Liturgia Diária – São Pio de Pietrelcina, presbítero – Memória, Segunda-feira (23/09/2024)
Liturgia Diária de Segunda-feira, 23 de setembro de 2024.
Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso portal. Saiba aqui qual o Evangelho de Hoje e leia a reflexão da Liturgia aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Pr 3,27-34)
Leitura do Livro dos Provérbios
Meu filho, 27 Não recuses um favor a quem dele necessita, se tu podes fazê-lo. 28 Não digas ao próximo: “Vai embora, volta amanhã, então te darei”, quando podes dar logo! 29 Não trames o mal contra o próximo, quando ele vive contigo cheio de confiança. 30 Não abras processo contra alguém sem motivo, se não te fez mal algum! 31 Não invejes o homem violento, e não escolhas nenhum de seus caminhos, 32 porque o Senhor detesta o perverso, mas reserva sua amizade aos íntegros. 33 O Senhor amaldiçoa a casa do ímpio, mas abençoa a morada dos justos. 34 Ele zomba dos zombadores, mas concede o seu favor aos humildes.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 14 (15)
— O justo habitará no monte santo do Senhor.
— “Senhor quem entrará em vossa casa?” Aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.
— Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor.
— Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!
Evangelho do Dia
Evangelho (Lc 8,16-18)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos a vossa luz. Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai celeste!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16 “Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. 17 Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá torna-se conhecido e claramente manifesto. Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Você tem muito? Ou pouco? Segundo as palavras de Jesus, se você tem muito, receberá muito mais; mas se você tiver pouco, perderá até o que tem. Isso parece justo?
É claro que nosso Senhor não está falando em termos mundanos. Ele não está dizendo que se você tiver muito dinheiro, ganhará mais, ou que se for pobre, ficará mais pobre. Em vez disso, Jesus está falando sobre a graça que vem da compreensão de Sua santa Palavra. Observe que a passagem acima começa dizendo: “Cuide, então, de como você ouve”.
“Ouvir” a Palavra de Deus implica que você realmente receba o que Jesus ensina. Ouvir não é apenas ouvir as palavras ditas com os ouvidos. Um dos primeiros Padres da Igreja, São Beda, explica que ouvir verdadeiramente a Palavra de Deus com as nossas mentes leva-nos a amar essa Palavra, e amar a Palavra leva à compreensão. Isto não é conseguido apenas por um exercício intelectual, como se os nossos dons naturais fossem o principal meio pelo qual compreendemos tudo o que Jesus ensina. Pelo contrário, vem através do conhecimento espiritual obtido pelo dom sobrenatural do Espírito que nos ensina todas as coisas.
Se você deseja “mais” compreensão dos mistérios de Deus, então comprometa-se a envolver as Sagradas Escrituras com sua mente. Leia as Escrituras, pondere-as e ore com elas. É fácil esquecer que a Palavra de Deus é uma Palavra Viva. Isso significa que quando mergulhamos nas Escrituras em espírito de oração, encontramos o próprio Deus em espírito de oração. Deus está vivo em Sua santa Palavra. Nós O encontramos pessoalmente, e isso acontece apenas por uma graça especial que devemos estar abertos para receber.
O aspecto bonito deste ensinamento de Jesus é que quanto mais compreendermos a Sua Palavra através desta graça, mais mergulharemos nela, e ela continuará a crescer dentro de nós. Se, no entanto, dedicarmos pouco tempo ao envolvimento da Palavra de Deus em oração, começaremos a “esquecer”, por assim dizer, as profundezas espirituais da sabedoria de Deus. Perderemos o pouco entendimento que temos e quando isso acontecer, estaremos propensos a nos envolver e aceitar as muitas confusões e enganos que vivem em nosso mundo.
Reflita hoje sobre sua prática de meditar nas Escrituras em espírito de oração. Se esta não for sua prática atual, decida fazê-la assim. Talvez comece com um dos Evangelhos e comprometa-se a lê-lo em espírito de oração, pouco a pouco, todos os dias. O objetivo não é ler os livros da Bíblia. O objetivo é entrar em cada livro. Cada capítulo e cada linha nos fornecem uma profundidade de visão e compreensão espiritual que estão apenas esperando para serem dados e recebidos. Comprometa-se com esta prática sagrada e você ficará surpreso com as riquezas espirituais que nosso Senhor lhe concede.
Oração do Dia
Palavra Viva de Deus, meu Senhor e meu Rei, agradeço-Te pela forma como Tu vem a mim e a todos os Teus filhos através da Tua Palavra escrita. Encha-me com amor por essa Palavra para que eu diariamente envolva minha mente nas verdades profundas reveladas nela. Que eu possa conhecê-lo, querido Senhor, e crescer na compreensão de quem você é e do que deseja me revelar. Jesus, eu confio em Ti.
A Liturgia Diária para os Católicos
Por volta do século XVI, a liturgia diária não tinha uma padronização ou norma, mas, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo toda a sua importância à Sagrada Escritura.
A liturgia é definida pela primeira leitura, segunda leitura, além do evangelho e salmo do dia. A Liturgia do Dia faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica e é única para cada dia do ano. Sendo assim, todas as igrejas católicas realizam a mesma leitura naquele dia determinado.
Sobre o Autor
0 Comentários