Liturgia Diária – Conversão de São Paulo, Apóstolo, Quarta-feira (25/01/2023)

Homilia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quarta-feira, 25 de janeiro de 2023.

Acompanhe a Liturgia Diária Comentada de Hoje em nosso site. Confira a Liturgia de hoje completa com as Leituras, Evangelho do dia e Salmo aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 22,3-16

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, Paulo disse ao povo: 3″Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas fui criado aqui nesta cidade. Como discípulo de Gamaliel, fui instruído em todo o rigor da lei de nossos antepassados, tornando-me zeloso da causa de Deus, como acontece hoje convosco. 4Persegui até a morte os que seguiam esse caminho, prendendo homens e mulheres e jogando-os na prisão. 5Disso são minhas testemunhas o sumo sacerdote e todo o conselho dos anciãos. Eles deram-me cartas de recomendação para os irmãos de Damasco. Fui para lá a fim de prender todos os que encontrasse e trazê-los para Jerusalém, a fim de serem castigados. 6Ora, aconteceu que, na viagem, estando já perto de Damasco, pelo meio-dia, de repente uma grande luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim. 7Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’ 8Eu perguntei: ‘Quem és tu, Senhor?’ Ele me respondeu: ‘Eu sou Jesus, o nazareno, a quem tu estás perseguindo’. 9Meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que me falava. 10Então perguntei: ‘Que devo fazer, Senhor?’ O Senhor me respondeu: ‘Levanta-te e vai para Damasco. Ali te explicarão tudo o que deves fazer’. 11Como eu não podia enxergar, por causa do brilho daquela luz, cheguei a Damasco guiado pelas mãos dos meus companheiros. 12Um certo Ananias, homem piedoso e fiel à lei, com boa reputação junto de todos os judeus que aí moravam, 13veio encontrar-me e disse: ‘Saulo, meu irmão, recupera a vista!’ No mesmo instante, recuperei a vista e pude vê-lo. 14Ele, então, me disse: ‘O Deus de nossos antepassados escolheu-te para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires a sua própria voz. 15Porque tu serás a sua testemunha, diante de todos os homens, daquilo que viste e ouviste. 16E agora, o que estás esperando? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome dele!'”

Leia mais:  Liturgia Diária – 11ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (17/06/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 116 (117)

– Ide por todo o mundo, a todos pregai o evangelho.

– Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!

– Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 16, 15-18

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Eu vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor (Jo 15,16);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

– Palavra da Salvação.

– Glória a Vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

São Paulo (que em hebraico era conhecido como Saulo de Tarso) era um fariseu judeu devoto que defendia vigorosamente a lei. Após a ascensão de Jesus ao céu, a recém-encontrada fé cristã começou a crescer rapidamente. Como resultado, Saulo de Tarso tentou vigorosamente acabar com essa nova religião que ele considerava errônea. Ele viajou em busca de seguidores de Jesus para prender. Saulo até deu seu consentimento para o apedrejamento do diácono Santo Estêvão, o primeiro mártir. Porém, em uma de suas viagens, Saulo teve uma visão do Cristo ressuscitado que lhe falou gentilmente, dizendo: “Saulo, Saulo, por que você está me perseguindo?” (Atos 9:4). Foi nesse encontro que Saulo ficou cego por três dias.

Leia mais:  Liturgia Diária – 11ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (18/06/2024)

A linha citada acima são as palavras de Ananias, um devoto discípulo de Jesus. Ananias também teve uma visão de Jesus que lhe disse para ir até Saulo de Tarso e impor as mãos sobre ele para que fosse curado. Ananias também foi informado de que Saulo era “um instrumento escolhido” por meio do qual o Evangelho seria pregado aos “gentios, reis e filhos de Israel”.

Embora haja muitos aspectos fascinantes na história de São Paulo e sua conversão, também é inspirador refletir sobre a maneira pela qual Deus o converteu pela primeira vez. Jesus não foi duro com Saulo. Ele não estava condenando. Em vez disso, ele viu a bondade e o vigor de Saulo e sabia que ele responderia se tivesse a oportunidade. Embora Jesus tenha usado a ação poderosa de deixá-lo cego, Ele o fez porque viu muito potencial para o bem em Saulo.

Esta mesma verdade se aplica às nossas vidas. Cada um de nós tem um potencial incrível para o bem, e Deus vê isso. Deus está ciente de tudo o que Ele pode fazer conosco e está procurando nos atrair para Sua missão de compartilhar o Evangelho com os necessitados. A questão a ponderar é se você respondeu ou não às maneiras pelas quais Deus falou com você e o convidou a servi-lo com sua vida. O encontro de Saulo com Jesus foi poderoso e transformador não apenas porque ele estava cego por essa visão – foi poderoso e transformador, antes de mais nada, porque Saulo queria servir a Deus, mas estava tentando fazê-lo de maneira errônea. E uma vez que esse erro foi corrigido, Saulo respondeu de forma imediata e completa. Como resultado, Saulo tornou-se um dos maiores evangelistas da história da Igreja.

Leia mais:  Liturgia Diária – 11º Domingo do Tempo Comum (16/06/2024)

Reflita, hoje, sobre o desejo no coração de Jesus de convidá-lo para Sua missão. Embora você possa não estar ciente das muitas maneiras pelas quais Deus pode usá-lo, Jesus está totalmente ciente disso. Ele vê todos os seus dons e sabe quem Ele quer atrair para Si através de você. Diga “Sim” a Ele neste dia e faça isso com cada fibra de sua alma. Fazer isso permitirá que Deus faça grandes coisas através de você.

Oração do Dia

Senhor, eu te amo e desejo ser usado por ti da maneira que escolheres. Ajuda-me a converter meu coração mais plenamente a Ti, para que eu possa ser guiado por Tua mão gentil e poderosa. Aceito qualquer missão que Você me der e oro para que minha vida lhe dê verdadeira glória e promova Seu glorioso Reino na terra. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo o momento de formalização da missa, mas o seu verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia diária faz com que os cristãos reflitam as palavras e procurem trazê-las para o seu dia a dia como meio de vivenciar a Palavra de Deus em suas vidas.

A liturgia vem nos trazer ensinamentos de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus. A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *