Liturgia Diária – 5ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (13/02/2025)

Reflexão do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária de Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Oração do dia e as Liturgias Diárias com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Gn 2,18-25)

Leitura do Livro do Gênesis

O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. 19 Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu, e trouxe-os a Adão para ver como os chamaria; todo o ser vivo teria o nome que Adão lhe desse. 20 E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens, mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. 21 Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. 22 Depois, da costela tirada de Adão, O Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. 23 E Adão exclamou: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’ porque foi tirada do homem”. 24 Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. 25 Ora, ambos estavam nus, Adão e sua mulher, e não se envergonhavam.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 127 (128)

Leia mais:  Liturgia Diária – 14ª Semana do Tempo Comum, Sábado (12/07/2025)

— Felizes todos os que respeitam o Senhor.

— Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!

— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.

— Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 7,24-30)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Acolhei docilmente a Palavra semeada em vós, meus irmãos; ela pode salvar vossas vidas!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 24 Jesus saiu dali e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido. 25 Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26 A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27 Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. 28 A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”. 29 Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30 Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.

Leia mais:  Liturgia Diária – 14ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (10/07/2025)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

O amor dos pais é poderoso. E a mulher nesta história claramente ama a filha. É esse amor que leva esta mãe a procurar Jesus na esperança de que Ele liberte a sua filha do demônio que a possuiu. Curiosamente, esta mulher não era da fé judaica. Ela era gentia, estrangeira, mas sua fé era muito real e profunda.

Quando Jesus encontrou esta mulher pela primeira vez, ela implorou-lhe que libertasse sua filha do demônio. A resposta de Jesus foi inicialmente surpreendente. Ele lhe disse: “Deixe as crianças serem alimentadas primeiro. Pois não é certo tirar a comida dos filhos e jogá-la aos cachorros”. Em outras palavras, Jesus estava dizendo que Sua missão era primeiramente para o povo de Israel, o povo escolhido da fé judaica. Eles eram os “filhos” de quem Jesus estava falando, e os gentios, como esta mulher, eram chamados de “os cães”. Jesus falou assim com essa mulher não por grosseria, mas porque Ele podia ver sua fé profunda e queria dar-lhe uma oportunidade de manifestar essa fé para que todos vissem. E foi o que ela fez.

A mulher respondeu a Jesus: “Senhor, até os cachorrinhos debaixo da mesa comem as sobras dos filhos”. Suas palavras não foram apenas excepcionalmente humildes, mas também baseadas em profunda fé e profundo amor por sua filha. Como resultado, Jesus responde com generosidade e imediatamente liberta a filha do demônio.

Leia mais:  Liturgia Diária – São Bento, abade – Memória | Sexta-feira (11/07/2025)

Nas nossas vidas, é fácil cair na armadilha de pensar que merecemos a misericórdia de Deus. Podemos pensar que temos direito à graça de Deus. E embora Jesus deseje profundamente derramar Sua graça e misericórdia em superabundância sobre nossas vidas, é essencial que compreendamos plenamente nossa indignidade diante Dele. A disposição do coração desta mulher é para nós um exemplo perfeito de como devemos nos achegar ao nosso Senhor.

Reflita hoje sobre o belo exemplo desta mulher de profunda fé. Leia suas palavras em espírito de oração repetidas vezes. Tente compreender sua humildade, sua esperança e seu amor pela filha. Ao fazer isso, ore para ser capaz de imitar a bondade dela, a fim de compartilhar as bênçãos que ela e sua filha receberam.

Oração do Dia

Meu misericordioso Senhor, confio no Teu amor perfeito por mim e por todos os povos. Rezo especialmente por aqueles que carregam fardos pesados ​​e por aqueles cujas vidas estão profundamente entrelaçadas com o mal. Por favor, liberte-os, querido Senhor, e receba-os em Sua família para que se tornem verdadeiros filhos de Seu Pai. Que eu tenha a humildade e a fé que preciso para ajudar a trazer esta abundância de graça para os outros. Jesus, eu confio em Ti.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.