Liturgia Diária – 29º Domingo do Tempo Comum (20/10/2024)
![Liturgia Diária – 29º Domingo do Tempo Comum (20/10/2024) 1 Liturgia Diária](https://www.mundodoscatolicos.com.br/wp-content/uploads/2022/01/liturgia-diaria.jpg)
Liturgia Diária de Domingo, 20 de outubro de 2024.
Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Reflita a Homilia do Dia do Evangelho e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Is 53,10-11)
Leitura do Livro do Profeta Isaías
O Senhor quis macerá-lo com sofrimentos. Oferecendo sua vida em expiação, ele terá descendência duradoura, e fará cumprir com êxito a vontade do Senhor. 11 Por esta vida de sofrimento, alcançará luz e uma ciência perfeita. Meu Servo, o justo, fará justos inúmeros homens, carregando sobre si suas culpas.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 32 (33)
— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, pois, em vós, nós esperamos!
— Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.
— No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
2ª Leitura
Segunda Leitura (Hb 4,14-16)
Leitura da Carta aos Hebreus
Irmãos: 14 Temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus. Por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos. 15 Com efeito, temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado. 16 Aproximemo-nos, então, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mc 10,35-45)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Jesus Cristo veio servir, Cristo veio dar sua vida. Jesus Cristo veio salvar, viva Cristo, Cristo viva!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 35 Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36 Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?” 37 Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!” 38 Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39 Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40 Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”. 41 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42 Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43 Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44 e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45 Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Que declaração ousada de Tiago e João. Mas observe a gentileza na resposta de Jesus. Os outros apóstolos, porém, não foram tão gentis. Lemos que quando ouviram falar deste pedido de Tiago e João, “ficaram indignados” com isso. Em resposta, Jesus explica a todos que “quem quiser ser grande entre vós será vosso servo; quem quiser ser o primeiro entre vocês será escravo de todos”.
Nossa natureza humana decaída é regularmente tentada a desejar grandeza, prestígio, honras e admiração mundanas. Queremos que os outros pensem bem de nós e até nos invejem. Mas isso é um pecado. Lembre-se de que esta foi uma das tentações que Jesus venceu no deserto. O diabo tentou nosso Senhor prometendo-Lhe o domínio terreno sobre todas as nações. Jesus rejeitou esta tentação e, ao fazê-lo, fornece toda a graça que precisamos para fazer o mesmo.
Uma coisa que esta passagem revela é que nosso Senhor é paciente conosco enquanto trabalhamos com nossos pecados. Ele foi paciente e gentil com Tiago e João enquanto eles tentavam ganhar lugares de honra próximos a Ele. Ele foi paciente com a indignação dos outros apóstolos quando eles lutaram contra a inveja e o ciúme. E Jesus será paciente conosco enquanto trabalhamos com os pecados que mais nos tentam.
Além de Sua paciência, Jesus também nos fornece as ferramentas que precisamos para superar nossas próprias tentações. Uma ferramenta que Jesus nos fornece é a própria verdade. A verdade de Jesus, encontrada nos Seus muitos ensinamentos e no exemplo que Ele deu, é muitas vezes contrária à sabedoria da nossa época e às tendências que experimentamos na nossa natureza humana decaída. Na verdade, podemos ter certeza de que quase todas as tendências e desejos que experimentaremos na vida serão desordenados até certo ponto. Isto ocorre porque a nossa própria natureza humana está desordenada por causa do pecado original. A única maneira de reordenar nossos desejos e tendências é voltar-nos para as verdades claras e profundas que nosso Senhor nos deu.
Quanto ao desejo de honras e grandezas mundanas, Jesus fornece a verdade dita acima: “quem quiser ser grande entre vós será vosso servo; quem quiser ser o primeiro entre vocês será escravo de todos”. Você deseja ser um servo? E para ir ainda mais longe, você deseja ser escravo de todos? Espero que sim, mas provavelmente não.
A reordenação dos nossos desejos e tendências começa por confrontá-los gentilmente com a verdade que Jesus falou. É útil ver Jesus dizer-nos estas palavras com toda a gentileza e amor, tal como fez com os apóstolos. Enfrentar a verdade dentro da nossa natureza humana decaída não precisa ser difícil. Só dificultamos quando nos recusamos a admitir nossos distúrbios. Na realidade, a conversão dos nossos corações e a reordenação dos nossos desejos pode ser um processo suave, pacífico e até alegre, se permitirmos que o nosso Senhor fale conosco da forma como falou aos apóstolos. É claro que, quando nos tornarmos obstinados, hipócritas ou permanecermos em negação, nosso Senhor se tornará mais severo e sentiremos a dor do nosso pecado. Mas quando encaramos a verdade com abertura e com a vontade de deixar que a graça nos mude, converter-nos-emos mais rapidamente e experimentaremos a alegria e a liberdade que o abraço da verdade confere.
Reflita hoje sobre os desejos desordenados desses apóstolos. Reflita também sobre a gentil correção que Jesus lhes fez. Ao fazer isso, olhe para dentro de sua própria alma e procure descobrir os desejos e tendências desordenadas que Jesus quer reordenar dentro de você. Não tenha medo de enfrentar as verdades gentis e libertadoras que nosso Senhor quer lhe falar. Ouça-O, esteja aberto e aceite sabiamente o que Ele lhe diz para que você seja livre e experimente as alegrias que o aguardam.
Oração do Dia
Meu Senhor libertador, Você fala toda a Verdade de forma clara e gentil. Você deseja entrar na minha vida, revelar meu pecado e me ajudar a superá-lo. Por favor, dê-me a graça que preciso para sempre ouvi-lo e permitir que suas palavras mudem minha vida. Por favor, liberte-me de todos os desejos e tendências desordenadas em minha vida, querido Senhor, para que eu possa experimentar a alegria da verdadeira liberdade. Jesus, eu confio em Ti.
A Liturgia Diária para os Católicos
Usada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações. E também pode ser utilizada em outros momentos como em Grupos de Meditação e Orações.
Apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo todos os dias, o ponto central é a missa dominical. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de fé.
Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em unidade. Durante a celebração da missa católica, a Liturgia do Dia pode ser praticada por gestos, palavras ou sinais .
Sobre o Autor
0 Comentários