Liturgia Diária – 1º Domingo do Advento (01/12/2024)
Liturgia Diária de Domingo, 1 de dezembro de 2024.
Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Jr 33,14-16)
Leitura do Livro do Profeta Jeremias
“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei cumprir a promessa de bens futuros para a casa de Israel e para a casa de Judá. 15 Naqueles dias, naquele tempo, farei brotar de Davi a semente da justiça, que fará valer a lei e a justiça na terra. 16 Naqueles dias, Judá será salvo e Jerusalém terá uma população confiante; este é o nome que servirá para designá-la: ‘O Senhor é a nossa Justiça'”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 24 (25)
— Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma!
— Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação!
— O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.
— Verdade e amor são os caminhos do Senhor para quem guarda sua Aliança e seus preceitos. O Senhor se torna íntimo aos que o temem e lhes dá a conhecer sua Aliança.
2ª Leitura
Segunda Leitura (1Ts 3,12-4,2)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses
Irmãos: 3,12 O Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais, a exemplo do amor que temos por vós. 13 Que assim ele confirme os vossos corações numa santidade sem defeito aos olhos de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos. 4,1 Enfim, meus irmãos, eis o que vos pedimos e exortamos no Senhor Jesus: Aprendestes de nós como deveis viver para agradar a Deus, e já estais vivendo assim. Fazei progressos ainda maiores! 2 Conheceis, de fato, as instruções que temos dado em nome do Senhor Jesus.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Evangelho do Dia
Evangelho (Lc 21,25-28.34-36)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 25 “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26 Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27 Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28 Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. 34 Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35 pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. 36 Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
“Naquele dia.” Essas duas palavras são ditas duas vezes na passagem acima. A que dia nosso Senhor está se referindo? Claramente, Ele está se referindo principalmente ao dia do nosso julgamento final e está nos alertando para nos certificarmos de que estamos preparados para isso, caso aconteça em um momento inesperado. Então, como nos preparamos?
Os animais têm o dom natural do instinto. Eles sabem como sobreviver, como se reproduzir, como reunir alimentos e como evitar o perigo. Eles sabem disso porque Deus implantou esse conhecimento dentro deles. Através deste dom natural do instinto, eles sabem o que fazer e o que evitar.
Nós, como humanos, também temos instintos naturais básicos. Mas os nossos instintos naturais são suficientes apenas para nos ajudar a realizar aquilo que os animais realizam. Portanto, se quisermos obter um conhecimento ainda maior e saber como nos preparar espiritualmente adequadamente para a vinda repentina e inesperada de Cristo, então precisamos de mais.
A maneira mais adequada de nos prepararmos é através de uma graça especial pela qual Deus revela a Si mesmo e a Sua vontade à nossa razão humana. Quando isso acontecer, saberemos a melhor maneira de estarmos totalmente preparados para “aquele dia” quando ele chegar. Talvez uma das melhores maneiras de descrever essa habilidade seja descrevendo-a como um “instinto sobrenatural”. Quando os nossos instintos naturais se tornarem abertos à graça, e quando a informação na qual baseamos as nossas decisões diárias na vida nos chegar através de uma revelação contínua e pessoal de Deus através do dom infundido da fé, então descobriremos que simplesmente sabemos o que fazer e o que evitar. Por analogia, assim como um pássaro sabe que deve voar para o sul durante o inverno ou um salmão sabe que deve retornar ao seu local de nascimento para pôr seus ovos, também nós “saberemos” dentro do nosso espírito como melhor servir a vontade de Deus e, assim, esteja totalmente preparado para Seu retorno iminente. O “instinto sobrenatural” nada mais é do que permitirmos que a graça de Deus entre em nossas vidas para assumir o controle de tudo o que fazemos e nos conduzir ao cumprimento da perfeita e gloriosa vontade de Deus. Quando isso acontecer, podemos ter certeza de que estaremos perpetuamente preparados para tudo o que vier e nunca seremos pegos de surpresa como uma armadilha.
Reflita hoje se você é diariamente guiado pelo conhecimento da vontade de Deus vivo dentro de você como um instinto sobrenatural. Se esta linguagem lhe parece estranha, então talvez seja hora de refletir sobre a questão “Por quê?” Por que você não é guiado pela graça de Deus através de um dom contínuo de conhecimento sobrenatural de Sua vontade? E se essa linguagem ressoa dentro de você, então passe algum tempo refletindo sobre esse presente e sendo grato pela maneira como Deus realmente assumiu o controle da sua vida cotidiana.
Oração do Dia
Meu Senhor revelador, oro para que sempre conheça a Tua vontade e seja guiado apenas pelos Seus sussurros de graça gentis, mas inconfundíveis. Por favor, guie-me, querido Senhor, para que eu esteja perpetuamente preparado para a Sua vinda gloriosa e final no momento em que ela chegar. Jesus, eu confio em Ti.
A Liturgia Diária para os Católicos
Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.
A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.
Sobre o Autor
0 Comentários