Liturgia Diária – 26ª Semana do Tempo Comum, Sábado (01/10/2022)

Liturgia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 26ª Semana do Tempo Comum, Sábado, 1 de outubro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Jó 42, 1-3.5-6, 12-16

Leitura do Livro de Jó:

1Jó respondeu ao Senhor, dizendo: 2’Reconheço que podes tudo e que para ti nenhum pensamento é oculto. 3- Quem é esse que ofusca a Providência, sem nada entender? – Falei, pois, de coisas que não entendia, de maravilhas que ultrapassam a minha compreensão. 5Conhecia o Senhor apenas por ouvir falar, mas, agora, eu o vejo com meus olhos. 6Por isso me retrato e faço penitência no pó e na cinza’. 12O Senhor abençoou a Jó no fim de sua vida mais do que no princípio; ele possuía agora catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. 13Teve outros sete filhos e três filhas: 14a primeira chamava-se ‘Rola’, a segunda ‘Cássia’, e a terceira ‘Azeviche’. 15Não havia em toda a terra mulheres mais belas que as filhas de Jó. Seu pai lhes destinou uma parte da herança, entre os seus irmãos. 16Depois destes acontecimentos, Jó viveu cento e quarenta anos, e viu seus filhos e os filhos de seus filhos até a quarta geração. E Jó morreu velho e repleto de anos.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 118 (119)

Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos.

– Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

– Para mim foi muito bom ser humilhado, porque assim eu aprendi vossa vontade!

– Sei que os vossos julgamentos são corretos, e com justiça me provastes, ó Senhor!

– Porque mandastes, tudo existe até agora; todas as coisas, ó Senhor, vos obedecem!

– Sou vosso servo: concedei-me inteligência, para que eu possa compreender vossa Aliança!

– Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10, 17-24

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 17Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: ‘Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome.’ 18Jesus respondeu: ‘Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.’ 21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: ‘Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.’ 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: ‘Felizes os olhos que vêem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir.’

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Isso teria sido impressionante. Os setenta e dois tinham poder sobre os demônios quando invocavam o nome do Senhor Jesus. Este era um poder que eles tinham que os surpreendeu mais do que qualquer coisa.

Muito provavelmente, se víssemos alguém realmente possuído por um demônio e exigíssemos que o demônio saísse em nome de Jesus, e o demônio fosse embora, também ficaríamos impressionados. Embora esta seja uma experiência incomum no sentido mais estrito. Há algumas coisas a dizer sobre isso.

Primeiro, sim, é impressionante e, sim, Jesus tem plena autoridade sobre o maligno. Portanto, os setenta e dois deveriam ter ficado muito felizes ao ver Seu poder operando através deles.

Em segundo lugar, devemos estar cientes do fato de que, embora não encontremos pessoas totalmente possuídas, encontramos as obras do maligno diariamente. Então, uma coisa que esta Escritura deve nos dizer é que precisamos confiar no poder de Jesus para agir através de nós enquanto o mal é combatido. Devemos orar com confiança para que nosso mundo seja liberto do maligno e devemos ter plena fé de que o poder de Cristo operará através de nossa oração.

Terceiro, embora combater o mal diretamente seja essencial, Jesus aproveita esta ocasião para salientar que há algo muito mais importante. Ele diz que devemos nos regozijar principalmente porque nossos “nomes estão escritos no céu”. Em outras palavras, o poder sobre o maligno não é o objetivo final. O céu é. O crescimento em santidade e virtude são os principais objetivos que devemos ter na vida.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Terça-feira (07/05/2024)

Reflita, hoje, sobre seu dever de repreender o maligno e suas obras em nome de Jesus. Mas reflita ainda mais sobre seu chamado à santidade de vida e crescimento na virtude. Estes, mais do que qualquer outra coisa, são o caminho para o Céu!

Oração do Dia

Senhor da verdadeira santidade, ajuda-me a ter confiança em teu poder para vencer o maligno e suas obras. Mas, mais importante, ajude-me a voltar continuamente meus olhos para Ti e para o céu, fazendo da santidade de vida meu objetivo principal. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Para os católicos, a liturgia é uma forma de renovação do sacrifício de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. A Liturgia Diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os cristãos uma reflexão que pode ser inserida em suas vidas.

A Liturgia Diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira “Leito” que significa: público. E a segunda palavra “Ergos” que significa: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é entendida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição da igreja católica.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *