Liturgia Diária – 21ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (26/08/2022)

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 21ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira, 26 de agosto de 2022.

Receba a Liturgia do Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Hoje do evangelho e Salmo do dia. Leia aqui a Liturgia de hoje no site Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Cor 1,17-25)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 17de fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a Boa Nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a cruz de Cristo da sua força própria. 18A pregação a respeito da cruz é uma insensatez para os que se perdem, mas para os que se salvam, para nós, ela é poder de Deus.

19Com efeito, está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e frustrarei a perspicácia dos inteligentes”. 20Onde está o sábio? Onde o mestre da Lei? Onde o questionador deste mundo? Acaso Deus não mostrou a insensatez da sabedoria do mundo? 21De fato, na manifestação da sabedoria de Deus, o mundo não chegou a conhecer Deus por meio da sabedoria; por isso, Deus houve por bem salvar os que creem por meio da insensatez da pregação.

22Os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria; 23nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos. 24Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, esse Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. 25Pois o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Quarta-feira (21/02/2024)

– Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial (Sl 32)

Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!/ Aos retos fica bem glorificá-lo./ Dai graças ao Senhor ao som da harpa,/ na lira de dez cordas celebrai-o!

— Pois reta é a palavra do Senhor,/ e tudo o que ele faz merece fé./ Deus ama o direito e a justiça,/ transborda em toda a terra a sua graça.

— O Senhor desfaz os planos das nações/ e os projetos que os povos se propõem./ Mas os desígnios do Senhor são para sempre,/ e os pensamentos que ele traz no coração,/ de geração em geração, vão perdurar.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 25,1-13)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes.

3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’.

Leia mais:  Liturgia Diária – Cátedra de São Pedro, Apóstolo - Festa, Quinta-feira (22/02/2024)

9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.

— Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Que experiência assustadora e preocupante seria. Esta passagem vem da Parábola das Dez Virgens. Cinco deles estavam preparados para encontrar nosso Senhor e os outros cinco não. Quando o Senhor veio, as cinco virgens insensatas estavam procurando mais óleo para suas lâmpadas e, quando voltaram, a porta da festa já estava trancada. A passagem acima revela o que aconteceu a seguir.

Jesus conta esta parábola, em parte, para nos acordar. Devemos estar prontos para Ele todos os dias. E como podemos ter certeza de que estamos prontos? Estamos prontos quando temos bastante “óleo” para nossas lâmpadas. O óleo representa especialmente a caridade em nossas vidas. Então, a pergunta simples a ser ponderada é esta: “Eu tenho caridade na minha vida?”

A caridade é mais do que um simples amor humano. Por “amor humano” queremos dizer uma emoção, sentimento, atração, etc. Podemos nos sentir assim por outra pessoa, por alguma atividade ou por muitas coisas na vida. Podemos “amar” praticar esportes, ou assistir filmes, etc.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Terça-feira (20/02/2024)

Mas a caridade é muito mais. Caridade significa que amamos com o coração de Cristo. Significa que Jesus colocou em nossos corações Seu próprio coração misericordioso e nós amamos com Seu amor. A caridade é um dom de Deus que nos permite alcançar e cuidar dos outros de maneiras que estão muito além de nossas próprias habilidades. A caridade é ação divina em nossas vidas e é necessária se quisermos ser acolhidos na festa do Céu.

Reflita, hoje, se você pode ou não ver o coração de Jesus vivo em seu próprio coração. Você pode vê-lo agindo em você, obrigando-o a alcançar os outros mesmo quando é difícil? Você diz e faz coisas que ajudam as pessoas a crescer em santidade de vida? Deus age em você e através de você para fazer a diferença no mundo? Se a resposta for “sim” para essas perguntas, então a caridade certamente está viva em sua vida.

Oração do Dia

Senhor do amor perfeito, faça do meu coração uma morada adequada para o seu próprio coração divino. Deixe meu coração bater com Seu amor e deixe minhas palavras e ações compartilharem Seu perfeito cuidado com os outros. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como o momento formal da missa católica. Mas seu verdadeiro significado é fazer com que os cristãos reflitam as palavras e praticar seus ensinamentos no dia a dia.

A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, trazendo orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.