Salmo do Dia – Sábado Santo, 03/04/2021

Salmo do Dia do Sábado Santo, 3 de abril de 2021.

Confira aqui o Salmo do Dia dos Católicos em nosso site. Você também pode receber diariamente o Evangelho do Dia de hoje e também a Liturgia Diária através do nosso portal.

O Salmo do Dia

Salmo do Dia

Trazendo uma mensagem de fé e adoração, os salmos contemplam louvores e orações a Deus. Os salmos, compostos por 150 capítulos entre poemas e cânticos , pertencem ao Velho Testamento, e é o Salmo o maior livro da Bíblia Cristã.

O Salmo do Dia na Igreja Católica

O Salmo do dia faz parte da Liturgia Diária, juntamente com a Leitura da Palavra e o evangelho do dia. E é através dos salmos que os cristãos podem cantar e louvar a Deus, bem como demonstrar o seu amor.

Salmo do Dia

Responsório (Sl 103)

 Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor!/ Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande!/ De majestade e esplendor vos revestis/ e de luz vos envolveis como num manto.

— A terra vós firmastes em suas bases,/ ficará firme pelos séculos sem fim;/ os mares a cobriam como um manto,/ e as águas envolviam as montanhas.

— Fazeis brotar em meio aos vales as nascentes/ que passam serpeando entre as montanhas;/ às suas margens vêm morar os passarinhos,/ entre os ramos eles erguem o seu canto.

— De vossa casa as montanhas irrigais,/ com vossos frutos saciais a terra inteira;/ fazeis crescer os verdes pastos para o gado/ e as plantas que são úteis para o homem.

Leia mais:  Salmo do Dia – quarta-feira, 27/03/2024

— Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras,/ e que sabedoria em todas elas!/ Encheu-se a terra com as vossas criaturas!/ Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

Responsório (Sl 15)

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

— Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,/ meu destino está seguro em vossas mãos!/ Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,/ pois se o tenho a meu lado não vacilo.

— Eis por que meu coração está em festa,/ minha alma rejubila de alegria,/ e até meu corpo no repouso está tranquilo;/ pois não haveis de me deixar entregue à morte,/ nem vosso amigo conhecer a corrupção.

— Vós me ensinais vosso caminho para a vida;/ junto a vós, felicidade sem limites,/ delícia eterna e alegria ao vosso lado!

Responsório (Êx 15,1-6.17-18)

— Cantemos ao Senhor que fez brilhar a sua glória!

— Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória:/ precipitou no Mar Vermelho o cavalo e o cavaleiro!/ O Senhor é minha força, é a razão do meu cantar,/ pois foi ele neste dia para mim libertação!/ Ele é meu Deus e o louvarei, Deus de meu pai, e o honrarei.

— O Senhor é um Deus guerreiro;/ o seu nome é “Onipotente”./ Os soldados e os carros do Faraó jogou no mar;/ seus melhores capitães afogou no mar Vermelho,

— Afundaram como pedras e as ondas os cobriram./ Ó Senhor, o vosso braço é duma força insuperável!/ Ó Senhor, o vosso braço esmigalhou os inimigos!

— Vosso povo levareis e o plantareis em vosso Monte,/ no lugar que preparastes para a vossa habitação,/ no Santuário construído pelas vossas próprias mãos./ O Senhor há de reinar eternamente, pelos séculos!

Leia mais:  Salmo do Dia – sexta-feira, 29/03/2024

O Salmo do Dia e a Oração

Através dos salmos, o livro de hinos e orações da Bíblia Sagrada, os católicos podem louvar a Deus e cantar, mas também alguns salmos são proféticos. Acompanhe o salmo do dia com a nossa oração diária.

A História dos Salmos

A autoria da maioria dos salmos foi atribuída ao rei Davi que estima-se que tenha escrito 74 salmos.

Durante os séculos, os salmos são uma fonte de devoção e inspiração para a igreja e os cristãos, sejam para evangelizar, ou seja como no rito da missa.

Muitos salmos referem-se à vinda de Cristos e por isso são considerados proféticos. O próprio Jesus Cristo citava e orava os salmos e as suas ações deram total significado aos salmos.

Os Salmos para os Cristãos

Os cristãos, comprometidos com Jesus Cristo, tornam os salmos a oração para transformar e salvar o mundo.

Os salmos também trazem uma reflexão sobre a vida e a história, e nos mostra que Deus sempre esteve presente na humanidade para a criação de um novo mundo e para a nossa salvação.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.