Liturgia Diária – Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria – Solenidade, Domingo (18/08/2024)
Liturgia Diária de Domingo, 18 de agosto de 2024.
Confira diariamente a Liturgia Diária Hoje dos Católicos em nosso site. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos: Primeira Leitura, Evangelho e Oração do Dia.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Cron 15,3-4.15-16; 16,1-2)
Leitura do Primeiro Livro das Crônicas
Naqueles dias, 3 Davi convocou todo o Israel em Jerusalém, a fim de transportar a arca do Senhor para o lugar que lhe havia preparado. 4 Davi reuniu também os filhos de Aarão e os levitas. 15 Os filhos de Levi levaram a arca de Deus, com os varais sobre os ombros, como Moisés havia mandado, de acordo com a ordem do Senhor. 16 Davi ordenou aos chefes dos levitas que designassem seus irmãos como cantores, para entoarem cânticos festivos, acompanhados de instrumentos musicais, harpas, cítaras e címbalos. 16,1 Tendo, pois, introduzido a arca de Deus e colocado no meio da tenda que Davi tinha armado, ofereceram na presença de Deus holocaustos e sacrifícios pacíficos. 2 Depois de oferecer os holocaustos e os sacrifícios pacíficos, Davi abençoou o povo em nome do Senhor.
– Palavra do Senhor.
ou
Primeira Leitura (Ap 11,19a; 12,1.3-6a.10ab)
Leitura do Livro do Apocalipse de São João
Abriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a arca da Aliança. 12,1 Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 3 Então apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo. Tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete coroas. 4 Com a cauda, varria a terça parte das estrelas do céu, atirando-as sobre a terra. O Dragão parou diante da Mulher que estava para dar à luz, pronto para devorar o seu Filho, logo que nascesse. 5 E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o Filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 6a A mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar. 10ab Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 131 (132)
— Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso, subi com vossa arca poderosa!
— Nós soubemos que a arca estava em Éfrata e nos campos de Iaar a encontramos: entremos no lugar em que ele habita, ante o escabelo de seus pés o adoremos!
— Que se vistam de alegria os vossos santos, e os vossos sacerdotes, de justiça! Por causa de Davi, o vosso servo, não afasteis do vosso Ungido a vossa face!
— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”
ou
Salmo 44 (45)
— À vossa direita se encontra a rainha, com veste esplendente de ouro de Ofir.
— As filhas de reis vêm ao vosso encontro, e à vossa direita se encontra a rainha com veste esplendente de ouro de Ofir.
— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: “Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!
— Entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real”.
2ª Leitura
Segunda Leitura (I Cor 15,54-57)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios
Irmãos: 54 Quando este ser corruptível estiver vestido de incorruptibilidade e este ser mortal estiver vestido de imortalidade, então estará cumprida a palavra da Escritura: “A morte foi tragada pela vitória. 55 Ó morte, onde está a tua vitória? Onde está o teu aguilhão?” 56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. 57 Graças sejam dadas a Deus que nos dá a vitória pelo Senhor nosso, Jesus Cristo.
– Palavra do Senhor.
ou
Segunda Leitura (I Cor 15,20-27a)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios
Irmãos: 20 Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. 21 Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. 22 Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. 23 Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. 24 A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. 25 Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. 26 O último inimigo a ser destruído é a morte. 27a Com efeito, “Deus pôs tudo debaixo de seus pés”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Evangelho do Dia
Evangelho (Lc 11,27-28)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Felizes aqueles que ouvem a palavra de Deus e a guardam!
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 27 Enquanto Jesus falava ao povo uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28 Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.
— Palavra da Salvação.
ou
Evangelho (Lc 1,39-56)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Maria é elevada ao céu, alegram-se os coros dos anjos.
— Glória a vós, Senhor.
Naqueles dias, 39 Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu”. 46 Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48 porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50 e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51 Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52 Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53 Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54 Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55 conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56 Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Deve ter sido um tanto chocante para as pessoas que ouviram Jesus dizer isso pela primeira vez. Imediatamente depois que Jesus disse isso, lemos que “Os judeus discutiam entre si, dizendo: ‘Como pode este homem dar-nos a sua carne para comer?’” Jesus abordou a confusão deles ainda mais diretamente, dizendo: “Amém, amém, eu digo a vós, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida dentro de vós”. Aqueles que estavam confusos devem ter ficado ainda mais confusos, e aqueles que acreditaram devem ter aprofundado a sua fé ao ouvirem Jesus ensinar de forma tão clara e profunda.
Claro, Jesus estava falando sobre a Eucaristia. A Eucaristia é verdadeiramente Seu Corpo e Sangue, Alma e Divindade. Nós sabemos disso. Nós acreditamos nisso. Mas de tempos em tempos, é uma prática espiritual útil revisitar o ensinamento direto e definitivo de nosso Senhor. No nível mais profundo, a Eucaristia permanecerá sempre um profundo mistério de fé. Como podemos comer Sua carne e beber Seu sangue? Para alguém sem fé e sem uma compreensão básica da Eucaristia, este ensinamento parece chocante e inacreditável. Na verdade, é fácil compreender como alguns dos primeiros ouvintes deste ensinamento discutiram entre si em confusão. Por isso, devemos ouvir as palavras de Jesus com o dom espiritual da compreensão, para não estarmos entre os que estão confusos. A compreensão é um dom do Espírito Santo que abre as nossas mentes para as profundas verdades espirituais que Jesus está revelando. Se tentarmos ouvir este ensinamento usando apenas a nossa razão humana, nunca compreenderemos.
Quando você considera o ensinamento de Jesus sobre a Sagrada Eucaristia, o que você entende e em que acredita? Considere especialmente o que se passa em sua mente quando você assiste à Santa Missa e se dirige para receber a Comunhão. O que normalmente acontece dentro de você naquele momento? Alguns avançam distraídos ou mesmo desinteressados, prestando mais atenção aos outros que os rodeiam do que à Eucaristia. Outros simplesmente seguem em frente por hábito, porque é isso que sempre fizeram. Alguns veem a Eucaristia mais como um símbolo da nossa participação no banquete de Deus. Mas alguns apresentam-se com uma profunda fome e sede espiritual de Deus, recebem-No com fé, amam-No profundamente enquanto O consomem, e ficam cheios de esperançosa expectativa de que a recepção deste santo dom os transformará interiormente e os colocará mais firmemente no caminho. O caminho para a santidade. Com qual pessoa você se parece mais?
Acreditar na Sagrada Eucaristia e recebê-la com a máxima fé e devoção só acontecerá quando acreditarmos. Mas acreditar não vem automaticamente. Primeiro requer compreensão. E a compreensão só virá quando permitirmos que as nossas mentes se envolvam no mistério e no ensinamento de Jesus, ponderem-no, contemplem-no, penetrem-no e abram-se à voz gentil e reveladora de Deus. Palavras não são suficientes para explicar este mistério. Basta a oração que se abre à voz de Deus.
Reflita hoje sobre como você aborda a Sagrada Comunhão todas as semanas. Comece pensando nas últimas vezes em que você foi receber nosso Senhor dessa maneira. A partir daí, pense em quão profundamente você entende aquele momento. É transformador para você? Você está entre aqueles que têm fome e sede de Jesus? Você percebe os efeitos espirituais que ocorrem dentro de você como resultado da recepção da Eucaristia? Se sim, então aprofunde a sua fé comprometendo-se a uma participação mais orante na Missa na próxima vez que assistir. Caso contrário, tente dar um passo atrás e examinar aquilo em que você realmente acredita, está confuso ou não acredita. Não há presente maior que receberemos na vida do que a Eucaristia. Acredite de todo o coração e a Eucaristia mudará a sua vida.
Oração do Dia
Meu Senhor Eucarístico, eu creio; ajude minha incredulidade. Agradeço-te pelo dom de Ti mesmo que me foi dado na recepção da Sagrada Comunhão. Por favor, continue a me ensinar sobre este Dom, querido Senhor. Abra minha mente para compreender, para que eu sempre me apresente para receber com a máxima fé, amor e esperança. Jesus, eu confio em Ti.
A Liturgia Diária para os Católicos
Além da Liturgia Diária Hoje, é comum que nas missas o celebrante, faça uma reflexão do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita geralmente por interpretação livre.
O principal ponto da Liturgia Diária, é o Mistério Pascal, que descreve a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao reino de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários