Liturgia Diária – 34ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (26/11/2024)

Homilia de Hoje

Liturgia Diária de Terça-feira, 26 de novembro de 2024.

Receba a Liturgia do Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Hoje do evangelho e Oração do dia. Leia aqui a Liturgia de hoje no site Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Ap 14,14-19)

Leitura do Livro do Apocalipse de São João

Eu, João, 14 na minha visão, vi uma nuvem branca e sentado na nuvem alguém que parecia um “filho de homem”. Tinha na cabeça uma coroa de ouro e, nas mãos, uma foice afiada. 15 Saiu do Templo um outro anjo, gritando em alta voz para aquele que estava sentado na nuvem: “Lança tua foice, e ceifa. Chegou a hora da colheita. A seara da terra está madura!” 16 E aquele que estava sentado na nuvem lançou a foice, e a terra foi ceifada. 17 Então saiu do templo que está no céu mais um anjo. Também ele tinha nas mãos uma foice afiada. 18 E saiu, de junto do altar, outro anjo ainda, aquele que tem o poder sobre o fogo. Ele gritou em alta voz para aquele que segurava a foice afiada: “Lança a foice e colhe os cachos da videira da terra, porque as uvas já estão maduras”. 19 E o anjo lançou a foice afiada na terra, e colheu as uvas da videira da terra. Depois, despejou as uvas no grande lagar do furor de Deus.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 95 (96)

— O Senhor vem julgar nossa terra.

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana do Advento, Quarta-feira (04/12/2024)

— O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas

— Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 21,5-11)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Permanece fiel até a morte, e a coroa da vida eu te darei!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 5 algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6 “Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7 Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8 Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9 Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10 E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11 Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

De forma literal, esta profecia de nosso Senhor se tornou realidade. Em 70 d.C., o Templo sobre o qual comentavam foi destruído. Depois de profetizar isso, Jesus passa a alertar os discípulos de que muitas confusões virão. Haverá falsos profetas, guerras e insurreições, terremotos poderosos, fomes, pragas, “e visões impressionantes e sinais poderosos virão do céu”. Por que Jesus profetiza todas essas coisas?

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana do Advento, Quinta-feira (05/12/2024)

A resposta foi simples. Ele não estava tentando assustá-los. Ele não estava simplesmente tentando satisfazer a curiosidade deles. Em vez disso, Ele os estava alertando e preparando a todos nós para que não fôssemos enganados ou aterrorizados quando eles viessem. Ele diz: “Cuidado para não ser enganado” e “não tenha medo”.

Como diz o velho ditado: “A vida não é uma tigela de cerejas”. Enquanto vivermos neste mundo caído, o caos, a confusão, o engano, o abuso, o escândalo, o conflito e coisas do género estarão à nossa volta. E quando nos deparamos com tal dificuldade, surge a tentação do medo, da raiva e do desespero. Sejam conflitos familiares, agitação civil ou mesmo divisões dentro da própria Igreja, Deus quer que permaneçamos em paz e confiemos sempre Nele.

Tome a própria vida de Jesus como exemplo. Ele foi preso, acusado falsamente, condenado à morte e crucificado. E apesar de tudo, Ele permaneceu em paz, sabendo que Seu sofrimento se tornaria a própria fonte de uma nova vida. Deus pode usar todas as coisas para o bem daqueles que O amam e servem.

Reflita hoje sobre o fato inegável de que sua vida envolverá dificuldades. Às vezes, essa dificuldade é auto-imposta como resultado do seu pecado, e às vezes é imposta injustamente por causa do pecado de outra pessoa. Verdade seja dita, só devemos nos preocupar com o nosso próprio pecado. Se surgirem outros desafios que estão fora de seu controle, use-os como oportunidades para confiar. Confie a Deus todas as coisas, cada sofrimento, cada perseguição, cada tragédia, cada luta, tudo. Se Deus, o Pai, pôde realizar o maior bem já conhecido através do assassinato brutal de Seu próprio Filho divino, então Ele certamente pode fazer o mesmo com tudo o que você oferece a Ele em confiança. Confie em todos os momentos e em todas as circunstâncias, e nosso Senhor todo-poderoso trará o bem de tudo.

Leia mais:  Liturgia Diária – São Francisco Xavier, presbítero - Memória, Terça-feira (03/12/2024)

Oração do Dia

Meu Senhor mais poderoso, Você nos alertou sobre as muitas dificuldades que surgiriam antes de Seu retorno glorioso. Você fez isso para ajudar a nos preparar e nos fortalecer nesses momentos de provação. Por favor, dê-me a graça que preciso para sempre confiar em Ti e entregar a Ti cada cruz que carrego. Eu acredito, querido Senhor, que Você pode trazer o bem de tudo, mesmo das coisas que são mais difíceis na vida. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como o momento formal da missa católica. Mas seu verdadeiro significado é fazer com que os cristãos reflitam as palavras e praticar seus ensinamentos no dia a dia.

A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, trazendo orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    1 Comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.