Liturgia Diária – 3ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (22/01/2024)

Homilia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Segunda-feira, 22 de janeiro de 2024.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Aqui você fica sabendo qual o Evangelho do Dia de Hoje e acompanha a Liturgia aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Samuel 5, 1-7.10

Leitura do segundo livro de Samuel:

1 Então todas as tribos de Israel vieram a Davi, em Hebrom, e falaram, dizendo: Eis-nos aqui, somos teus ossos e tua carne. 2 E também outrora, sendo Saul ainda rei sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o Senhor te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel, e tu serás príncipe sobre Israel. 3 Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, em Hebrom; e o rei Davi fez com eles acordo em Hebrom, perante o Senhor; e ungiram a Davi rei sobre Israel. 4 Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; quarenta anos reinou. 5 Em Hebrom reinou sobre Judá sete anos e seis meses, e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá. 6 E partiu o rei com os seus homens a Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra; e falaram a Davi, dizendo: Não entrarás aqui, pois os cegos e os coxos te repelirão, querendo dizer: Não entrará Davi aqui. 7 Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi. 10 Davi ia, cada vez mais, aumentando e crescendo, porque o Senhor Deus dos Exércitos era com ele.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 88 (89)

– Minhas verdade e meu amor estarão sempre com ele.

– Outrora vós falastes em visões a vossos santos: “Coloquei uma coroa na cabeça de um herói e do meio deste povo escolhi o meu eleito.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

– Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele minha mão onipotente, e meu braço poderoso há de ser a sua força.

– Minhas verdade e meu amor estarão sempre com ele, sua força e seu poder, por meu nome, crescerão. Eu farei que ele estenda sua mão por sobre os mares, e a sua mão direita estenderei por sobre os rios”.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3, 22-30

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebul, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto nos pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

A essa altura, Jesus estava totalmente engajado em Seu ministério público. Ele curou os doentes e coxos, expulsou muitos demônios, chamou os Doze Apóstolos e deu-lhes autoridade sobre os espíritos malignos, e pregou as Boas Novas a muitos. Pouco antes desta passagem do Evangelho, alguns membros da própria família de Jesus o criticaram, alegando que Jesus estava louco. Então os escribas começaram a condenar publicamente nosso Senhor.

Os escribas enfrentaram um dilema. Eles viram Jesus expulsar demônios daqueles que estavam possuídos, então precisavam encontrar uma explicação. Eles concluíram que Jesus era capaz de expulsar demônios pelo poder do príncipe dos demônios. Jesus continua abordando as críticas dos escribas, identificando a sua condenação como um pecado contra o Espírito Santo. Jesus explica que todo pecado pode ser perdoado, exceto o pecado contra o Espírito Santo. Ele diz que “quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão, mas será culpado de um pecado eterno”. Mas por que?

Neste caso, o pecado contra o Espírito Santo não é apenas a falsa condenação proferida pelos escribas contra Jesus. Em primeiro lugar, o pecado deles é de obstinação. Eles falaram falsamente sobre o nosso Senhor, o que é um pecado grave, mas o pior é que o fizeram de tal forma que permaneceram firmemente enraizados no seu erro. Eles se recusaram a humilhar-se e a reconsiderar o seu erro. E é esta teimosia que os deixa com um “pecado eterno”.

Talvez a lição mais importante que podemos aprender desta passagem é que devemos evitar permanecer obstinados no nosso orgulho. Devemos ser sempre humildes e estar prontos e dispostos a reexaminar as nossas ações. A humildade nos ajudará a lembrar perpetuamente que podemos facilmente ser enganados na vida. E embora isso aconteça de tempos em tempos de várias maneiras, se permanecermos humildes e abertos à mudança, poderemos sempre receber a misericórdia de Deus e encontrar o perdão. Mas se formos orgulhosos e continuamente nos recusarmos a admitir os nossos erros, então também seremos potencialmente culpados de um pecado contra o Espírito Santo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

Reflita hoje sobre qualquer tendência que você tenha em sua vida para ser teimoso. A teimosia pode ser uma virtude quando a teimosia é um compromisso inabalável com o Evangelho e com a vontade de Deus. No entanto, você deve sempre reexaminar intencionalmente o caminho em que está, para que possa mudar quando esse caminho começar a se desviar da Verdade de Deus. Humilhe-se hoje e permita que a voz de Deus o conduza de volta de quaisquer erros com os quais você luta agora.

Oração do Dia

Meu misericordioso Jesus, peco todos os dias e continuarei a não te seguir com perfeição. Por esta razão, agradeço-Te pela Tua abundante misericórdia. Por favor, ajude-me a estar sempre aberto a essa misericórdia, reexaminando regularmente as minhas decisões na vida. Dá-me humildade, querido Senhor, para sempre me arrepender e voltar para Ti quando eu me desviar. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Reflexão Diária das palavras do Evangelho depois dessa leitura. Esta reflexão é feita em geral por interpretação própria do celebrante.

O ponto mais alto da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *