Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Sábado (10/10/2026)

Homilia

Liturgia Diária de Sábado, 10 de outubro de 2026.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Veja a Leitura e Homilia de Hoje do evangelho do dia e Oração do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Gl 3,22-29)

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.

Irmãos, 22 a Escritura pôs todos e tudo sob o jugo do pecado, a fim de que, pela fé em Jesus Cristo, se cumprisse a promessa em favor dos que creem. 23 Antes que se inaugurasse o regime da fé, nós éramos guardados, como prisioneiros, sob o jugo da Lei. Éramos guardados para o regime da fé, que estava para ser revelado. 24 Assim, a Lei foi como um pedagogo que nos conduziu até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. 25 Mas, uma vez inaugurado o regime da fé, já não estamos na dependência desse pedagogo. 26 Com efeito, vós todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. 27 Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28 O que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só, em Jesus Cristo. 29 Sendo de Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.

Leia mais:  Liturgia Diária – 28ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (13/10/2026)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 104 (105)

– O Senhor se lembra sempre da Aliança!

– Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus!

– Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!

– Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 11,27-28)

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27 enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28 Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

No Evangelho de hoje, uma mulher, admirada com Jesus, eleva a voz no meio da multidão e proclama feliz aquela que o trouxe ao mundo. Era uma forma espontânea de elogiar Jesus por meio de sua mãe. Cristo, porém, aproveita aquelas palavras para conduzir seus ouvintes a uma verdade ainda mais profunda: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.”

Leia mais:  Liturgia Diária – Bem-aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida – Solenidade | Segunda-feira (12/10/2026)

Essa resposta não diminui a grandeza de Maria. Pelo contrário, revela uma das razões mais profundas de sua bem-aventurança. Nossa Senhora não foi apenas aquela que gerou Jesus em seu ventre; foi também aquela que acolheu a Palavra de Deus com fé e permitiu que ela conduzisse toda a sua vida. Desde o seu “faça-se em mim segundo a tua palavra”, Maria tornou-se modelo perfeito de escuta, confiança e obediência.

Também nós somos chamados a essa mesma felicidade. Podemos ouvir o Evangelho, conhecer os ensinamentos de Jesus e participar das celebrações, mas a Palavra precisa ultrapassar nossos ouvidos e alcançar nossas atitudes. Escutar verdadeiramente significa permitir que Deus transforme nossa maneira de falar, perdoar, servir, trabalhar e conviver com os outros.

Este breve Evangelho nos apresenta, portanto, um caminho muito concreto de santidade: ouvir e praticar. Depois de escutarmos a Palavra, podemos perguntar: “O que Deus está me pedindo hoje?” Talvez seja reconciliar-nos com alguém, abandonar um comportamento errado, ajudar uma pessoa ou dedicar mais tempo à oração. Que, seguindo o exemplo da Virgem Maria, saibamos guardar a Palavra no coração e transformá-la em vida. A verdadeira felicidade prometida por Cristo não está apenas em conhecermos sua mensagem, mas em permitir que ela produza frutos concretos em nossa caminhada diária.

Oração do Dia

Meu bendito Senhor, Vós sois glorioso acima de todas as coisas e me convidais, assim como a todas as Vossas criaturas, a participar da Vossa própria vida. Concedei-me a graça de que necessito para me afastar da confusão e das ilusões da vida, a fim de que eu ouça apenas a Vós e responda somente à Vossa voz. Entrego-me à Vossa santa vontade, querido Senhor. Ao fazê-lo, peço-Vos que derrameis sobre mim todas as bênçãos que desejais conceder. Jesus, eu confio em Vós.

Leia mais:  Liturgia Diária – 28ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (13/10/2026)

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.