Liturgia Diária – sábado, 16/05/2020

Tempo de leitura: 5 minutos

Liturgia diária de sábado, 16 de maio de 2020.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Você também pode acompanhar diariamente o Salmo do Dia aqui no Mundo dos Católicos.

A liturgia diária

Liturgia Diária

Para os católicos, a liturgia é uma forma de renovação do sacrifício de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. A liturgia diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os cristãos uma reflexão que pode ser inserida em suas vidas.

A liturgia diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira “Leito” que significa: público. E a segunda palavra “Ergos” que significa: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é entendida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição da igreja católica.

A Liturgia Diária na Igreja Católica

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, or volta de XVI.

A liturgia diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A liturgia diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Reflexão

Você quer ser como Jesus? Se sim, cuidado com o que isso significa. É fácil pensar que, quanto mais nos aproximamos de Cristo, mais seremos amados e compreendidos pelo mundo. Podemos pensar que todos verão nossa santidade e a admirarão, e tudo será bom e fácil na vida.

Mas tudo o que precisamos fazer é olhar para a vida de Cristo para saber que esse não é o caso. Ele era obviamente perfeito em todos os sentidos. Como resultado, Ele foi tratado com grande malícia e perseguição. É difícil entender a verdade sombria de que eles realmente o mataram. No escuro da noite, ele foi preso, julgado simulado, considerado culpado e sentenciado à morte. Sua punição foi executada imediatamente.

Por que eles fizeram isso com o Filho de Deus? Por que alguém tão perfeito e misericordioso de todos os modos seria tratado com tanta crueldade?

Se estivéssemos lá, como Seus primeiros seguidores, provavelmente teríamos ficado chocados, assustados, escandalizados e confusos. Podemos ter pensado que Jesus confundiu e perdeu a esperança nele. Mas Seu plano era perfeito em todos os aspectos e Seu plano envolveu-O centralmente, suportando falsas acusações e perseguições maliciosas. E aceitando livremente esse abuso, Ele redimiu o mundo.

Então, voltando à pergunta original: “Você quer ser como Jesus?” Essa é uma pergunta difícil quando olhamos para ela à luz do que aconteceu com ele. “Nenhum escravo é maior que seu mestre.” “Se eles me perseguiram, eles também o perseguirão.” São palavras difíceis de aceitar e concordar.

Perseguição é algo do qual não devemos fugir. Não devemos nos desesperar se isso acontecer e não devemos manter a cabeça baixa. Por quê? Porque a perseguição é um sinal claro de que estamos seguindo os passos de nosso Mestre. Estamos mais profundamente unidos a Cristo como resultado de perseguição do que jamais poderíamos perceber.

A chave é saber que Deus pretende usar todos os maus-tratos para o bem, se o permitirmos. E deixamos que Ele a use para o bem quando a entregamos a Ele e a recebemos livremente, não de má vontade. Nossa resposta deve ser “regozijar-se e alegrar-se” por termos sido considerados dignos de seguir os passos de nosso Senhor Divino.

Reflita hoje sobre qualquer forma de perseguição ou injustiça que você sofra por causa de sua fé e abraço do Evangelho. O Senhor quer usar isso se você permitir.

Senhor, eu me rendo a Ti tudo o que me pesa. Dou qualquer sofrimento que recebo por ser seu seguidor. Posso não apenas imitá-lo no seu sofrimento, mas também no seu desejo de abraçá-lo. Jesus eu confio em vós.

Liturgia Diária com Reflexão

Além da liturgia diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do evangelho do dia. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

A História da Liturgia Diária

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A Liturgia Diária na Missa

A liturgia faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A liturgia diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Utilizada nas missas, a liturgia também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a liturgia diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a liturgia diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

A Liturgia nos dias de hoje

A Liturgia diária é vista por muitos como sendo um rito que trás uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

1 comentário


  1. louvado seja nosso senhor Jesus cristo, preciso dizer que essa forma de liuturgia online tem sido muito importante para nós porque e qa formas que usamos para celebrar com um grupo CRISTÃOS UNIDOS online e isso foi a mmelhor coisa que achamos na internet. PARABENS QUE DEUS POSSA RETRIBUI-LOS IMENSAMENTE!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.