus nos fala e se cumprirmos Sua gloriosa vontade em nossas vidas.
Por analogia, digamos que você tenha uma grande hipoteca sobre sua casa. E digamos que o banco estava fazendo uma promoção em que iria pagar a hipoteca de uma família sortuda. E essa família era sua. Eles entraram em contato com você e informaram que tudo o que você precisa fazer é preencher um requerimento para esta bolsa e que ela será entregue a você. O que você faria? Claro que você iria preencher o requerimento. O banco é confiável e você tem certeza de que, se fizer o que eles pedem, uma pequena tarefa de preencher o requerimento, eles cumprirão a promessa que fizeram de pagar sua hipoteca. De certa forma, há esperança estabelecida dentro de você quando você toma conhecimento desta oferta; e essa esperança, que se baseia numa promessa verdadeira, é o que o leva a realizar a pequena tarefa de preencher o requerimento.
Assim é com Deus. A “hipoteca” que Ele promete pagar é a dívida de todos os nossos pecados. E o requisito para receber esta promessa é a fidelidade a tudo o que Ele nos ordena para o nosso bem. O problema é que muitas vezes não compreendemos totalmente a recompensa que nos é prometida. Isto é: “brilhar como o sol” no Reino do nosso Pai Celestial. Ter a hipoteca quitada pelo banco é algo concreto e claro e muito desejável. Mas a recompensa de brilhar como o sol no Reino é de valor infinitamente maior. Você acredita nisso?
A melhor maneira de fortalecer a virtude da esperança teológica em nossas vidas é ter cada vez mais certeza da promessa verdadeira de nosso Senhor. Precisamos compreender o Céu e o valor infinito que recebemos ao obtê-lo. Se realmente entendêssemos o que Jesus estava nos prometendo, seríamos tão intensamente motivados a fazer tudo o que Ele nos ordena que isso se tornaria o único foco de nossa vida. A esperança se tornaria uma força tão forte que nos consumiríamos em fazer tudo e qualquer coisa necessária para obter tal recompensa.
Reflita hoje sobre a profundidade da esperança que você tem em sua vida. Quão motivado você está pelas promessas feitas por nosso Senhor? Com que clareza você entende essas promessas? Se você luta contra a esperança, gaste mais tempo na recompensa final que Jesus lhe prometeu. Acredite no que Ele diz e faça desse objetivo final o foco central da sua vida.
Oração do Dia
Meu glorioso Rei, você convida todas as pessoas a compartilharem as glórias do Céu. Você nos promete que se formos fiéis, brilharemos como o sol por toda a eternidade. Ajude-me a compreender este dom glorioso para que ele se torne o único objeto da minha esperança e o impulso de tudo o que faço na vida. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações da igreja, além de outros momentos como em Grupos de Orações por exemplo.
E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é a missa de domingo. Neste dia, os católicos devem ir à missa para cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica que diz “Ouvir Missa inteira nos domingos e festas de guarda”.
Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo em uniformidade com Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de palavras, gestos ou sinais.
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