Liturgia Diária – 3ª Semana do Advento, Sexta-feira (16/12/2022)

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 3ª Semana do Advento, Sexta-feira, 16 de dezembro de 2022.

Confira diariamente a Homilia do Evangelho de Hoje dos Católicos em nosso site. Acompanhe a Liturgia de hoje com Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Isaías 56, 1-3.6-8

Leitura do livro do Profeta Isaías:

1Isto diz o Senhor: ‘Cumpri o dever e praticai a justiça, minha salvação está prestes a chegar e minha justiça não tardará a manifestar-se’. 2Feliz do homem que assim proceder e que nisso perseverar, observando o sábado, sem o profanar, preservando suas mãos de fazer o mal. 3aNão diga o estrangeiro que aderiu ao Senhor: ‘Por certo o Senhor me excluirá de seu povo’. 6Aos estrangeiros que aderem ao Senhor, prestando-lhe culto, honrando o nome do Senhor, servindo-o como servos seus, a todos os que observam o sábado e não o profanam, e aos que mantêm aliança comigo, 7- a esses conduzirei ao meu santo monte e os alegrarei em minha casa de oração; aceitarei com agrado em meu altar seus holocaustos e vítimas, pois minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’. 8Diz o Senhor Deus, que reúne os dispersos de Israel: ‘Ainda reunirei com eles outros, além dos que já estão reunidos’.

– Palavra do Senhor
– Graças a Deus

Salmo

Salmo 66 (67)

Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

– Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana da Quaresma, Terça-feira (27/02/2024)

– Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.

– A terra produziu sua colheita: o Senhor e nosso Deus nos abençoa. Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 5, 33-36

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Vinde visitar-nos, ó Senhor, em grande paz e segurança, para que nos alegremos ante vós com reto coração!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

Naquele tempo, Jesus disse aos judeus: 33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. 36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

É verdade que quando temos algo de bom, algo de que gostamos, algo pelo qual somos gratos, facilmente nos regozijamos com essa coisa boa. Mas quando o que temos de bom é substituído por algo ainda melhor, deixamos o velho e nos apegamos ao novo. Em um nível sobrenatural, foi isso que aconteceu quando as pessoas passaram de seguidores de São João Batista para seguidores de Jesus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2º Domingo da Quaresma (25/02/2024)

A princípio, muitas pessoas se alegraram com a “luz” de João. Eles gostaram de sua pregação e de seu testemunho pessoal e viram os efeitos do batismo de arrependimento que ele oferecia em suas vidas. Mas quando as pessoas foram apontadas para Jesus, tornando-se Seus novos seguidores, elas teriam ficado ainda mais alegres e em paz com seu novo Senhor. A transição inicial pode ter sido difícil. Mas ao conhecerem a própria Pessoa de Jesus, eles teriam ficado profundamente gratos.

A passagem acima aponta esse princípio espiritual. Para muitas pessoas, “João era uma lâmpada acesa e brilhante”, e seus seguidores estavam muito contentes com tudo o que João lhes dava. Mas Jesus mostra aos seguidores de João que Seu testemunho é muito maior.

Qual foi o “testemunho” de Jesus? Primeiro, Ele diz que são as obras que o Pai lhe deu para realizar. Estes foram Seus milagres, Sua pregação e Seu testemunho pessoal de virtude que deixaram tantos maravilhados. Mas Jesus continua dizendo que o Pai também testificou em Seu nome. Isso significa que a grandeza de Jesus se encontra especialmente no fato de que aqueles que O encontraram, encontraram também o Pai Celestial que não veem com seus olhos. Mas Jesus deixa claro que quando eles O veem e ouvem, eles também estão encontrando o Pai.
Uma coisa que isso nos diz é que devemos estar abertos ao testemunho do Pai em nossas vidas. O testemunho do Pai é realizado ao permitirmos que nossas almas ouçam verdadeiramente a voz do Pai falando a nós por meio do Filho. Tudo o que Jesus fez e falou nas Escrituras, todas as graças transmitidas através dos Sacramentos, e cada encontro com Nosso Senhor através da oração são formas de conhecer o Pai Celestial.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana da Quaresma, Segunda-feira (26/02/2024)

Reflita, hoje, sobre a profunda realidade de que Deus Pai deseja um relacionamento profundo e pessoal com você. Ele quer falar com você, revelar-se a você e se aproximar de você. Não deixe que este Advento passe sem buscar em oração a Sua voz, permitindo que Ele testemunhe a você sobre Seu amor e cuidado por você. O Filho de Deus veio a este mundo para se tornar um com você. E por meio dessa unidade, Ele revela a você o amor do Pai Celestial.

Oração do Dia

Santíssimo Pai Celestial, desejo conhecer-Te e o Teu amor perfeito e íntimo por mim. Por favor, abra minha mente e coração para Ti mais plenamente nesta época do Advento, para que eu possa me afastar de todas as luzes fracas e passageiras deste mundo e chegar à única e profunda Luz de Seu amoroso Coração. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Para a comunidade católica, a liturgia é uma maneira de renovação do sacrifício de Jesus Cristo pela salvação da humanidade. A Liturgia Diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os católicos, a reflexão que pode fazer parte de suas vidas.

A Liturgia Diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira palavra “Leito” que significa: público. E a segunda “Ergos” que quer dizer: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é tida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição católica da igreja.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.