Liturgia Diária – Transfiguração do Senhor, Sábado (06/08/2022)

Liturgia do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 6 de agosto de 2022.

Confira diariamente a Liturgia de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Dn 7,9-10.13-14)

Leitura da Profecia de Daniel.

9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos.

13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho do homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.

— Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial (Sl 96)

Deus é Rei, é o Altíssimo, muito acima do universo.

— Deus é Rei! Exulte a terra de alegria,/ e as ilhas numerosas rejubilem!/ Treva e nuvem o rodeiam no seu trono,/ que se apoia na justiça e no direito.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

— As montanhas se derretem como cera/ ante a face do Senhor de toda a terra;/ e assim proclama o céu sua justiça,/ todos os povos podem ver a sua glória.

— Porque vós sois o Altíssimo, Senhor,/ muito acima do universo que criastes,/ e de muito superais todos os deuses.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 9,28b-36)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28bJesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. 29Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante.

30Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. 31Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém. 32Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. 33E quando estes homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”.

Pedro não sabia o que estava dizendo. 34Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem. 35Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!”

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)

36Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.

— Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Você vê a glória de Deus em sua vida? Muitas vezes esta é uma luta real. Podemos facilmente tomar consciência de todos os problemas que enfrentamos e podemos nos concentrar neles. Como resultado, muitas vezes é fácil deixarmos de ver a glória de Deus em nossas vidas. Então você vê a glória de Deus em sua vida?

A festa que celebramos hoje é uma comemoração do fato de que Jesus literalmente revelou Sua glória a três dos Apóstolos. Ele os levou a um alto monte e foi transfigurado diante deles. Ele se tornou branco deslumbrante e radiante de glória. Esta era uma imagem importante para eles terem em suas mentes em preparação para a imagem muito real do sofrimento e da morte que Jesus estava prestes a sofrer.

Uma lição que devemos tirar desta celebração é o fato de que a glória de Jesus não foi perdida na Cruz. Claro, Seu sofrimento e dor se manifestaram naquele momento, mas isso não muda o fato de que Sua glória ainda era tão real enquanto Ele sofreu na Cruz.

O mesmo é verdade em nossas vidas. Somos abençoados além da medida e Deus ainda deseja transformar nossas almas em gloriosos faróis de luz e graça. Quando Ele faz isso, devemos nos esforçar para vê-lo constantemente. E quando sofremos ou enfrentamos alguma cruz, nunca devemos tirar os olhos das coisas gloriosas que Ele fez em nossas almas.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (19/04/2024)

Reflita, hoje, sobre a bela e profunda transformação que Deus fez e continua desejando fazer em sua alma. Saiba que Ele quer que você fixe seus olhos nesta glória e permaneça eternamente grato por ela, especialmente ao suportar qualquer cruz que lhe seja dada.

Oração do Dia

Senhor, que eu possa ver a Tua glória e a glória que Tu concedeste à minha própria alma. Que meus olhos permaneçam para sempre fixos nessa graça. Que eu possa ver você e sua glória especialmente em tempos difíceis. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *