Liturgia Diária – 25ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (22/09/2022)

Homilia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 25ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira, 22 de setembro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Aqui você fica sabendo qual o Evangelho do Dia de Hoje e acompanha a Liturgia aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Eclesiastes 1, 2-11

Leitura do Livro do Eclesiastes:

‘Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade.’ 3Que proveito tira o homem de todo o trabalho com o qual se afadiga debaixo do sol? 4Uma geração passa, outra lhe sucede, enquanto a terra permanece sempre a mesma. 5O sol se levanta, o sol se deita, apressando-se para voltar ao seu lugar, donde novamente torna a levantar-se. 6Dirigindo-se para o sul e voltando para o norte, ora para cá, ora para lá, vai soprando o vento, para retomar novamente o seu curso. 7Todos os rios correm para o mar, e contudo o mar não transborda; voltam ao lugar de onde saíram para tornarem a correr. 8Tudo é penoso, difícil para o homem explicar. A vista não se cansa de ver, nem o ouvido se farta de ouvir. 9O que foi, será; o que aconteceu, acontecerá: 10não há nada de novo debaixo do sol. Uma coisa da qual se diz: ‘Eis aqui algo de novo’, também esta já existiu nos séculos que nos precederam. 11Não há memória do que aconteceu no passado, nem também haverá lembrança do que acontecer, entre aqueles que viverão depois.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 89 (90)

Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

– Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: ‘Voltai ao pó, filhos de Adão!’ Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.

– Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: De manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca.

– Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!

– Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,7-9

– Aleluia, Aleluia, Aleluia

– Sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14,6).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 7O tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: ‘Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?’ E procurava ver Jesus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Herodes nos ensina tanto algumas qualidades ruins quanto algumas boas. As ruins são bastante óbvias. Herodes estava vivendo uma vida muito pecaminosa e, finalmente, sua vida desordenada o levou a mandar decapitar São João Batista. Mas a Escritura acima revela uma qualidade interessante que devemos tentar imitar.

Herodes estava interessado em Jesus. “Ele continuou tentando vê-lo”, diz a Escritura. Embora isso não tenha levado Herodes a aceitar a mensagem original de João Batista e se arrepender, foi pelo menos um primeiro passo.

Por falta de terminologia melhor, talvez possamos chamar esse desejo de Herodes de “santa curiosidade”. Ele sabia que havia algo único em Jesus e queria entendê-lo. Ele queria saber quem era Jesus e ficou intrigado com Sua mensagem.

Embora todos nós sejamos chamados a ir muito mais longe do que Herodes na busca da verdade, ainda podemos reconhecer que Herodes é uma boa representação de muitos em nossa sociedade. Muitos estão intrigados com o Evangelho e tudo o que nossa fé apresenta. Eles ouvem com curiosidade o que o papa diz e como a Igreja reage às injustiças no mundo. Além disso, a sociedade como um todo muitas vezes nos condena e critica a nós e à nossa fé. Mas isso ainda revela um sinal de seu interesse e desejo de ouvir o que Deus tem a dizer, especialmente através de nossa Igreja.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Terça-feira (16/04/2024)

Reflita, hoje, sobre duas coisas. Primeiro, reflita sobre seu próprio desejo de saber mais. E quando você descobrir esse desejo não pare por aí. Permita que isso o aproxime da mensagem de nosso Senhor. Em segundo lugar, esteja atento à “santa curiosidade” daqueles ao seu redor. Talvez um vizinho, membro da família ou colega de trabalho tenha demonstrado interesse no que sua fé e no que nossa Igreja tem a dizer. Quando você ver isso, ore por eles e peça a Deus para usar você como Ele fez com o Batista para levar Sua mensagem a todos que a buscam.

Oração do Dia

Senhor, ajuda-me a te buscar em todas as coisas e em todos os momentos. Quando a escuridão se aproximar, ajude-me a descobrir a luz que Você revelou. Então me ajude a trazer essa luz para um mundo em grande necessidade. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Reflexão Diária das palavras do Evangelho depois dessa leitura. Esta reflexão é feita em geral por interpretação própria do celebrante.

O ponto mais alto da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *