Liturgia Diária – Santa Maria Madalena – Festa | Quarta-feira (22/07/2026)

Homilia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 21 de julho de 2026.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Aqui você fica sabendo qual o Evangelho do Dia de Hoje e acompanha a Liturgia aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Ct 3,1-4a)

Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos.

Eis o que diz a noiva: 1 “Em meu leito, durante a noite, busquei o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 2 Vou levantar-me e percorrer a cidade, procurando pelas ruas e praças, o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 3 Encontraram-me os guardas que faziam a ronda pela cidade. ‘Vistes porventura o amor de minha vida?’ 4a E logo que passei por eles, encontrei o amor de minha vida”. Palavra do Senhor.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

ou

Primeira Leitura (2Cor 5,14-17)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 14 o amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos, e que, logo, todos morreram. 15 De fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16 Assim, doravante, não conhecemos ninguém conforme a natureza humana. E, se uma vez conhecemos Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos assim. 17 Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 62 63)

– A minh’alma tem sede de vós, Senhor!

– Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água!

Leia mais:  Liturgia Diária – 20ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (17/08/2026)

– Venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida: e por isso meus lábios vos louvam.

– Quero, pois vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minh’alma será saciada, como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor!

– Para mim fostes sempre um socorro; de vossas asas à sombra eu exulto! Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta.

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 20,1-2.11-18)

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Responde-nos, ó Maria, no teu caminho o que havia? Vi Cristo ressuscitado, o túmulo abandonado!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

-Glória a vós, Senhor.

1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2 Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 11 Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12 Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13 Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14 Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15 Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. 16 Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabunni” (que quer dizer: Mestre). 17 Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18 Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

Leia mais:  Liturgia Diária – 20ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (18/08/2026)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

No Evangelho de hoje, acompanhamos o emocionante encontro entre Maria Madalena e Jesus ressuscitado. Logo ao amanhecer, ela vai ao túmulo movida pelo amor e pela saudade. Ao encontrar a pedra removida, pensa que o corpo de Jesus foi levado e seu coração se enche ainda mais de tristeza. Mesmo diante do túmulo vazio, Maria permanece ali, chorando. Seu amor por Jesus é tão grande que ela não consegue simplesmente ir embora. Ela permanece, procura e espera, mesmo sem compreender o que estava acontecendo.

É justamente nesse momento de dor que acontece o encontro mais transformador de sua vida. Maria vê Jesus, mas não o reconhece imediatamente. Somente quando o Senhor pronuncia seu nome — “Maria!” — seus olhos se abrem e ela reconhece o Mestre. Esse detalhe revela uma verdade profunda: Deus nos conhece pessoalmente e nos chama pelo nome. Em meio às lágrimas, às dúvidas e às dificuldades, Cristo continua vindo ao nosso encontro e falando ao nosso coração de maneira única e pessoal.

Depois de reconhecê-Lo, Maria deseja permanecer junto de Jesus, mas recebe uma missão: anunciar aos discípulos que o Senhor está vivo. Ela se torna a primeira testemunha da Ressurreição e corre para proclamar: “Eu vi o Senhor!”. A experiência do encontro com Cristo nunca termina em si mesma; ela sempre nos impulsiona a compartilhar a Boa-Nova com os outros. Quem verdadeiramente encontra Jesus sente o desejo de testemunhar sua presença e seu amor.

Leia mais:  Liturgia Diária – Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria – Solenidade | Domingo (16/08/2026)

Também nós vivemos momentos em que tudo parece escuro, como naquela madrugada em que Maria foi ao túmulo. Há situações de sofrimento, perdas e incertezas que dificultam reconhecer a presença de Deus. No entanto, o Evangelho nos recorda que o Senhor ressuscitado continua caminhando ao nosso lado, mesmo quando nossos olhos ainda não conseguem percebê-Lo. Basta escutar sua voz e abrir o coração para reconhecê-Lo.

Que hoje possamos aprender com Maria Madalena a perseverar na busca por Jesus, mesmo nos momentos difíceis. E que, ao ouvir o Senhor chamar nosso nome, tenhamos a alegria de responder com fé e confiança. Assim como Maria, também sejamos anunciadores da Ressurreição, levando ao mundo a esperança de que Cristo está vivo e continua transformando a vida de todos aqueles que o procuram com amor.

Oração do Dia

Meu Senhor ressuscitado, Vosso corpo e alma sagrados estão para sempre unidos como um só, em um estado novo e glorificado. Agora, convidais a todos nós a participar de Vosso sofrimento e morte nesta vida, para que possamos participar de Vossa Ressurreição. Por favor, preenchei minha mente com a compreensão deste dom, a fim de me encher de esperança, para que eu trabalhe incansavelmente por aquele dia em que espero participar de Vossa Ressurreição. Jesus, eu confio em Vós.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.