Liturgia Diária – Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, Terça-feira (16/07/2024)
Liturgia Diária de Terça-feira, 16 de julho de 2024.
Leia diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Receba a reflexão do Evangelho do Dia em nosso site e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Zc 2,14-17)
Leitura da Profecia de Zacarias
14 “Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15 Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16 O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17 Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Responsório Lc 1,46-47.48-49.50-51.52-53.54-55 (R. 49 ou:)
— O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.
Ou: Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!
— A minh’alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
— Pois, ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome!
— Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.
— Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.
— Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mt 12,46-50)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 46 enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47 Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48 Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49 E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50 Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Corazim e Betsaida eram cidades judaicas que Jesus visitava frequentemente para pregar e realizar muitos “feitos poderosos”. Eles estavam localizados logo ao norte de Sua cidade de residência, Cafarnaum. Tiro e Sidon eram cidades costeiras pagãs a nordeste de Corazim e Betsaida, no atual Líbano, e eram cidades conhecidas por sua vida imoral. Embora Jesus não tenha passado muito tempo nessas cidades, às vezes Ele as visitava. Durante a primeira visita registrada de Jesus ali, lembre-se de Seu encontro com a mulher siro-fenícia que implorou que Ele curasse sua filha (Mateus 15:21–28). A passagem do Evangelho citada acima ocorreu antes de Jesus fazer aquela viagem.
Por que Jesus foi tão severo com as cidades onde passou tanto tempo. Por que Ele repreendeu Corazim, Betsaida e Cafarnaum? Para responder a isto, é importante lembrar que Jesus passou a maior parte do Seu tempo pregando às “ovelhas perdidas da casa de Israel”. Em outras palavras, Sua missão principal durante Seu ministério público foi compartilhar o Evangelho com aqueles que eram descendentes de Abraão e foram encarregados da Lei de Moisés, dos ensinamentos dos profetas e dos ritos litúrgicos. Por essa razão, Jesus não só pregou com perfeição a essas pessoas, mas também fez milagre após milagre. E embora houvesse muitos que acreditaram Nele e se tornaram Seus discípulos, houve muitos outros que foram indiferentes ou que se recusaram terminantemente a acreditar Nele.
Hoje, Corazim, Betsaida e Cafarnaum podem ser vistas como símbolos daqueles católicos que nasceram e foram criados na fé e receberam uma boa formação dos seus pais e de outras pessoas. Muitos pais cujos filhos se desviaram da fé se perguntam o que fizeram de errado. Mas a verdade é que até o próprio Jesus foi rejeitado, apesar da Sua pregação perfeita, da Sua caridade perfeita e dos seus milagres inegáveis. E o mesmo acontece hoje. Há muitos que, apesar de terem sido criados na santa fé que nos foi dada pelo próprio Cristo, rejeitam essa fé e fecham os olhos ao Evangelho e à Igreja.
A repreensão de Jesus a essas cidades deveria ecoar hoje nas mentes daqueles que, apesar de terem recebido tanto em relação a uma boa educação, rejeitaram a Deus. É claro que essa rejeição nem sempre é absoluta e total. Mais frequentemente, é uma rejeição em graus. Primeiro, a rejeição vem na forma de falta à missa. Depois, compromissos morais. Depois, uma falta de fé. E eventualmente surge a confusão, a dúvida e uma completa perda de fé.
Se você é alguém que começou a trilhar o caminho de se tornar cada vez mais morno em sua fé, então a repreensão de Jesus a essas cidades deve ser entendida como também dirigida a você com amor. “A quem muito é dado, muito lhe será exigido…” (Lucas 12:48). Portanto, muito se espera daqueles que aprenderam bem a fé. E quando deixamos de viver de acordo com o que Deus exige de nós por amor, uma santa repreensão é exatamente o que precisamos.
Reflita hoje se a repreensão que Jesus lança contra essas cidades também é dirigida a você. Você foi abençoado com uma boa formação na fé? Se sim, você fez tudo o que podia para ajudar a nutrir essa fé e crescer em seu amor por Deus? Ou você permitiu que sua fé diminuísse, se tornasse morna e começasse a murchar e a morrer? Se você recebeu muito, foi criado na fé e foi privilegiado com bons exemplos em sua vida, então saiba que Deus espera muito de você. Responda a esse chamado elevado que lhe foi dado e responda a Deus de todo o coração.
Oração do Dia
Meu Jesus apaixonado, você derramou Seu coração e alma através de Sua pregação ao povo de Israel. Embora muitos Te tenham aceitado, muitos outros Te rejeitaram. Agradeço-Te pelo privilégio que me foi dado de ouvir a Tua santa Palavra pregada para mim. Ajude-me a responder a Ti de todo o coração para que eu seja contado entre aqueles que ouvem e acreditam. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.
E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.
Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.
Sobre o Autor
0 Comentários