Liturgia Diária – 22ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (01/09/2022)

Liturgia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 22ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira, 1 de setembro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Cor 3,18-23)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo ao Coríntios.

Irmãos, 18ninguém se iluda: Se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade; 19pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus. Com efeito, está escrito: “Ele apanha os sábios em sua própria astúcia”, 20e ainda: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que são vãos”.

21Portanto, que ninguém ponha a sua glória em homem algum. Com efeito, tudo vos pertence: 22Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro, tudo é vosso, 23mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.

– Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial (Sl 23)

Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,/ o mundo inteiro com os seres que o povoam;/ porque ele a tornou firme sobre os mares,/ e sobre as águas a mantém inabalável.

—“Quem subirá até o monte do Senhor,/ quem ficará em sua santa habitação?”/ “Quem tem mãos puras e inocente coração,/ quem não dirige sua mente para o crime.

— Sobre este desce a bênção do Senhor/ e a recompensa de seu Deus e Salvador”./ “É assim a geração dos que o procuram,/ e do Deus de Israel buscam a face”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 5,1-11)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.

4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.

8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

— Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

“Jogue em águas profundas…” Há um grande significado para esta pequena linha.

Em primeiro lugar, é importante notar que os Apóstolos pescaram a noite toda sem sucesso. Eles provavelmente ficaram desapontados com a falta de peixes e não estavam prontos para pescar um pouco mais. Mas Jesus manda Simão fazer isso e ele faz. O resultado é que eles pegaram mais peixes do que pensavam que poderiam lidar.

Mas o único significado simbólico que não devemos perder é que Jesus diz a Simão para se jogar nas águas “profundas”. O que isso significa?

Esta passagem não é apenas sobre o milagre físico de pescar; antes, é muito mais sobre a missão de evangelizar almas e cumprir a missão de Deus. E o simbolismo de mergulhar em águas profundas nos diz que devemos estar todos dentro e totalmente comprometidos se quisermos evangelizar e difundir a Palavra de Deus como somos chamados a fazer.

Quando ouvimos a Deus e agimos de acordo com a Sua palavra, nos comprometendo com a Sua vontade de forma radical e profunda, Ele produzirá um abundante apanhado de almas. Essa “pega” virá de maneira inesperada em um momento inesperado e será claramente a obra de Deus.

Mas pense no que teria acontecido se Simão tivesse rido e dito a Jesus: “Desculpe, Senhor, terminei de pescar por hoje. Talvez amanhã.” Se Simão tivesse agido dessa maneira, ele nunca teria sido abençoado com essa pescaria abundante. O mesmo acontece conosco. Se deixarmos de ouvir a voz de Deus em nossas vidas e não atendermos aos Seus mandamentos radicais, não seremos usados ​​da maneira que Ele deseja nos usar.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Reflita, hoje, sobre sua disposição de agir de acordo com a voz do Salvador. Você está disposto a dizer “sim” a Ele em todas as coisas? Você está disposto a seguir radicalmente a direção que Ele dá? Se sim, você também ficará surpreso com o que Ele faz em sua vida.

Oração do Dia

Senhor, desejo me lançar em águas profundas e evangelizar radicalmente da maneira como me chamas. Ajuda-me a dizer “Sim” a Ti em todas as coisas. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Para os católicos, a liturgia é uma forma de renovação do sacrifício de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. A Liturgia Diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os cristãos uma reflexão que pode ser inserida em suas vidas.

A Liturgia Diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira “Leito” que significa: público. E a segunda palavra “Ergos” que significa: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é entendida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição da igreja católica.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *