Liturgia Diária – Natividade de Nossa Senhora, Quinta-feira (08/09/2022)
Liturgia Diária da 23ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira, 8 de setembro de 2022.
Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leitura da Liturgia Diária de Hoje em nosso site. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Mq 5,1-4a)
Leitura do Livro do Profeta Miquéias.
Assim fala o Senhor: 1“Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. 2Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, 4ae ele mesmo será a paz”.
– Palavra do Senhor.
Salmo
Salmo Responsorial (Sl 70,6;12,6)
Exulto de alegria no Senhor.
— Sois meu apoio desde antes que eu nascesse,/ desde o seio maternal, o meu amparo:/ para vós o meu louvor eternamente!
— Uma vez que confiei no vosso amor,/ meu coração, por vosso auxílio, rejubile,/ e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!
Evangelho do Dia
Evangelho (Mt 1,18-23)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.
19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.
22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.
— Palavra da Salvação.
Reflexão da Liturgia Diária
Todos nós gostamos de comemorar aniversários. Hoje é a comemoração do aniversário da nossa querida mãe. Em dezembro homenageamos sua Imaculada Conceição. Em janeiro nós a celebramos como a Mãe de Deus. Em agosto celebramos sua Assunção ao Céu e há muitos outros dias ao longo do ano em que homenageamos um aspecto único de sua vida. Mas hoje é simplesmente a festa de aniversário dela!
Comemorar seu aniversário é uma forma de celebrar sua personalidade. Nós a celebramos simplesmente por ser ela mesma. Não nos concentramos necessariamente em nenhum dos aspectos únicos, belos e profundos de sua vida hoje. Não olhamos necessariamente para tudo o que ela realizou, seu perfeito sim a Deus, sua coroação no céu, sua assunção ou quaisquer outros detalhes. Todas as partes de sua vida são gloriosas, belas, inspiradoras e dignas de suas próprias festas e celebrações únicas.
Hoje, no entanto, simplesmente celebramos nossa Mãe Santíssima porque ela foi criada e trazida a este mundo por Deus e só isso vale a pena comemorar. Nós a honramos simplesmente porque a amamos e comemoramos seu aniversário como comemoraríamos o aniversário de qualquer pessoa que amamos e cuidamos.
Reflita, hoje, sobre o fato de que Mãe Maria é sua mãe. Ela realmente é sua mãe e vale a pena comemorar o aniversário dela da mesma forma que você comemoraria o aniversário de qualquer pessoa que fosse membro da sua família. Sua homenagem a Maria, hoje, é uma maneira de solidificar seu vínculo com ela e assegurar-lhe que você deseja que ela seja uma parte importante de sua vida.
Feliz aniversário, Mãe Santíssima! Nós te amamos muito!
Oração do Dia
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte. Amém. Precioso Jesus, pelo coração da Imaculada Virgem Maria, nossa Mãe, confiamos em Vós!
A Liturgia Diária para os Católicos
Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.
A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.
Sobre o Autor
0 Comentários