Liturgia Diária – Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior, Sexta-feira (05/08/2022)
Liturgia Diária de Sexta-feira, 5 de agosto de 2022.
Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Primeira Leitura e o Evangelho do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Na 2,1.3;3,1-3.6-7)
Leitura da Profecia de Naum.
2,1“Eis sobre os montes os passos de um mensageiro, que anuncia a paz. Ó Judá, celebra tuas festas, cumpre tuas promessas: nunca mais Belial pisará teu solo; ele foi aniquilado. 3O Senhor há de restaurar a grandeza de Jacó, assim como a grandeza de Israel, pois os ladrões os saquearam e devastaram suas videiras.
3,1Ai de ti, cidade sanguinária, cheia de imposturas, cheia de espoliação e de incessante rapinagem. 2Estalo de chicotes, fragor de rodas, cavalos relinchando, ringir de carros impetuosos, cavaleiros à carga, 3espadas brilhando e lanças reluzentes, trucidados sem conta, mortos aos montes; cadáveres sem fim, tropeça-se sobre os corpos.
6Farei cair sobre ti tuas abominações, e te lançarei em rosto merecidos insultos; de ti farei um exemplo. 7Assim, todos os que te virem, fugirão para longe, dizendo: ‘Nínive está em ruínas! Quem terá compaixão dela? Onde achar quem a console?’”
– Palavra do Senhor.
Salmo
Responsório (Dt 32,35-41)
Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!
— Já vem o dia em que serão arruinados e o seu destino se apressa em chegar. Porque o Senhor fará justiça a seu povo e salvará todos aqueles que o servem.
— Saibam todos que eu sou, somente eu, e não existe outro Deus além de mim: quem mata e faz viver, sou eu somente, sou eu que firo e eu que torno a curar.
— Se eu afiar a minha espada reluzente e com as minhas próprias mãos fizer justiça, dos adversários todos hei de me vingar e vou retribuir aos que odeiam.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mt 16,24-28)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 24Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. 25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
26De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com seu Reino”.
— Palavra da Salvação.
Reflexão da Liturgia Diária
Há uma palavra muito importante nesta declaração de Jesus. É a palavra “deve”. Note que Jesus não disse que alguns de vocês podem ter que me seguir carregando sua cruz. Não, Ele disse que quem quiser me seguir deve…
Portanto, a primeira pergunta deve ser fácil de responder. Você deseja seguir a Jesus? Em nossas cabeças, essa é uma pergunta fácil. Sim, claro que temos. Mas esta não é uma pergunta que podemos responder apenas com nossas cabeças. Também deve ser respondida por nossa escolha de fazer o que Jesus disse ser uma necessidade. Ou seja, desejar seguir Jesus significa negar a si mesmo e tomar sua cruz. E agora? você deseja segui-Lo?
Espero que a resposta seja “sim”. Felizmente, resolvemos profundamente abraçar tudo o que está envolvido em seguir a Jesus. Mas isso não é um compromisso pequeno. Às vezes caímos na tola armadilha de pensar que podemos “meio” segui-lo aqui e agora e que tudo ficará bem e certamente entraremos no céu quando morrermos. Talvez isso seja verdade até certo ponto, mas se esse é o nosso pensamento, estamos perdendo o que é a vida e tudo o que Deus tem reservado para nós.
Negar a si mesmo e tomar sua cruz é, na verdade, uma vida muito mais gloriosa do que poderíamos imaginar por conta própria. É uma vida abençoada de graça e o único caminho para a realização final na vida. Nada poderia ser melhor do que entrar completamente em uma vida de auto-sacrifício total morrendo para nós mesmos.
Reflita, hoje, se você está ou não disposto a dizer “sim” a essa pergunta não apenas com a cabeça, mas também com toda a sua vida. Você está disposto a abraçar a vida de sacrifício para a qual Jesus está chamando você? Como é isso na sua vida? Diga “sim”, hoje, amanhã e todos os dias através de suas ações e você verá coisas gloriosas acontecerem em sua vida.
Oração do Dia
Meu glorioso Senhor, desejo seguir-te e escolho, hoje, negar todo o meu egoísmo. Eu escolho carregar a cruz da vida altruísta para a qual sou chamado. Que eu possa abraçar minha cruz com alegria e ser transformado por Ti através dessa escolha. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.
E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.
Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.
Sobre o Autor
0 Comentários