Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (05/05)

Salmo do Dia

Liturgia Diária da 3ª Semana da Páscoa, quinta-feira, 5 de maio de 2022.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Primeira Leitura, Salmo do Dia e Evangelho. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 8,26-40)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 26um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi. 27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém.

28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?”

31O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém me explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra”.

34E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?” 35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiam o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. 37Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?”

38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco. 39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesareia.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 65)

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Nações, glorificai ao nosso Deus, anunciai em alta voz o seu louvor! É ele quem dá vida à nossa vida, e não permite que vacilem nossos pés.

— Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!

— Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 6,44-51)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.

48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (22/04/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Esta passagem bíblica nos revela um maravilhoso princípio espiritual que precisamos entender e viver se quisermos nos aproximar de Deus. É o princípio de ser atraído a Jesus pelo Pai.

Antes de tudo, é importante entender a primeira parte do que Jesus diz: “Ninguém pode vir a mim a menos que…” Isso nos diz que vir a Jesus com fé, crescer nessa fé e crescer em nosso amor a Deus não é algo que podemos fazer sozinhos. Vir à fé é uma resposta à ação de Deus em nossa vida.

Isso é importante entender se desejamos estabelecer um relacionamento autêntico com Cristo, porque nos revela o fato de que devemos deixar Deus dar o primeiro passo nesse relacionamento. Quando permitimos que Ele faça isso, é nossa responsabilidade responder.

É claro que isso não significa que apenas nos sentamos passivamente esperando que Deus nos alcance. Deus está constantemente estendendo a mão, constantemente falando e constantemente nos chamando para perto dele. Portanto, nossa primeira responsabilidade é sintonizar Seu gentil “cortejo”. Isso vem na forma de suaves sussurros da graça, convidando-nos a nos voltarmos mais completamente para Ele e a nos rendermos mais plenamente a cada dia.

Em nosso mundo agitado, é muito fácil nos deixar distrair pelas muitas vozes concorrentes. É fácil ouvir o puxão e até o empurrão do mundo e todas as suas tentações. O mundo tornou-se muito bom em penetrar nossos curtos períodos de atenção e oferecer satisfações rápidas que, em última análise, nos deixam vazios.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Terça-feira (23/04/2024)

Mas a voz de Deus e Seu convite são bem diferentes. Encontram-se no silêncio interior. No entanto, não precisamos estar em um mosteiro para alcançar esse silêncio interior. Em vez disso, é alcançado por períodos fiéis de oração todos os dias e um hábito formado de se voltar para Deus em todas as coisas. É alcançado quando respondemos ao chamado de Deus e depois o fazemos de novo, e de novo, e assim por diante. Isso cria o hábito de ser atraído, ouvir, responder e ser atraído ainda mais para responder novamente.

Reflita, hoje, em quão bem você ouve a Deus. Tente encontrar pelo menos alguns minutos (ou mais) de silêncio hoje. Feche os olhos e ouça. Ouça Deus falando com você. Quando Ele o atrair, responda a Ele com muita generosidade. Esta é a melhor escolha que você pode fazer todos os dias!

Oração do Dia

Senhor do silêncio sustentador, por favor, atraia-me, aproxime-me e ajude-me a reconhecer Sua voz. Ao ouvir-te chamar, ajuda-me a responder-te com muita generosidade. Minha vida é sua, querido Senhor. Ajude-me a desejá-lo ainda mais. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *