Liturgia Diária – Apresentação de Nossa Senhora – Memória, Segunda-feira (21/11/2022)

Liturgia do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Segunda-feira, 21 de novembro de 2022.

Confira diariamente a Homilia do Evangelho do Dia dos Católicos em nosso site. Acompanhe a Primeira Leitura, Evangelho do dia, Salmo e Homilia do Evangelho de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Zc 2,14-17)

Leitura da Profecia de Zacarias.

14“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação.”

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório Lc 1,46-47.48-49.50-51.52-53.54-55 (R. cf. 54b)

O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

— A minh’alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,

— Pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome.

— Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.

— Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (26/04/2024)

— Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 12,46-50)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— Feliz quem ouve e observa a Palavra de Deus! (Lc 11,28)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Ela realmente deu mais do que todo o resto? De acordo com Jesus, ela fez! Então, como pode ser isso? Esta passagem do Evangelho nos revela como Deus vê nossa doação em comparação com a visão mundana.

O que é dar e generosidade? É sobre quanto dinheiro temos? Ou é algo mais profundo, algo mais interior? Certamente é o último.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

Dar, neste caso, refere-se a dinheiro. Mas isso é simplesmente uma ilustração de todas as formas de doação que somos chamados a oferecer. Por exemplo, também somos chamados a dar o nosso tempo e os nossos talentos a Deus para o amor dos outros, para a edificação da Igreja e para a difusão do Evangelho.

Olhe para dar a partir desta perspectiva. Considere a doação de alguns dos grandes santos que viveram vidas ocultas. Santa Teresa de Lisieux, por exemplo, deu sua vida a Cristo de inúmeras pequenas maneiras. Ela vivia dentro das paredes de seu convento e tinha pouca interação com o mundo. Portanto, do ponto de vista mundano, ela deu muito pouco e fez pouca diferença. No entanto, hoje ela é considerada uma das maiores doutoras da Igreja, graças ao pequeno presente de sua autobiografia espiritual e ao testemunho de sua vida.

O mesmo pode ser dito de você. Talvez você seja alguém que está ocupado com o que parecem ser pequenas e insignificantes tarefas diárias. Talvez cozinhar, limpar, cuidar da família e afins que ocupam o seu dia. Ou talvez seu emprego ocupe a maior parte do que você faz todos os dias e você descobre que tem pouco tempo para “grandes” coisas oferecidas a Cristo. A questão é realmente esta: como Deus vê seu serviço diário?

Reflita, hoje, sobre seu chamado na vida. Talvez você não seja chamado para sair e fazer “grandes coisas” de uma perspectiva pública e mundana. Ou talvez você nem faça “grandes coisas” visíveis dentro da Igreja. Mas o que Deus vê são os atos diários de amor que você faz da menor das maneiras. Abraçar seu dever diário, amar sua família, oferecer orações diárias, etc., são tesouros que você pode oferecer a Deus todos os dias. Ele vê isso e, o mais importante, vê o amor e a devoção com que você os faz. Portanto, não ceda a uma noção falsa e mundana de grandeza. Faça pequenas coisas com muito amor e estará dando em abundância a Deus a serviço de Sua santa vontade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

Oração do Dia

Senhor de verdadeira grandeza, entrego-me a Ti e ao Teu serviço hoje e todos os dias. Que eu faça tudo o que sou chamado a fazer com muito amor. Por favor, continue a mostrar-me o meu dever diário e ajude-me a abraçar esse dever de acordo com a Sua santa vontade. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A palavra “liturgia” já era comum na antiguidade, mas depois dos séculos VIII e IX é que a liturgia passou a ser usada pela igreja grega e fazendo parte da igreja católica também.

A Liturgia Diária é utilizada nas missas e existe uma liturgia diferente para cada dia do ano. A Liturgia Diária é composta por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Mas em alguns dias, também podem ter duas ou mais Leituras também.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *