Liturgia Diária – São Tomé, Apóstolo – Festa, Segunda-feira (03/07/2023)

Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Segunda-feira, 3 de julho de 2023.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do Dia e Oração do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Ef 2,19-22)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo Santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 116 (117)

— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos festejai-o!

— Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 20,24-29)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— Acreditaste, Tomé, porque me viste. Felizes os que creem sem ter visto. (Jo 20,29)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

O apóstolo Tomé, de muitas maneiras, representa cada um de nós nesta troca com Jesus. Gostaríamos de acreditar que sempre acreditamos e não somos incrédulos. Mas é importante admitir a humilde verdade de que podemos não acreditar tão profundamente quanto deveríamos. E é importante refletir sobre nossa própria reação às bênçãos que outros recebem e nós não.

Lembre-se de que Tomé não estava entre os outros apóstolos quando Jesus apareceu a eles pela primeira vez. Portanto, quando Tomé voltou e ouviu que Jesus havia aparecido e que sentia falta de Sua aparição, ele claramente se sentiu mal. Infelizmente, a tristeza que Tomé sentiu por não estar presente quando o Senhor apareceu aos outros deixou nele uma certa amargura, mais do que alegria. Este é o pecado da inveja. A inveja é uma certa tristeza pelas bênçãos que outros recebem e que nós não recebemos. Idealmente, Tomé teria se alegrado com a bênção que os outros apóstolos receberam ao encontrar o Senhor ressuscitado. Mas, em vez disso, sua tristeza por perder isso o deixou triste. Ele disse: “A menos que eu veja a marca dos pregos em suas mãos e coloque meu dedo nas marcas dos pregos e coloque minha mão em seu lado, não acreditarei”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

Por que Tomé estava ausente deste encontro com nosso Senhor? Talvez tenha sido pela providência divina, pois Deus quis que Tomé desse um exemplo para nós. Nesse caso, um exemplo que Tomé deu foi que devemos nos regozijar humildemente com as bênçãos que outros recebem quando nós também não somos os destinatários. Claro, se Tomé estivesse lá, teria sido mais fácil para ele compartilhar da alegria. Mas, de muitas maneiras, a ausência de Tomé deu a ele uma oportunidade ainda maior. Uma oportunidade que ele não conseguiu abraçar.

Quando você vê outras pessoas recebendo bênçãos de Deus, como você reage? Muitas pessoas respondem olhando imediatamente para si mesmas, desejando ser abençoadas da mesma forma. Eles lutam contra a inveja. Eles pensam: “Eu gostaria de ter recebido essa bênção”. Essa forma de inveja nem sempre é fácil de perceber. Por isso, Tomé nos é dado como testemunha do que não fazer nesta situação.

É claro que Tomé não é uma pessoa horrível, e é por isso que Jesus aparece mais tarde para ele. Naquela época, Tomé falou palavras que são tradicionalmente ditas como uma devoção pelos fiéis na Missa quando ocorre a Consagração. Ele disse: “Meu Senhor e meu Deus!” Jesus então gentilmente repreende Tomé, dizendo: “Você acreditou porque me viu? Bem-aventurados os que não viram e creram”. Mas essa gentil repreensão foi um ato de amor, pois Jesus queria que Tomé refletisse sobre o motivo de sua incredulidade. Jesus claramente queria que Tomé examinasse a incredulidade causada pela inveja, que parece ter levado a uma falta de fé intencional.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

Reflita, hoje, sobre este santo Apóstolo. Hoje, São Tomé Apóstolo está entre os grandes santos do Reino dos Céus. Deus o usou para nos ensinar essas importantes lições sobre inveja, humildade e fé. Deixe que a fraqueza dele, da qual ele se recuperou totalmente, o ajude a examinar sua própria luta contra a inveja pelas bênçãos que outros recebem e que você não recebe. Aprenda a regozijar-se sempre com as maneiras pelas quais Deus está trabalhando em nosso mundo e aprenda a crescer em humildade, para que, quando os outros forem abençoados de maneiras que você não é, você reaja como São Tomé: “Meu Senhor e meu Deus! ”

Oração do Dia

Meu Senhor mais generoso, Você derrama Suas bênçãos sobre os outros, dia e noite. Ao ver essas bênçãos, ajude-me a vencer todas as tentações de inveja, para que eu possa me alegrar em Sua graça dada a todos. Tu és meu Senhor e meu Deus, e agradeço por todas as maneiras como abençoa minha vida e a vida das pessoas ao meu redor. Encha-me com uma gratidão mais profunda, querido Senhor, por cada graça e bênção que vejo todos os dias, especialmente aquelas graças que não são dadas diretamente a mim. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *