Liturgia Diária – São João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja – Memória, Sexta-feira (13/09/2024)

Reflexão do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária de Sexta-feira, 13 de setembro de 2024.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Oração do dia e as Liturgias Diárias com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Cor 9,16-19.22b-27)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

Irmãos, 16 pregar o evangelho não é para mim motivo de glória. É antes uma necessidade para mim, uma imposição. Ai de mim se eu não pregar o evangelho! 17 Se eu exercesse minha função de pregador por iniciativa própria, eu teria direito a salário. Mas, como a iniciativa não é minha, trata-se de um encargo que me foi confiado. 18 Em que consiste então o meu salário? Em pregar o evangelho, oferecendo-o de graça, sem usar os direitos que o evangelho me dá. 19 Assim, livre em relação a todos, eu me tornei escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. 22b Com todos, eu me fiz tudo, para certamente salvar alguns. 23 Por causa do evangelho eu faço tudo, para ter parte nele. 24 Acaso não sabeis que os que correm no estádio correm todos juntos, mas um só ganha o prêmio? Correi de tal maneira que conquisteis o prêmio. 25 Todo atleta se sujeita a uma disciplina rigorosa em relação a tudo, e eles procedem assim, para receberem uma coroa corruptível. Quanto a nós, a coroa que buscamos é incorruptível! 26 Por isso, eu corro, mas não à toa. Eu luto, mas não como quem dá murros no ar. 27 Trato duramente o meu corpo e o subjugo, para não acontecer que, depois de ter proclamado a boa-nova aos outros, eu mesmo seja reprovado.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 83 (84)

Leia mais:  Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (11/10/2024)

— Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

— Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo!

— Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, e a andorinha ali prepara o seu ninho, para nele seus filhotes colocar: vossos altares, ó Senhor Deus do universo! vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor!

— Felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de vos louvar! Felizes os que em vós têm sua força, e se decidem a partir quais peregrinos!

— O Senhor Deus é como um sol, é um escudo, e largamente distribui a graça e a glória O Senhor nunca recusa bem algum àqueles que caminham na justiça.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 6,39-42)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 39 Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40 Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41 Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42 Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Santa Teresa de Ávila, uma das maiores escritoras espirituais e doutoras da Igreja, explica em sua obra-prima espiritual “Castelos Interiores”, que um dos primeiros passos no caminho da santidade é o autoconhecimento. O autoconhecimento produz humildade, porque humildade é simplesmente ter uma opinião verdadeira sobre si mesmo. Quando uma pessoa deixa de conhecer a si mesma a partir da verdadeira perspectiva da mente de Deus, ela se expõe a muitos erros de julgamento. Um desses erros é que eles podem facilmente ficar fixados nos pecados percebidos dos outros.

Leia mais:  Liturgia Diária – 28º Domingo do Tempo Comum (13/10/2024)

A passagem do evangelho citada acima retrata uma pessoa que carece gravemente de autoconhecimento. Por que? Porque eles “não percebem a trave de madeira” em seus próprios olhos, ou seja, eles não veem o seu próprio pecado. Como resultado, Jesus explica que essa pessoa também fica fixada no “lasco” no olho do irmão.

Quando você considera seus próprios pensamentos, no que você mais se preocupa o dia todo? Você honestamente olha para dentro, buscando conhecer a si mesmo como Deus o conhece? Ou você passa muito tempo pensando nos outros, analisando e julgando suas ações? Esta é uma pergunta importante a ser feita a si mesmo e respondida com honestidade.

A melhor maneira de se conhecer é olhar para Jesus. Quando Ele se tornar o foco da sua atenção ao longo do dia, você não apenas O conhecerá, mas também se conhecerá mais honestamente. Contemplar a beleza e a perfeição de nosso Senhor terá o duplo efeito de conhecê-Lo e conhecer a si mesmo através de Seus olhos. Também o ajudará a conhecer os outros como Ele os vê.

Como Jesus olha para as pessoas ao seu redor? Ele olha para eles com misericórdia perpétua. É verdade que no final de cada vida, quando passarmos deste mundo para o próximo, encontraremos o nosso julgamento particular do nosso Senhor. Mas enquanto estamos aqui na terra, Deus continuamente nos olha com misericórdia. Por isso, a misericórdia deve tornar-se a nossa missão cotidiana e devemos criar o hábito de olhar para todas as pessoas da nossa vida com os olhos da misericórdia.

Leia mais:  Liturgia Diária – Bem-aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida - Solenidade, Sábado (12/10/2024)

Reflita, hoje, sobre nosso Senhor. Olhe para Ele, contemple-O, procure conhecê-Lo e faça Dele o foco da sua atenção. Ao fazer isso, tente descartar do seu processo de pensamento os próprios julgamentos percebidos dos outros. Permita que seu olhar sobre nosso Senhor o ajude não apenas a vê-Lo, mas também a ver os outros através de Seus olhos. Crie esse hábito e você estará no caminho mais rápido para a santidade.

Oração do Dia

Meu Jesus misericordioso, que eu construa o hábito humilde e verdadeiro de contemplar-Te em Teu esplendor e beleza. Ao Te ver, dia após dia, por favor, ajude-me também a me ver através dos Teus olhos de misericórdia, para que eu também cresça na humildade. Por favor, remova todo julgamento do meu coração para que eu seja livre para conhecer e amar todas as pessoas como Você as conhece e ama. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.