Liturgia Diária – 1ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (10/01/2024)

Homilia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quarta-feira, 10 de janeiro de 2024.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Veja a Leitura e Homilia de Hoje do evangelho do dia e Oração do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Sm 3,1-10.19-20)

Leitura do Primeiro Livro de Samuel.

Naqueles dias, 1 o jovem Samuel servia ao Senhor na presença de Eli. Naquele tempo, a palavra do Senhor era rara e as visões não eram frequentes. 2 Aconteceu que, um dia, Eli estava dormindo no seu quarto. Seus olhos começavam a enfraquecer, e já não conseguia enxergar. 3 A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel estava dormindo no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. 4 Então o Senhor chamou: “Samuel, Samuel!” Ele respondeu: “Estou aqui”. 5 E correu para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli respondeu: “Eu não te chamei. Volta a dormir!” E ele foi deitar-se.

6 O Senhor chamou de novo: “Samuel, Samuel!” E Samuel levantou-se, e foi ter com Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Ele respondeu: “Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!” 7 Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois, até então, a palavra do Senhor não se lhe tinha manifestado. 8 O Senhor chamou pela terceira vez: “Samuel, Samuel!” Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”.

Eli compreendeu que era o Senhor que estava chamando o menino. 9 Então disse a Samuel: “Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: ‘Senhor, fala que teu servo escuta!’” E Samuel voltou ao seu lugar para dormir. 10 O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel! Samuel!” E ele respondeu: “Fala, que teu servo escuta”. 19 Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras. 20 Todo Israel, desde Dã até Bersabeia, reconheceu que Samuel era um profeta do Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 39 (40)

— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

— Esperando, esperei no Senhor, e inclinando-se, ouviu meu clamor. É feliz quem a Deus se confia; quem não segue os que adoram os ídolos e se perdem por falsos caminhos.

— Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados. E então eu vos disse: “Eis que venho!”

— Sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!”.

— Boas novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 1,29-39)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Minhas ovelhas escutam minha voz, e as conheço e elas me seguem. (Jo 10,27)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29 Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31 E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32 À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33 A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34 Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.

35 De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36 Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37 Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38 Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39 E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Hoje lemos que Jesus mais uma vez “expulsou muitos demônios…” A passagem acrescenta: “…não lhes permitindo falar porque o conheciam”.

Por que Jesus não permitiria que esses demônios falassem? Muitos dos primeiros Padres da Igreja explicam que, embora os demônios entendessem que Jesus era o Messias prometido, eles não entendiam completamente o que isso significava e como Ele alcançaria a Sua vitória final. Portanto, Jesus não queria que falassem apenas meias verdades sobre Ele, como muitas vezes faz o maligno, enganando assim o povo. Portanto, Jesus sempre proibiu esses demônios de falar publicamente sobre Ele.

É importante compreender que todos os espíritos demoníacos não conseguiram compreender toda a verdade de que seria a morte de Jesus que, em última análise, destruiria a própria morte e libertaria todas as pessoas. Por essa razão, vemos que estas forças diabólicas conspiraram continuamente contra Jesus e tentaram atacá-Lo durante toda a Sua vida. Eles incitaram Herodes quando Jesus era bebê, o que o forçou ao exílio no Egito. O próprio Satanás tentou Jesus pouco antes do início do Seu ministério público, para tentar dissuadir Jesus da Sua missão. Houve muitas forças diabólicas que atacaram continuamente Jesus ao longo do Seu ministério público, especialmente através da contínua hostilidade dos líderes religiosos da época. E pode-se presumir que esses demônios inicialmente pensaram que venceram a batalha quando alcançaram seu objetivo de crucificar Jesus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

A verdade, porém, é que a sabedoria de Jesus confundiu continuamente estes demônios e, por fim, transformou o seu ato maligno de o crucificar numa vitória final sobre o pecado e a própria morte, ao ressuscitar dos mortos. Satanás e os seus demônios são reais, mas comparados com a verdade e a sabedoria de Deus, estas forças diabólicas revelam a sua completa tolice e fraqueza. Assim como Jesus, precisamos repreender esses tentadores em nossas vidas e ordenar que fiquem em silêncio. Muitas vezes permitimos que suas meias verdades nos enganem e nos confundam.

Reflita hoje sobre a importância de repreender com confiança o maligno e as muitas mentiras que ele nos tenta a acreditar. Repreenda-o com a verdade e autoridade de Cristo e não dê atenção ao que ele diz.

Oração do Dia

Meu precioso e todo-poderoso Senhor, recorro a Ti e somente a Ti como a fonte de toda a Verdade e a plenitude da Verdade. Que eu possa ouvir somente a Tua voz e rejeitar os muitos enganos do maligno e seus demônios. Em Teu precioso nome, Jesus, eu repreendo Satanás e todos os espíritos malignos, suas mentiras e suas tentações. Envio esses espíritos aos pés da Tua Cruz, querido Senhor, e abro minha mente e coração somente para Ti. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *