Liturgia Diária – 1ª Semana Comum, Segunda-feira (10/01)

Liturgia Diária de segunda-feira, 10 de janeiro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia do evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Sm 1,1-8)

Início do Primeiro Livro de Samuel.

1Havia um homem sufita, oriundo de Ramá, no monte Efraim, que se chamava Elcana, filho de Joroam, filho de Eliú, filho de Tou, filho de Suf, efraimita.

2Elcana tinha duas mulheres; uma chamava-se Ana e a outra Fenena. Fenena tinha filhos; Ana, porém, não tinha. 3Todos os anos, esse homem subia da sua cidade para adorar e oferecer sacrifícios ao Senhor todo-poderoso, em Silo.

Os dois filhos de Heli, Ofni e Fineias, eram sacerdotes do Senhor naquele santuário. 4Quando oferecia sacrifício, Elcana dava à sua mulher Fenena e a todos os seus filhos e filhas as porções que lhes cabiam. 5A Ana, embora a amasse, dava apenas uma porção escolhida, pois o Senhor a tinha deixado estéril.

6Sua rival também a magoava e atormentava, humilhando-a pelo fato de o Senhor a ter tornado estéril. 7E isso acontecia todos os anos. Sempre que subiam à casa do Senhor, ela a provocava do mesmo modo. E Ana chorava e não comia.

8Então, Elcana, seu marido, lhe disse: “Ana, por que estás chorando e não te alimentas? E por que se aflige o teu coração? Acaso não sou eu melhor para ti do que dez filhos?”

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Quarta-feira (27/03/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 115)

— Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

— Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido. Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor.

— Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido; nos átrios da casa do Senhor, em teu meio, ó cidade de Sião!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 1,14-20)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos, e crede no Evangelho!”

16E, passando à beira do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus.

19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Terça-feira (26/03/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

A época do Natal já terminou e entramos na Primeira Semana do Tempo Comum. É hora de voltar ao “normal” da vida. Mas a vida cristã é comum? Existe algo realmente “comum” em seguir Jesus?

O Evangelho de hoje revela o chamado extraordinário e radical de Jesus para segui-lo. Simão e André são os dois que respondem ao chamado nesta passagem, mas a resposta deles também é um convite a todos nós para sairmos do ordinário e entrarmos no extraordinário.

Esta passagem revela especialmente duas coisas: 1) a resposta imediata desses apóstolos, e 2) sua resposta completa. Eles claramente não hesitaram ou hesitaram em responder ao convite de Jesus para segui-Lo.

E você? Você ouve Jesus chamando você? Você o ouve falar com você, chamando-o para ir atrás dele? Esperançosamente, à medida que nosso Senhor fala a cada um de nós, responderemos imediatamente e de forma completa. Esperançosamente, não hesitaremos em abraçar o glorioso chamado que cada um de nós recebeu.

Reflita, hoje, sobre o fato de que também você foi chamado a uma vida extraordinária de graça, que exige total abandono e empenho. Você foi chamado para responder imediata e livremente ao convite de Jesus. Ao iniciar este período litúrgico do tempo comum, salte para a vida extraordinária da graça e abrace-a de todo o coração.

Leia mais:  Liturgia Diária – Quinta-feira Santa - Ceia do Senhor (28/03/2024)

Oração do Dia

Senhor, eu te amo e te agradeço pela extraordinária vida de graça que me chamas a viver. Ajude-me a responder ao Seu convite com total submissão de minha mente e vontade. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.