Liturgia Diária – Visitação de Nossa Senhora (Festa), Quarta-feira (31/05/2023)
Liturgia Diária de Quarta-feira, 31 de maio de 2023.
Confira diariamente o Evangelho de Hoje dos Católicos em nosso site. Acompanhe as Leituras do evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Sf 3,14-18)
Leitura da Profecia de Sofonias.
14Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! 15O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal. 16Naquele dia, se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! 17O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, 18como nos dias de festa. Afastarei de ti a desgraça, para que nunca mais te cause humilhação”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
2ª Opção:
Primeira Leitura (Rm 12,9-16b)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos
Irmãos, 9o amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem. 10Que o amor fraterno vos una uns aos outros com terna afeição, prevenindo-vos com atenções recíprocas. 11Sede zelosos e diligentes, fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor, 12alegres por causa da esperança, fortes nas tribulações, perseverantes na oração. 13Socorrei os santos em suas necessidades, persisti na prática da hospitalidade. 14Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. 15Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. 16bMantende um bom entendimento uns com os outros; não vos deixeis levar pelo gosto de grandeza, mas acomodai-vos às coisas humildes.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Responsório Is 12,2-3.4bcd.5-6 (R. 6b)
— O Santo de Israel é grande entre vós.
— Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis do manancial da salvação.
— E direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor, invocai seu Santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.
— Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”
Evangelho do Dia
Evangelho (Lc 1,39-56)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— És feliz porque creste, Maria, pois em ti a Palavra de Deus vai cumprir-se, conforme ele disse. (Lc 1,45)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.
51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
A bela festa que celebramos hoje retrata duas gestações milagrosas. Uma surgiu pela sombra do Espírito Santo. A outra foi a concepção milagrosa no ventre de uma mulher de idade avançada. A passagem bíblica citada acima nos apresenta o encontro inicial de Maria e Isabel quando se cumprimentaram com a chegada de Maria. Maria viajou uma longa distância para ficar com sua prima nos últimos meses da gravidez de Elizabeth. E ao cumprimentar Isabel, outro evento milagroso ocorreu. O bebê no ventre de Isabel, São João Batista, “saltou de alegria”. Assim, mesmo antes de seu nascimento, João começou a cumprir sua missão única de preparar o caminho para o Senhor. Ele o fez naquele momento inspirando sua própria mãe, Isabel, com o conhecimento da presença divina do Salvador no ventre de Maria.
Considere, especialmente, as conversas que essas duas santas mulheres teriam compartilhado durante seus meses juntos. Embora nos seja dado apenas um pequeno vislumbre de sua conversa inicial nas Escrituras, podemos ter certeza de que isso foi apenas uma pequena amostra do que eles teriam discutido em muitos detalhes em oração. Em particular, suas conversas teriam contido uma partilha mútua do dom espiritual da alegria.
Alegria é muito mais que uma emoção. É de natureza espiritual. Não é apenas uma experiência de algo divertido, é a experiência de perceber a ação de Deus em sua vida. Ver Deus trabalhando de maneiras maravilhosas leva à gratidão e à alegria. Essa alegria produz uma força e uma energia contagiantes e edificantes.
Todos nós devemos nos esforçar para ver a mão de Deus trabalhando em nossas próprias vidas, para que nosso foco em Suas ações divinas também produza alegria. Precisamos de alegria. Precisamos ser fortalecidos por esse dom para que sejamos encorajados e fortalecidos ao nos esforçarmos diariamente para cumprir Sua vontade.
Reflita, hoje, sobre o testemunho de alegria que essas duas santas mulheres nos dão. Saiba que você é chamado a compartilhar da mesma alegria enquanto humildemente volta sua atenção para as maneiras pelas quais Deus o abençoou. Se você acha que falta alegria na vida, considere onde você permite que sua mente divague ao longo do dia. Você vive no passado, nas mágoas, nos problemas e coisas do gênero? Se assim for, esses pensamentos, sem dúvida, levarão à depressão e possivelmente até ao desespero. Tente voltar sua mente para a ação de Deus em sua vida. Veja as muitas bênçãos que você recebeu e saboreie essas ações divinas. Isso o levará a se alegrar com Santa Isabel e nossa Mãe Santíssima.
Oração do Dia
Meu santo menino Jesus, enquanto você habitava no ventre sagrado de sua querida mãe, sua presença causou muita alegria em seu coração e nos corações de Isabel e João. Ajuda-me a ver Tua presença em nosso mundo e em minha vida, para que eu também seja preenchido com a alegria de Tu vires constantemente a mim. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.
A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários