Liturgia Diária – 12ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (27/06/2023)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 27 de junho de 2023.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leia e acompanhe aqui as Leituras e a Liturgia Comentada do dia de hoje.

1ª Leitura

Primeira leitura: Gênesis 13, 2.5-18

Leitura do Livro do Gênesis:

2Abrão era muito rico em rebanhos, prata e ouro. 5Ló, que acompanhava Abrão, também tinha ovelhas, gado e tendas. 6A região já não bastava para os dois, pois seus rebanhos eram demasiado numerosos, para poderem morar juntos. 7Surgiram discórdias entre os pastores que cuidavam da criação de Abrão, e os pastores de Ló. Naquele tempo, os cananeus e os fereseus ainda habitavam naquela terra. 8Abrão disse a Ló: ‘Não deve haver discórdia entre nós e entre os nossos pastores, pois somos irmãos. 9Estás vendo toda esta terra diante de ti? Pois bem, peço-te, separa-te de mim. Se fores para a esquerda, eu irei para a direita; Se fores para a direita, eu irei para a esquerda’. 10Levantando os olhos, Ló viu que toda a região em torno do Jordão era por toda a parte irrigada – isso antes que o Senhor destruísse Sodoma e Gomorra -, era como um jardim do Senhor e como o Egito, até a altura de Segor. 11Ló escolheu, então, para si a região em torno do Jordão, e foi para oriente. Foi assim que os dois se separaram um do outro. 12Abrão habitou na terra de Canaã, enquanto que Ló se estabeleceu nas cidades próximas do Jordão, e armou suas tendas até Sodoma. 13Ora, os habitantes de Sodoma eram péssimos, e grandes pecadores diante do Senhor. 14E o Senhor disse a Abrão, depois que Ló se separou dele: ‘Ergue os olhos e, do lugar onde estás, olha para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente: 15toda essa terra que estás vendo, eu a darei a ti e à tua descendência para sempre. 16Tornarei tua descendência tão numerosa como o pó da terra. Se alguém puder contar os grãos do pó da terra, então poderá contar a tua descendência. 17Levanta-te e percorre este país de ponta a ponta, porque é a ti que o darei. 18Tendo desarmado suas tendas, Abrão foi morar junto ao Carvalho de Mambré, que está em Hebron, e ali construiu um altar ao Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 14 (15)

– Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?

– Senhor, quem morará em vossa casa? É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.

– Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor.

– Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7, 6.12-14

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram!

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

O medo é útil? Depende. Depende de qual forma de medo estamos falando. Primeiro, existe uma forma de medo que é contrária à fé. É um medo que nos leva à dúvida e até ao desespero. É um medo que resulta do ataque do maligno e de outros que podem pecar contra nós. Essa forma de medo não é saudável e deve ser superada por meio de uma fé que se volta para o Senhor com a máxima confiança e esperança.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Mas há também um santo temor que é muito útil e um dos sete dons do Espírito Santo. Lembre-se do provérbio que diz: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria…” (Provérbios 9:10). Em um nível mínimo, esse santo medo o torna consciente de seus pecados e das consequências desses pecados, especialmente pecados graves. E este santo temor leva-te a temer o castigo que resulta do pecado, levando-te a evitar o pecado grave. Mas a forma ideal de “temor do Senhor” pela qual devemos lutar é o “temor filial”, que é o santo temor de um filho ou filha de Deus. Esse medo é baseado em um profundo amor a Deus e o deixa tão maravilhado com a glória, bondade e majestade de Deus que você fica cheio de desejo de agradá-lo e dar-lhe grande glória com sua vida. . Assim, esse “medo” leva você a um desejo de evitar até o menor dos pecados, porque, em seu amor a Deus, você não apenas deseja evitar ofendê-lo, mas também honrá-lo o máximo possível.

A passagem bíblica acima deve nos levar, no mínimo, a um medo de não entrar no portão da “estrada que leva à vida”. É útil considerar o ensinamento de Jesus de uma maneira muito direta. Jesus diz essencialmente que é muito fácil passar pela porta que é “larga” e seguir o caminho que é “espaço” nesta vida. Em outras palavras, é excepcionalmente fácil abraçar uma vida de pecado e seguir em direção à “destruição”. Jesus diz ainda que aqueles que passam por esta porta larga e por esta estrada larga são “muitos”. Este fato deve ser a causa de nosso exame diário honesto. Se esta estrada larga é tão fácil, então devemos admitir honestamente que podemos facilmente nos encontrar caminhando por ela.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

O “portão estreito” e a estrada “estreita” são encontrados e percorridos por apenas “alguns”, segundo as palavras de Jesus. Mais uma vez, devemos tomar conhecimento disso e levá-lo a sério. Jesus não diria isso se não fosse verdade. Portanto, se o dom do temor do Senhor está vivo em sua vida, e se você realmente é um filho ou filha de Deus, então você se esforçará diariamente para ser um daqueles “poucos” que encontram este caminho estreito para a santidade. E, idealmente, você fará isso por amor a Deus e seu desejo de dar a Ele a maior glória possível.

Reflita, hoje, sobre este ensinamento desafiador de nosso Senhor. Acredite em Sua palavra e avalie sua vida à luz desse ensinamento. O que você está fazendo na vida para ter certeza de que é um daqueles poucos que começaram a passar por esta porta estreita? Seu amor por Deus o deixa tão maravilhado com a grandeza de Deus que seu desejo mais profundo é não apenas agradá-lo, mas glorificá-lo plenamente com suas ações? Esforce-se para entrar pelo portão estreito e pela estrada estreita e não volte atrás. Embora isso exija muita determinação, sacrifício e amor, o objetivo e o fim da estrada valem a pena.

Oração do Dia

Meu mais magnífico Senhor, Você e somente Você é digno de toda glória, honra e louvor. Que tudo que eu faça na vida leve à Tua glória e que eu evite tudo que prejudique meu relacionamento contigo. Eu te amo, querido Senhor. Ajude-me a amá-lo e glorificá-lo com todo o meu coração. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia teve a sua atualização mais recente, através do Concílio Vaticano II, que trouxe mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A Liturgia do Dia é única para cada dia do ano, desse modo, naquele determinado dia, todas as igrejas católicas do mundo fazem a mesma leitura. A liturgia diária é dividida pela primeira leitura (segunda leitura em algumas ocasiões), além do evangelho do dia e salmo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *