Liturgia Diária – Santo Inácio de Antioquia, Segunda-feira (17/10/2022)

Liturgia Diária de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Segunda-feira, 17 de outubro de 2022.

Receba diariamente a Liturgia Diária Comentada dos Católicos em nosso portal. Acompanhe as Leituras de Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Efésios 2, 12-22

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

Irmãos: 12Naquele tempo, éreis sem Messias, privados de cidadania em Israel, estranhos às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. 13Mas agora, em Jesus Cristo, vós que outrora estáveis longe, vos tornastes próximos, pelo sangue de Cristo. 14Ele, de fato, é a nossa paz: do que era dividido, ele fez uma unidade. Em sua carne ele destruiu o muro de separação: a inimizade. 15Ele aboliu a Lei com seus mandamentos e decretos. Ele quis, assim, a partir do judeu e do pagão, criar em si um só homem novo, estabelecendo a paz. 16Quis reconciliá-los com Deus, ambos em um só corpo, por meio da cruz; assim ele destruiu em si mesmo a inimizade. 17Ele veio anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz aos que estavam próximos. 18É graças a ele que uns e outros, em um só Espírito, temos acesso junto ao Pai. 19Assim, já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

Leia mais:  Liturgia Diária – 11ª Semana do Tempo Comum, Sábado (22/06/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 84 (85)

O Senhor anunciará a paz para o seu povo.

– Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

– A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.

– O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12, 35-38

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Vigiai e orai para ficardes de pé ante o Filho do homem! (Lc 21,36);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrir em, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!

Leia mais:  Liturgia Diária – Memória de São Luís Gonzaga, religioso, Sexta-feira (21/06/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Esta passagem é a resposta de Deus para aquele que decide fazer da riqueza mundana seu objetivo. Nesta parábola, o homem rico teve uma colheita tão abundante que decidiu derrubar seus antigos celeiros e construir outros maiores para armazenar a colheita. Mal sabia este homem que sua vida logo chegaria ao fim e que tudo o que ele armazenava nunca seria usado por ele.

O contraste nesta parábola é entre uma abundância de riqueza terrena e riqueza no que importa para Deus. Claro, pode ser possível ser rico em ambos, mas conseguir isso seria muito difícil.

Um desafio direto deste Evangelho é eliminar o desejo de riqueza material. Isso é difícil de fazer. Não é que a riqueza material seja má, é apenas uma tentação séria. A tentação é confiar nas coisas materiais para satisfação ao invés de confiar somente em Deus. A riqueza material deve ser entendida como uma verdadeira tentação que deve ser mantida sob controle.

Reflita, hoje, sobre seu desejo de riqueza. Deixe que este Evangelho lhe ofereça um desafio direto em relação ao seu desejo de riqueza. Seja honesto e olhe para o seu coração. Você passa muito tempo pensando em dinheiro e bens materiais? Busque a Deus acima de todas as coisas e deixe que Ele seja a sua satisfação.

Leia mais:  Liturgia Diária – 11ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (20/06/2024)

Oração do Dia

Senhor das verdadeiras riquezas, desejo ser verdadeiramente rico em graça e misericórdia e não em coisas materiais. Ajude-me a manter sempre as prioridades adequadas na vida e a ser purificado em todos os meus desejos. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A palavra “liturgia” já era comum nos tempos antigos, mas foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser usada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos a seguir.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é dividida em 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, podem haver duas ou mais Leituras também.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *