Mundo dos Católicos

Liturgia Diária – 10ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (07/06)

Liturgia Diária da 10ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira, 7 de junho de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia com Homilia Diária e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (1 Reis 17,7-16)

Leitura do primeiro livro dos Reis.

17 7 Passado algum tempo, secou-se a torrente, porque não chovia mais na terra.

8 Então o Senhor disse-lhe:

9 “Vai para Sarepta de Sidon e fixa-te ali: ordenei a uma viúva desse lugar que te sustente”.

10 Elias pôs-se a caminho para Sarepta. Chegando à porta da cidade, viu uma viúva que ajuntava lenha. Chamou-a e disse-lhe: “Por favor, vai buscar-me um pouco de água numa vasilha para que eu beba”.

11 E indo ela buscar-lhe a água, gritou-lhe Elias: “Traze-me também um pedaço de pão”.

12 “Pela vida de Deus”, respondeu a mulher, “não tenho pão cozido: só tenho um punhado de farinha na panela e um pouco de óleo na ânfora; estava justamente apanhando dois pedaços de lenha para preparar esse resto para mim e meu filho, a fim de o comermos, e depois morrermos”.

13 Elias replicou: “Não temas; volta e faze como disseste; mas prepara-me antes com isso um pãozinho, e traze-mo; depois prepararás o resto para ti e teu filho.

14 Porque eis o que diz o Senhor, Deus de Israel: a farinha que está na panela não se acabará, e a ânfora de azeite não se esvaziará, até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a face da terra”.

15 A mulher foi e fez o que disse Elias. Durante muito tempo ela teve o que comer, e a sua casa, e Elias.

Leia mais:  Liturgia Diária - quarta-feira (3ª Semana da Quaresma), 10/03/2021

16 A farinha não se acabou na panela nem se esgotou o óleo da ânfora, como o Senhor o tinha dito pela boca de Elias.

Palavra do Senhor.

Salmo

Sobre nós fazei brilhar o esplendor da vossa face!

– Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça!

Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição,

atendei-me por piedade e escutai minha oração!

Filhos dos homens, até quando fechareis o coração?

Por que amais a ilusão e procurais a falsidade?

– Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo

que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece!

Se ficardes revoltados, não pequeis por vossa ira;

meditai nos vossos leitos e calai o coração!

– Muitos há que se perguntam: “Quem nos dá felicidade?”

Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!

Vós me destes, ó Senhor, mais alegria ao coração

do que a outros na fartura do seu trigo e vinho novo.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mateus 5,13-16)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos vossa luz. Vendo eles vossas obras, dêem glória ao Pai celeste! (Mt 5,16)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

5 13 Disse Jesus: “Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens.

14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha

15 nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa.

Leia mais:  Liturgia Diária - quinta-feira, 16/07/2020

16 Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus”.

Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Sal e luz, somos nós. Esperançosamente! Você já refletiu sobre o que significa ser sal ou luz neste mundo?

Vamos começar com esta imagem. Imagine que você prepara uma maravilhosa sopa de legumes com os melhores ingredientes. Ele ferve lentamente por horas e o caldo parece muito saboroso. Mas a única coisa que você está fora é sal e outras especiarias. Então, você apenas deixa a sopa ferver e espera o melhor. Quando estiver totalmente cozido, você experimenta um sabor e, para sua decepção, fica um pouco sem gosto. Então, você procura até encontrar o ingrediente que está faltando, o sal, e adiciona a quantidade certa. Depois de mais meia hora de fervura, você experimenta uma amostra e fica muito satisfeito. É incrível o que o sal pode fazer!

Ou imagine dar um passeio na floresta e se perder. Enquanto você procura uma saída, o sol se põe e lentamente escurece. Está nublado, então não há estrelas ou lua. Cerca de meia hora após o pôr do sol, você se encontra em completa escuridão no meio da floresta. Enquanto você se senta lá, de repente você vê a lua brilhante espreitar através das nuvens. É lua cheia e o céu nublado está clareando. De repente, a lua cheia lança tanta luz em seu caminho que você é capaz de navegar novamente pela floresta escura.

Essas duas imagens nos fornecem a importância de apenas um pouco de sal e um pouco de luz. Apenas um pouco muda tudo!

Leia mais:  Liturgia Diária - Terça-feira, 21ª Semana do Tempo Comum, 24/08/2021

Assim é conosco em nossa fé. O mundo em que vivemos é escuro de muitas maneiras. O “sabor” do amor e da misericórdia também é bastante vazio. Deus está chamando você para adicionar esse pequeno sabor e produzir essa pequena luz para que outros possam encontrar seu caminho.

Como a lua, você não é a fonte de luz. Você só reflete a luz. Deus quer brilhar através de você e quer que você reflita Sua luz. Se você estiver aberto a isso, Ele moverá as nuvens no momento certo para usá-lo da maneira que Ele escolheu. Sua responsabilidade é simplesmente estar aberto.

Reflita, hoje, sobre o quão aberto você está. Ore todos os dias para que Deus o use de acordo com Seu propósito divino. Torne-se disponível para Sua graça divina e você ficará surpreso com a forma como Ele pode usar as pequenas coisas em sua vida para fazer a diferença.

Oração do Dia

Senhor da luz, quero ser usado por Ti. Eu quero ser sal e luz. Eu quero fazer a diferença neste mundo. Eu me entrego a Ti e ao Teu serviço. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.