Liturgia Diária – São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Quinta-feira (29/09/2022)
Liturgia diária de Quinta-feira, 29 de setembro de 2022. Homilia diária, evangelho do dia com oração e salmo.
Publicado por Mundo dos Católicos
Liturgia Diária de Quinta-feira, 29 de setembro de 2022.
Leia aqui diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Comentada do Evangelho. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira leitura: Daniel 7, 9-10.13-14
Leitura da Profecia de Daniel:
9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como ló pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.
– Palavra do Senhor
– Graças a Deus
Salmo
Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!
– Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.
– Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.
– Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. Hão de cantar vossos caminhos e dirão: “Como a glória do Senhor é grandiosa!”
Evangelho do Dia
Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 1, 47-51
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Bendizei ao Senhor Deus os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade! (Sl 102,21);
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:
Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentOu: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntOu: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
– Palavra da Salvação
– Glória a Vós, Senhor
Reflexão da Liturgia Diária
Sim, os anjos são reais. E eles são poderosos, gloriosos, bonitos e magníficos em todos os sentidos. Hoje homenageamos três da multidão de anjos no céu: Miguel, Gabriel e Rafael.
Esses anjos são “arcanjos”. Um arcanjo é a segunda ordem de anjos logo acima dos anjos da guarda. Ao todo, existem nove ordens de seres celestiais que comumente chamamos de anjos e todas essas nove ordens são tradicionalmente organizadas em três esferas. Toda a hierarquia é tradicionalmente organizada desta forma:
Esfera Superior: Serafins, Querubins e Tronos.
Esfera Média: Dominações, Virtudes e Potestades.
Esfera Inferior: Principados, Arcanjos e Anjos (Anjos da Guarda).
A hierarquia desses seres celestiais é ordenada de acordo com sua função e propósito. O mais elevado dos seres, os Serafins, foram criados unicamente com o propósito de cercar o Trono de Deus em perpétua adoração. O mais baixo dos seres, os Anjos da Guarda, foram criados com o propósito de cuidar dos humanos e comunicar as mensagens de Deus. Os Arcanjos, que hoje homenageamos, foram criados com o propósito de trazer mensagens de grande importância para nós e realizar tarefas da maior importância em nossas vidas.
Miguel é conhecido como o arcanjo que recebeu o poder de Deus para expulsar Lúcifer do céu. Lúcifer é tradicionalmente considerado da esfera mais alta dos seres celestiais e, portanto, ser expulso por um arcanjo humilde foi uma grande humilhação.
Gabriel é bem conhecido por ser o arcanjo que trouxe a mensagem da Encarnação à Bem-Aventurada Virgem Maria.
E Rafael, cujo nome significa “Deus cura” é mencionado no Livro de Tobias do Antigo Testamento e diz-se que foi enviado para trazer cura aos olhos de Tobit.
Embora não se saiba muito sobre esses arcanjos, é importante acreditar neles, honrá-los e orar a eles. Oramos a eles porque acreditamos que Deus lhes confiou a missão de nos ajudar a trazer cura, combater o mal e proclamar a Palavra de Deus. Seu poder vem de Deus, mas Deus escolheu usar os arcanjos e todos os seres celestiais para cumprir Seu plano e propósito.
Reflita, hoje, sobre o seu conhecimento dos anjos. Você acredita neles? Você os honra? Você confia em sua poderosa intercessão e mediação em sua vida? Deus quer usá-los, então você deve realmente buscar a ajuda deles em sua vida.
Oração do Dia
Senhor, obrigado pelo dom dos Arcanjos que honramos hoje. Obrigado por seu trabalho poderoso em nossas vidas. Ajude-nos a confiar neles e a amá-los por seu serviço. Arcanjos, rogai por nós, curai-nos, ensinai-nos e protegei-nos. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Além da Liturgia Diária, o padre ou celebrante faz, por livre interpretação, a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura.
O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal que descreve a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Mundo dos Católicos
Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.
Patrocinado