Liturgia Diária – São Bento, abade, Memória, Quinta-feira (11/07/2024)

Homilia de Hoje

Liturgia Diária de Quinta-feira, 11 de julho de 2024.

Leia a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho e Oração do dia. Receba a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Os 11,1-4.8c-9)

Leitura da Profecia de Oséias

Assim fala o Senhor: 1 “Quando Israel era criança, eu já o amava, e desde o Egito chamei meu filho. 2 Quanto mais eu os chamava tanto mais eles se afastavam de mim; imolavam aos Baals e sacrificavam aos ídolos. 3 Ensinei Efraim a dar os primeiros passos, tomei-o em meus braços, mas eles não reconheceram que eu cuidava deles. 4 Eu os atraía com laços de humanidade, com laços de amor; era para eles como quem leva uma criança ao colo, e rebaixava-me a dar-lhes de comer. 8c Meu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão. 9 Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem; o santo no meio de vós, e não me servirei do terror”

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 79 (80)

— Sobre nós iluminai a vossa face e, então, seremos salvos, ó Senhor!

— Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós, que sobre os querubins vos assentais, despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação!

— Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 10,7-15)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Convertei-vos e crede no Evangelho, pois, o reino de Deus está chegando!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 “Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9 Não leveis ouro nem prata, nem dinheiro nos vossos cintos; 10 nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento. 11 Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12 Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13 Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. 14 Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15 Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (10/10/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Lembre-se de como Jesus condenou duramente os fariseus pela sua dureza de coração. No Evangelho de Mateus, capítulo 23, Jesus emite sete condenações do tipo “ai de vocês” contra esses fariseus por serem hipócritas e guias cegos. Estas condenações foram atos de amor da parte de Jesus, na medida em que tinham como objetivo chamá-los à conversão. Da mesma forma, no Evangelho de hoje, Jesus dá instruções aos Seus Doze sobre o que devem fazer se pregarem o Evangelho numa cidade e forem rejeitados. Eles devem “sacudir o pó” dos pés.

Esta instrução foi dada no contexto de Jesus enviar os Doze às “ovelhas perdidas da casa de Israel” com a missão de pregar o Evangelho. Naquela época, eles deveriam ir até aqueles a quem já havia sido confiada a mensagem da Lei de Moisés e dos profetas, mas que agora deveriam proclamar que o Reino de Deus havia chegado. Jesus era o Messias prometido e Ele estava aqui agora. E aqueles da casa de Israel que rejeitam Jesus, deveriam ser condenados por este ato profético de limpar a poeira da sua cidade dos pés dos apóstolos.

A princípio, isso pode parecer um tanto duro. Pode-se pensar que paciência, discussões contínuas, gentileza e coisas do gênero seriam mais eficazes. E embora esse possa ser o caso em muitas das nossas experiências hoje, permanece o fato de que Jesus deu esta ordem aos Doze.

Leia mais:  Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (11/10/2024)

Assim como a condenação dos fariseus, esta ação profética de limpar o pó dos pés foi um ato de amor. Certamente, os apóstolos não deveriam fazer isso por causa de uma raiva irracional. Não deviam fazê-lo porque o seu orgulho estava ferido pela rejeição ou por causa do seu desdém por essas pessoas. Em vez disso, os apóstolos deveriam fazê-lo como uma forma de mostrar as consequências das ações dos habitantes da cidade. Quando essas cidades do povo escolhido rejeitaram o Messias prometido, precisavam compreender as consequências. Eles precisavam saber que, ao rejeitarem os mensageiros, estavam rejeitando a graça salvadora do Evangelho.

Em primeiro lugar, é importante considerar aqueles de quem Jesus estava falando. Ele estava falando daqueles que “não receberão” nem mesmo “ouvirão” a mensagem do Evangelho. Estes são aqueles que rejeitaram totalmente a Deus e à Sua mensagem salvadora. Eles, por sua livre escolha, separaram-se de Deus e do Seu santo Evangelho. Eles são teimosos, obstinados e duros de coração. Assim, é neste caso extremo, de estar completamente fechado ao Evangelho, que Jesus instrui os Seus Apóstolos a partirem com este ato profético. Talvez ao ver isso feito, algumas pessoas experimentassem uma certa sensação de perda. Talvez alguns percebessem que cometeram um erro. Talvez alguns experimentassem um santo sentimento de culpa e eventualmente abrandariam seus corações.

Leia mais:  Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (09/10/2024)

Este ensinamento de Jesus também deve abrir os seus olhos. Quão plenamente você recebe e ouve a mensagem do Evangelho? Quão atento você está à proclamação salvadora do Reino de Deus? Na medida em que você está aberto, as comportas da misericórdia de Deus se abrem. Mas na medida em que você não está, a experiência da perda é encontrada.

Reflita hoje sobre a sua presença em uma dessas cidades. Considere as muitas maneiras pelas quais você esteve fechado para tudo o que Deus quer falar com você. Abra bem o seu coração, ouça com a máxima atenção, seja humilde diante da mensagem do Evangelho e esteja pronto para recebê-la e para mudar a sua vida como você faz. Comprometa-se a ser um membro do Reino de Deus para que tudo o que Deus lhe fala tenha um efeito transformador em sua vida.

Oração do Dia

Meu compassivo Senhor, Sua firmeza e castigos são um ato de Sua maior misericórdia para aqueles que têm o coração duro. Por favor, amoleça meu coração, querido Senhor, e quando eu for teimoso e fechado, por favor, repreenda-me em Seu grande amor, para que eu sempre volte para Ti e para Sua mensagem salvadora de todo o coração. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.