Liturgia Diária – 3ª Semana do Advento, Terça-feira (17/12/2024)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 17 de dezembro de 2024.

Receba diariamente a Liturgia Diária Comentada dos Católicos em nosso portal. Acompanhe as Leituras de Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Gn 49,2.8-10)

Leitura do Livro do Gênesis

Naqueles dias, Jacó chamou seus filhos e disse: 2 “Juntai-vos e ouvi, filhos de Jacó, ouvi Israel, vosso pai! 8 Judá, teus irmãos te louvarão; pesará tua mão sobre a nuca de teus inimigos, se prostrarão diante de ti os filhos de teu pai. 9 Judá, filhote de leão: subiste, meu filho, da pilhagem; ele se agacha e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará? 10 O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 71 (72)

— Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.

— Das montanhas venha a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça! Este Rei defenderá os que são pobres, os filhos dos humildes salvará

— Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!

— Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!

Leia mais:  Liturgia Diária – Santa Inês, virgem e mártir, Memória - Terça-feira (21/01/2025)

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 1,1-17)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Ó Sabedoria do Altíssimo, que tudo determina com doçura e com vigor: oh, vem nos ensinar o caminho da prudência!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2 Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3 Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4 Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5 Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6 Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7 Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8 Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9 Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10 Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11 Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12 Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13 Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14 Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15 Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16 Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17 Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2º Domingo do Tempo Comum (19/01/2025)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

A última linha da passagem do Evangelho acima oferece muito para meditarmos neste dia e durante a semana que se inicia. “Dela nasceu Jesus, que é chamado de Cristo.” Que realidade incrível celebramos! O próprio Deus assumiu nossa vida humana, experimentou a concepção, o nascimento, a infância, a juventude, etc. Como humano, Ele também experimentou ódio, abuso, perseguição e assassinato. Mais uma vez, que realidade incrível celebramos!

Durante os próximos oito dias, as leituras da Missa centrar-se-ão mais diretamente nesta surpreendente realidade. Refletimos hoje sobre a linhagem de Cristo Jesus e vemos que Ele vem da linhagem de Abraão e Davi e que Seus ancestrais foram os grandes Juízes, Reis e Sacerdotes Levíticos. Nos próximos dias de preparação para o Natal, refletiremos sobre o papel de São José, a resposta da nossa Mãe Santíssima ao anjo, a Visitação, a falta de fé de Zacarias e a fé perfeita da nossa Mãe Santíssima.

Ao entrarmos nesta oitava de preparação imediata para a celebração do nascimento de Cristo, use-a como um momento de verdadeira preparação espiritual. Embora todo o Advento seja um período de preparação, estes dias finais devem centrar-se especialmente nos grandes mistérios que rodeiam a Encarnação e o nascimento do Menino Jesus. Devemos ponderar sobre as pessoas que Deus escolheu para estarem intimamente envolvidas, e devemos refletir sobre os mínimos detalhes sobre como esse milagre dos milagres aconteceu.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (20/01/2025)

Reflita hoje sobre o verdadeiro motivo do Advento e do Natal. Esta última semana que antecede o Natal pode muitas vezes ser repleta de ocupações e outras formas de preparação, como compras, culinária, viagens, decoração, etc. Embora todas essas outras preparações tenham um lugar, não negligencie a preparação mais importante: a preparação espiritual de sua alma. Passe algum tempo com as Escrituras esta semana. Saboreie a história. Pense na incrível realidade que estamos prestes a celebrar.

Oração do Dia

Meu precioso Senhor, agradeço-te por teres vindo habitar entre nós e agradeço-te por esta época do Advento em que posso ponderar em oração tudo o que Tu fizeste por mim. Por favor, faça desta última semana antes do Natal um momento de verdadeira preparação, no qual pondero em oração a surpreendente realidade da Sua Encarnação. Que esta última semana de preparação não seja desperdiçada, mas antes usada como base para uma celebração gloriosa e orante do santo dom do Natal. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

A palavra “liturgia” já era comum nos tempos antigos, mas foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser usada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos a seguir.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é dividida em 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, podem haver duas ou mais Leituras também.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.