Liturgia Diária – 30ª Semana do Tempo Comum, Sábado (29/10/2022)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 30ª Semana do Tempo Comum, Sábado, 29 de outubro de 2022.

Leia aqui diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Comentada do Evangelho. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Filipenses 1,18-26

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:

Irmãos: 18De qualquer maneira, com segundas intenções ou com sinceridade, Cristo é anunciado. E eu me alegro com isso, e sempre me alegrarei. 19Pois eu sei que isso resultará na minha salvação graças à vossa oração e à assistência do Espírito de Jesus Cristo. 20Segundo a minha viva expectativa e a minha esperança, não terei de corar de vergonha. Se a minha firmeza continuar total, como sempre, então Cristo vai ser glorificado no meu corpo, seja pela minha vida, seja pela minha morte. 21Pois para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro. 22Entretanto, se o viver na carne significa que meu trabalho será frutuoso, neste caso, não sei o que escolher. 23Sinto-me atraído para os dois lados: tenho o desejo de partir, para estar com Cristo – o que para mim seria de longe o melhor – 24mas para vós é mais necessário que eu continue minha vida neste mundo. 25Por isso, sei com certeza que vou ficar e continuar com vós todos, para que possais progredir e alegrar-vos na fé. 26Assim, com a minha volta para junto de vós, vai aumentar ainda a razão de vos gloriardes em Cristo Jesus.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

Salmo

Salmo 41 (42)

Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo!

– Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh’alma por vós, ó meu Deus!

– Minha alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?

– Peregrino e feliz caminhando para a casa de Deus, entre gritos, louvor e alegria da multidão jubilosa.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14, 1.7-11

– Aleluia, Aleluia, Aleluia

– Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou de coração humilde e manso! (Mt 11,29)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8’Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.’

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Ao contar esta parábola para aqueles que jantam com Ele na casa do fariseu, Jesus toca uma corda em seus corações. É claro que Sua audiência estava repleta daqueles que buscavam a estima dos outros e estavam muito preocupados com sua reputação social. Teria sido um pensamento assustador para eles ocupar o lugar de honra em um banquete apenas para serem constrangidos pelo anfitrião quando solicitado a se mudar para um lugar mais baixo. Essa humilhação era clara para aqueles que estavam presos no mundo do prestígio social.

Jesus usa esse exemplo embaraçoso como forma de destacar seu orgulho e o perigo de viver de maneira tão orgulhosa. Ele continua dizendo: “Porque todo aquele que se exalta será humilhado, mas quem se humilha será exaltado”.

Nunca podemos examinar nossas consciências com frequência suficiente em relação ao orgulho. O orgulho é referido como a “Mãe de todos os pecados” por uma razão. O orgulho leva a todos os outros pecados e, de muitas maneiras, é a fonte de todos os pecados. Portanto, se queremos buscar a perfeição na vida, devemos buscar a verdadeira humildade diariamente.

A humildade nada mais é do que ver as coisas como elas são. Uma pessoa humilde se vê na verdade de Deus. Isso pode ser difícil de fazer porque exige que nos vejamos como fracos e dependentes de Deus. Podemos ser capazes de realizar muitas coisas mundanas por meio de nossa própria força e trabalho árduo. Mas não podemos alcançar a felicidade e a bondade a menos que nos abramos para a verdade de nossas fraquezas e dependência de Deus para todas as coisas.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

A humildade também ajuda a purificar nossos corações de algo que é muito difícil de abandonar. O orgulho nos leva a buscar profundamente a estima dos outros e a depender dessa estima para nossa felicidade. Esse é um caminho perigoso porque nos deixa constantemente dependentes das opiniões dos outros. E com demasiada frequência, as opiniões dos outros são baseadas em critérios falsos e superficiais.

Reflita, hoje, sobre como você está livre das opiniões enganosas e falsas dos outros. Claro, você precisa procurar regularmente conselhos daqueles que conhece e ama. Mas você deve permitir-se depender apenas de Deus e de Sua Verdade. Quando você fizer isso, você estará bem no caminho da verdadeira humildade.

Oração do Dia

Senhor da Verdade, por favor, faça-me humilde. Tire todo o orgulho da minha vida para que eu possa me voltar apenas para você e sua vontade. Ajuda-me a me preocupar apenas com a Verdade que Tu estabeleces e a usar isso como a única medida de minha alma. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, o padre ou celebrante faz, por livre interpretação, a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal que descreve a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *