Liturgia Diária – Santos Timóteo e Tito, bispos – Memória, Sexta-feira (26/01/2024)

Homilia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sexta-feira, 26 de janeiro de 2024.

Receba a Liturgia do Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Hoje do evangelho e Oração do dia. Leia aqui a Liturgia de hoje no site Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (2Tm 1,1-8)

Início da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

1 Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus, 2a Timóteo, meu querido filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 3 Dou graças a Deus — a quem sirvo com a consciência pura, como aprendi dos meus antepassados — quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações. 4Lembrando-me das tuas lágrimas, sinto grande desejo de rever-te, e assim ficar cheio de alegria. 5 Recordo-me da fé sincera que tens, aquela mesma fé que antes tiveram tua avó Loide e tua mãe Eunice. Sem dúvida, assim é também a tua. 6 Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7 Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8 Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

2ª Opção:

Primeira Leitura (Tt 1,1-5)

Leitura da Carta de São Paulo a Tito.

1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para levar os eleitos de Deus à fé e a conhecerem a verdade da piedade 2 que se apoia na esperança da vida eterna. Deus, que não mente, havia prometido esta vida desde os tempos antigos, 3 e, no tempo marcado, manifestou a sua palavra por meio do anúncio que me foi confiado por ordem de Deus nosso salvador. 4 A Tito, meu legítimo filho na fé comum, graça e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo nosso Salvador. 5 Eu deixei-te em Creta, para organizares o que ainda falta e constituíres presbíteros em cada cidade, conforme o que te ordenei.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 95 (96)

— Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó Terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!

— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações e entre os povos do universo seus prodígios!

— Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 10,1-9)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho. (Lc 4,18)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1 o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2 E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3 Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6 Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7 Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8 Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9 curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

É lindo refletir sobre como a Palavra de Deus muda a vida das pessoas. Esta curta passagem acima faz uma analogia entre o compartilhamento da Palavra de Deus e o plantio de sementes. O semeador sai e espalha a semente no solo e então observa como essa semente cresce e se torna uma planta frutífera. A linha misteriosa afirma “ele não sabe como”.

Assim é com a Palavra de Deus. Quando essa Palavra é recebida por outra pessoa, somos abençoados por podermos recuar e observar enquanto essa Palavra cria raízes e transforma suas vidas. É claro que às vezes podemos semear a Palavra e ela não cria raízes. Isso se deve à dureza do coração de outra pessoa ou à maneira como semeamos. Mas quando a semente da Palavra de Deus criar raízes, devemos ficar maravilhados com a forma como Deus trabalha naquela alma.

Pense nesta realidade em sua própria vida. Como você recebeu pela primeira vez a boa semente da palavra de Deus? Talvez tenha sido através de um sermão, de um retiro, da leitura das Escrituras, de um livro ou do testemunho de outra pessoa. Pense em como você recebeu a Palavra de Deus pela primeira vez em sua vida e que efeito ela teve sobre você.

Uma vez que a Palavra de Deus se enraíza numa alma, é uma prática sagrada “levantar-se noite e dia” para observar esta semente à medida que cresce. Especificamente, devemos nos deixar surpreender pela maneira misteriosa como uma vida é mudada, seja a sua própria vida ou a vida de outra pessoa. É inspirador observar a alma de uma pessoa quando ela começa a erradicar o pecado, a buscar a virtude, a estabelecer uma vida de oração e a crescer no amor de Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Se isso é algo com o qual você acha difícil se relacionar, então talvez seja hora de permitir que a semente da Palavra de Deus caia suave e profundamente no solo fértil de sua própria alma ou de procurar em oração maneiras pelas quais Deus deseja usar você para semear essa semente no coração de outra pessoa. Fazer este último exige muita abertura à obra do Espírito Santo. Requer que deixemos que Deus nos inspire para sabermos como podemos cooperar com a Sua mão na evangelização.

Reflita hoje sobre o “mistério” de uma alma que passa por esse processo de mudança e crescimento espiritual. Se você achar difícil encontrar tal exemplo para ponderar, então volte-se para a vida dos santos. Os santos estão entre as maiores testemunhas daqueles que permitiram que a Palavra de Deus penetrasse profundamente nas suas vidas, para que se tornassem novas criações, transformadas pela graça de Deus. Reflita sobre esse testemunho transformador e deixe-se levar pela gratidão e pela surpresa ao fazê-lo.

Oração do Dia

Meu Senhor transformador, agradeço-lhe pela maneira como semeou a semente da Sua santa Palavra em minha própria vida. Agradeço-te pela maneira como me transformaste, me libertaste do pecado e me colocaste no caminho da santidade. Use-me, querido Senhor, para semear essa semente na vida de outras pessoas e me encha de admiração ao testemunhar Sua mão misericordiosa trabalhando. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como o momento formal da missa católica. Mas seu verdadeiro significado é fazer com que os cristãos reflitam as palavras e praticar seus ensinamentos no dia a dia.

A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, trazendo orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *