Liturgia Diária – Santo Andre Kim Taegon, Paulo Chong Masang, Companheiros Mártires, Terça-feira (20/09/2022)

Salmo do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 20 de setembro de 2022.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Reflita a Homilia do Dia do Evangelho e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Provérbios 21, 1-6.10-13

Leitura do Livro dos Provérbios:

1O coração do rei nas mãos do Senhor é como água corrente; ele o dirige para onde quer. 2O homem pensa que o seu caminho é sempre reto, mas é o Senhor quem sonda os corações. 3Praticar a justiça e o direito é mais agradável ao Senhor do que os sacrifícios. 4Olhar arrogante e coração orgulhoso, a lâmpada dos malvados não é senão o pecado. 5Os projetos do homem aplicado produzem abundância, mas todos os apressados só alcançam indigência. 6Tesouros adquiridos com língua mentirosa são ilusão passageira dos que procuram a morte. 10A alma do malvado deseja o mal, ele olha sem piedade para o seu próximo. 11Quando se castiga o zombador, aprende o imbecil, e quando o sábio é instruído, ele adquire mais saber. 12O justo observa a casa do ímpio e leva os ímpios à desgraça. 13Quem tapa os ouvidos ao clamor do pobre, também há de clamar, mas não será ouvido.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 118 (119)

Guiai-me, Senhor, no caminho de vossos preceitos!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

– Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!

– Fazei-me conhecer vossos caminhos, e então meditarei vossos prodígios!

– Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos.

– Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, e de todo o coração a guardarei.

– Guiai meus passos no caminho que traçastes, pois só nele encontrarei felicidade.

– Cumprirei constantemente a vossa lei; para sempre, eternamente a cumprirei!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 8, 19-21

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Feliz quem ouve e observa a Palavra de Deus! (Lc 11,28);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 19A mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: ‘Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver.’ 21Jesus respondeu: ‘Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.’

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Talvez você tenha se perguntado como seria ter um membro da família poderoso e famoso. Como seria se seu irmão ou pai fosse o presidente do Brasil? Ou um atleta famoso? Ou alguma outra pessoa famosa? Provavelmente seria a fonte de uma certa alegria e orgulho no bom sentido.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Na época em que Jesus andou na Terra, Ele estava se tornando bastante “famoso”, por assim dizer. Ele era admirado e amado e seguido por muitos. E enquanto ele falava, sua mãe e irmãos (que provavelmente seriam primos) apareceram do lado de fora. Sem dúvida, as pessoas olhavam para eles com certo respeito e admiração e talvez até com um pouco de ciúme. Como seria bom ser parente real de Jesus.

Jesus está bem ciente da bênção de ser Seu próprio parente, parte de Sua própria família. Por isso Ele faz esta declaração como uma forma de convidar todos os presentes a se verem como membros íntimos de Sua família. Claro, nossa Mãe Santíssima sempre manterá seu relacionamento único com Jesus, mas Jesus quer convidar todas as pessoas a compartilhar Seu vínculo familiar.

Como isso acontece? Isso acontece quando “ouvimos a Palavra de Deus e agimos de acordo com ela”. É simples assim. Você é convidado a entrar na família de Jesus de uma maneira pessoal e profunda se você apenas ouvir tudo o que Deus diz e depois agir de acordo.

Embora isso pareça ser simples em um determinado momento, também é verdade que é um movimento muito radical. É radical no sentido de que requer um compromisso total com a vontade de Deus. Isso porque quando Deus fala, Suas palavras são poderosas e transformadoras. E agir de acordo com Suas palavras mudará nossas vidas.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Reflita, hoje, sobre o convite de Jesus para ser membro de Sua família íntima. Ouça esse convite e diga “Sim” a ele. E ao dizer “Sim” a este convite, esteja pronto e disposto a deixar Sua voz e Sua vontade divina mudar sua vida.

Oração do Dia

Senhor, eu aceito Seu convite para me tornar um membro de Sua família íntima. Que eu ouça sua voz falar e agir de acordo com tudo o que você diz. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Usada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações. E também pode ser utilizada em outros momentos como em Grupos de Meditação e Orações.

Apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo todos os dias, o ponto central é a missa dominical. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de fé.

Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em unidade. Durante a celebração da missa católica, a Liturgia do Dia pode ser praticada por gestos, palavras ou sinais .

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *