Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (10/10/2023)

Homilia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 10 de outubro de 2023.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Veja a Leitura e Homilia de Hoje do evangelho do dia e Oração do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Jonas 3, 1-10

Leitura da Profecia de Jonas:

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2’Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar’. 3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: ‘Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída.’ 5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: ‘Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas. 9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer.’ 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 129 (130)

– Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

-Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!

Leia mais:  Liturgia Diária – 14ª Semana do Tempo Comum, Sábado (13/07/2024)

– Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.

– Espere Israel pelo Senhor mais que o vigia pela aurora! Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. Ele vem libertar a Israel de toda a sua culpa.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10, 38-42

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: ‘Senhor, não te importas que minha irmó me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!’ 41O Senhor, porém, lhe respondeu: ‘Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.’

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

De muitas maneiras, esta declaração de nosso Senhor resume a mensagem mais importante e central do Evangelho. Todos somos chamados a escolher “a melhor parte” todos os dias.

Jesus era amigo íntimo de Marta, Maria e Lázaro. Ele visitava frequentemente a casa deles, que ficava a uma curta distância de Jerusalém. Nesta ocasião, quando Jesus visitava a sua casa, um destes irmãos, Maria, colocou-se aos pés de Jesus, ouvindo-O e conversando com Ele. Marta estava ocupada com detalhes importantes da hospitalidade e parecia chateada com Maria, então confrontou Jesus, pedindo-lhe que dissesse a Maria para ajudá-la. Mas ao fazê-lo, ela também estava tentando, sem saber, dissuadir Maria do propósito mais importante de sua vida.

Leia mais:  Liturgia Diária – São Bento, abade, Memória, Quinta-feira (11/07/2024)

Ao sentar-se aos pés de Jesus, Maria nos deu um exemplo do foco mais importante que devemos ter na vida. Embora nossos dias sejam preenchidos com muitas tarefas necessárias, como cozinhar, limpar, trabalhar, divertir-se e cuidar dos outros, nunca devemos esquecer aquilo para o qual fomos criados e o que faremos por toda a eternidade: adoração aos nossos glorioso Deus.

Considere tudo o que ocupa o seu dia. Embora a maior parte do que você faz possa ser importante, você diariamente reserva um tempo para adorar nosso Senhor, ouvi-lo e glorificá-lo através de sua oração? Muitas vezes podemos reservar tempo para muitas outras tarefas importantes na vida, bem como para aquelas que não são tão importantes. Podemos passar horas em tarefas domésticas, mergulhar no cinema, dedicar noites inteiras à leitura, cumprir nossos deveres no local de trabalho, mas dedicar apenas um ou dois minutos por dia, ou mesmo isso, à oração silenciosa e à adoração ao nosso Deus!

O que aconteceria com sua vida se você escolhesse “a melhor parte” durante uma hora inteira todos os dias? E se você decidisse que a primeira hora do seu dia seria dedicada a uma imitação de Maria na passagem do Evangelho e que você não faria nada além de adorar Jesus através da oração silenciosa e da meditação? A princípio, você pode pensar nas muitas outras tarefas que poderia estar realizando naquele momento. Você pode decidir que não tem tempo para orações prolongadas todos os dias. Mas isso é verdade? Talvez você esteja realmente sendo Marta consigo mesmo, dizendo a si mesmo que deveria fazer coisas mais importantes com seu tempo e que Jesus entenderá se você não passar um tempo a sós com Ele em adoração e oração todos os dias. Se for você, fique muito atento a esta passagem do Evangelho. De muitas maneiras, Jesus deseja profundamente dizer isso sobre você. Ele quer dizer de você que você escolheu a melhor parte por um longo período de tempo todos os dias e que isso não será tirado de você.

Leia mais:  Liturgia Diária – 14ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (12/07/2024)

Reflita hoje sobre o que é mais importante na vida. Dissipe desculpas e tentações de simplesmente cumprir todos os outros deveres importantes da vida, negligenciando o que é mais importante. Reflita sobre a simples verdade de que Jesus deseja que você dedique muito tempo a Ele todos os dias para oração e adoração silenciosa. Não ceda a desculpas e distrações. Comprometa-se a permanecer aos pés de Jesus, adorando-O, ouvindo-O e amando-O. Se o fizer, descobrirá que a sua vida está mais ordenada e que o tempo que passa em oração produz mais bons frutos do que qualquer outro dever importante que cumpre todos os dias.

Oração do Dia

Meu Senhor convidativo, acredito que a adoração a Ti em oração silenciosa e devota é o dever mais importante que tenho que cumprir todos os dias. Que eu nunca seja dissuadido de te adorar todos os dias, dedicando todo o tempo que Tu desejares à oração silenciosa e amorosa. Que eu descubra este dom da oração, querido Senhor, e sente-me aos Teus pés com Maria e com todos os santos gloriosos. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.