Liturgia Diária – Oitava da Páscoa – Sábado (06/04/2024)

Liturgia do Dia

Liturgia Diária de Sábado, 6 de abril de 2024.

Confira diariamente a Liturgia de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Oração de hoje. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 4,13-21)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas 13 ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução. Reconheciam que eles tinham estado com Jesus. 14 No entanto viam, de pé, junto a eles, o homem que tinha sido curado. E não podiam dizer nada em contrário.

15 Mandaram que saíssem para fora do Sinédrio, e começaram a discutir entre si: 16 “Que vamos fazer com esses homens? Eles realizaram um milagre claríssimo, e o fato tornou-se de tal modo conhecido por todos os habitantes de Jerusalém, que não podemos negá-lo. 17 Contudo, a fim de que a coisa não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos ameaçá-los, para que não falem mais a ninguém a respeito do nome de Jesus”. 18 Chamaram de novo Pedro e João e ordenaram-lhes que, de modo algum, falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 19 Pedro e João responderam: “Julgai vós mesmos, se é justo diante de Deus que obedeçamos a vós e não a Deus! 20 Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”.

21 Então, insistindo em suas ameaças, deixaram Pedro e João em liberdade, já que não tinham meio de castigá-los, por causa do povo. Pois todos glorificavam a Deus pelo que havia acontecido.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 117 (118)

— Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” O Senhor é minha força e o meu canto, e tornou-se para mim o Salvador. “Clamores de alegria e de vitória ressoem pelas tendas dos fiéis.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

— A mão direita do Senhor fez maravilhas, a mão direita do Senhor me levantou, a mão direita do Senhor fez maravilhas! O Senhor severamente me provou, mas não me abandonou às mãos da morte.

— Abri-me vós, abri-me as portas da justiça: quero entrar para dar graças ao Senhor! “Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!” Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 16,9-15)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! Sl 117(118),24

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

9 Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10 Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11 Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar.

12 Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13 Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14 Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado.

15 E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

A primeira pessoa registrada nas Escrituras a quem Jesus apareceu foi Maria Madalena. Notavelmente, foi dela quem Jesus expulsou sete demônios. Ser possuída por sete demônios tem sido tradicionalmente entendida como significando que ela estava completamente possuída. Antes de Jesus libertá-la, Satanás e Seus demônios haviam assumido completamente o controle de sua vontade por meio de sua livre submissão ao mal. E, no entanto, foi a ela, uma mulher com um passado tão horrível, que Jesus escolheu dar a honra da Sua primeira aparição. Que fato incrível!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Todo mundo tem um passado. Alguns foram pecadores graves. Outros, como Santa Teresinha de Lisieux, nunca cometeram um pecado mortal. Obviamente, a beleza de uma alma como Santa Teresinha é profundamente admirável, e tal alma será grandemente recompensada no Céu. Mas e o grave pecador? E quanto àqueles como Maria Madalena, que viveram vidas terrivelmente pecaminosas? O que nosso Senhor pensa sobre eles?

O fato de Maria Madalena ser a primeira pessoa registrada nas Escrituras a ter visto o Senhor ressuscitado deveria nos dizer muito sobre como Jesus vê uma pessoa que lutou muito contra um pecado grave, mas que mais tarde superou esse pecado e se voltou de todo o coração para o nosso Senhor. O pecado é desmoralizante. Quando não se arrepende, deixa uma perda de dignidade e integridade. No entanto, mesmo depois de se arrependerem, algumas pessoas continuarão a lutar contra a culpa e a vergonha prejudiciais. E para alguns, essas lutas podem se tornar uma arma pela qual o maligno tenta desencorajá-los de se sentirem dignos de servir ao Senhor com zelo e paixão.

Mas a verdade na mente de Deus é que os pecadores arrependidos são verdadeiras jóias e belos aos olhos de nosso Senhor. Eles são dignos das maiores honras. Deus não se detém em nossos pecados passados. Em vez disso, o nosso pecado passado, quando tivermos nos arrependido e perdoado, será um sinal eterno do amor e da misericórdia de Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Como você lida com seu pecado passado? Primeiro, você reconheceu isso completamente, se arrependeu e buscou o perdão de nosso Senhor? Se sim, isso ainda te assombra? O maligno ainda tenta lembrá-lo do seu passado e tirar a sua esperança na misericórdia de Deus?

Reflita hoje sobre o mais grave dos seus pecados passados. Se você ainda não os confessou, faça-o assim que puder. Se sim, tente ver sua alma através dos olhos de Deus. Deus não vê seus pecados passados ​​com raiva e desgosto. Em vez disso, Ele vê apenas a profundidade da sua conversão, tristeza e arrependimento. E, para Ele, isso é santo e lindo. Reflita sobre a beleza do seu coração arrependido e saiba que, ao fazer isso, você estará olhando para o seu próprio coração através dos olhos de Deus.

Oração do Dia

Meu Deus misericordioso, você ama o pecador e odeia o pecado. Você me ama de maneiras que estão além da minha compreensão. Ajude-me a entender o quão profundamente você ama meu coração quando me arrependo completamente. E ajude-me a ver meu coração somente através dos Seus olhos. Agradeço-Te pelo Teu amor e misericórdia, querido Senhor. Ajude-me a amar você ainda mais. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *